quarta-feira, 27 de maio de 2009

Universidade do Algarve com Licenciatura em Desporto no próximo ano lectivo

Entrevista com a Dra. Elsa Pereira, Directora do curso.

Conquilha -Como surgiu a ideia de criar o curso de Desporto na Universidade do Algarve?

Elsa Pereira – Fundamentalmente porque houve que adequar a oferta de formação na área do Desporto – variante desporto no turismo, às recomendações emanadas do Tratado de Bolonha, ou seja, formações iniciais de banda larga. Procurámos criar uma formação que fosse ao encontro das novas necessidades e perfis profissionais. Estas necessidades extrapolam as saídas profissionais no âmbito do sistema educativo e abrangem o sector autárquico, o do treino desportivo o do lazer e turismo e o do exercício e saúde.

C - Sabemos que a prática desportiva náutica é uma das apostas no currículo. A que se deve esta opção?

EP – Por um lado, deve-se ao facto de procurarmos alavancar o potencial natural do Algarve - o mar, e desta forma, afirmarmos distintamente a Licenciatura da UAlg no panorama nacional; por outro, a importância de responder às tendências de procura de práticas e serviços desportivos por parte da população em geral e dos turistas em particular. Acresce ainda as parcerias que temos vindo a desenvolver ao longo destes anos com várias organizações ligadas à náutica desportiva, principalmente com o Centro Náutico da Praia de Faro / Câmara Municipal de Faro, e ainda com Ginásio Clube Naval, o Clube de Surf de Faro, entre outras, que em conjunto têm contribuído para a concretização deste projecto.

C- Qual é afinal a diferença entre uma licenciatura em Desporto e uma licenciatura em Educação Física?

EP – Uma Licenciatura em Educação Física visa formar profissionais para intervir preferencialmente no sistema educativo enquanto que uma Licenciatura em desporto pretende formar técnicos superiores vocacionados para desenvolverem projectos e enquadrarem práticas desportivas em outros sectores, como o autárquico, o do treino desportivo, o do lazer e turismo e o do exercício e saúde.

C- Qual é o perfil de competências que foi definido para um Licenciado nesta área?

EP – Pretende-se que os alunos adquiram competências ao nível do enquadramento técnico-pedagógico das práticas e serviços desportivos e ao nível da gestão de projectos desportivos.

C- Que provas de acesso e pré-requisitos são necessários para ingressar no curso?

EP – Não existem pré-requisitos, e quanto às provas de acesso, há que escolher uma das três seguintes opções:

-Biologia e Geologia;

-Matemática aplicada às Ciências Sociais;

-Português.

C- Quem se quiser candidatar, onde pode procurar informação detalhada?

EP – Na página da Internet da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve ou através dos endereços electrónicos: jhcarva@ualg.pt e epereira@ualg.pt.

Mais informação:

http://www.conquilha.com/content/view/1321/47/

SO_Conq_780
Press Center

Sem comentários:

Enviar um comentário