domingo, 3 de maio de 2009

Faro vai ter um Parque Urbano

O empreendimento Porta da Amoreira, de características únicas, nasce no Vale da Amoreira, em Faro, junto a uma das mais movimentadas entradas da cidade, num terreno com mais de 56 hectares. O novo empreendimento, da autoria do Arq. Manuel Fernandes de Sá, inclui um Parque Urbano, um hotel, um centro comercial, uma área de saúde, residências assistidas e habitações.

Promovido pelo Fundo de Investimento Imobiliário Imogharb, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Faro, o empreendimento representa um investimento de 32 milhões de euros relativos à operação urbanística e de 500 milhões de euros na globalidade.

O Parque Urbano do empreendimento ocupa uma área aproximada de sete hectares e vai proporcionar à população de Faro o usufruto do maior jardim do concelho. Com uma rede de caminhos que asseguram a circulação funcional dos utentes, o Parque cria uma paisagem compartimentada em múltiplas clareiras, envolvidas e definidas por encostas densamente arborizadas que criam planos de fundo e orlas suaves e recortadas.

O projecto é assinado pelo arquitecto Sidónio Pardal, autor, entre outros, do Parque Urbano da Cidade do Porto, considerado pela Ordem dos Engenheiros como uma das "100 Obras de Engenharia Civil no Séc. XX".
O empreendimento, de características invulgares, assegura a criação de mais de 5500 postos de trabalho, estimando-se igual valor para postos de trabalho indirecto, já que vai acolher uma área de saúde, um centro comercial Dolce Vita com 70 mil metros quadrados, um hotel de quatro estrelas e residências assistidas para a terceira idade.

O local onde vai ficar implantado o empreendimento Porta da Amoreira goza de acessos directos à Via do Infante (A22) e ao Aeroporto Internacional de Faro, contribuindo para a criação de uma nova centralidade urbana e para a requalificação da entrada Norte da Capital do Algarve.

Fonte: Algarve Press

Sem comentários:

Enviar um comentário