quinta-feira, 2 de abril de 2009

Projecto vencedor da requalificação da frente de mar da Praia de Faro inclui demolição de edifícios

Demolir os edifícios implantados na duna primária, demolir segundas habitações ilegais e construir uma nova ponte para aceder à Praia de Faro são alguns pormenores do projecto para requalificar a frente de mar daquela ilha da Ria Formosa.

Em declarações aos jornalistas, o vencedor do concurso público, o arquitecto Nuno Brandão Costa, explicou que se trata de um projecto a "100 anos" para renaturalizar a Ilha de Faro, até atingir o "estado primitivo", não deixando construir nada.

"Demolições de edifícios implantados na duna primária", "demolições de segundas habitações ilegais e em toda a construção em zonas de risco e de recuperação dunar" e a "implantação de paliçadas" são algumas propostas do projecto vencedor para requalificar a Praia de Faro, lê-se no projecto de arquitectura.

A solução para os moradores da Ilha de Faro passará por reinstalá-los em pequenos pólos de baixa densidade com "construção de apenas um piso de altura e geometricamente ordenado", acrescentou o responsável pelo projecto vencedor para a requalificação da Praia de Faro.

"Retirar todo o pavimento impermeável, nomeadamente a estrada de alcatrão que existente, e deixar apenas uma linha de pavimento em calçada permeável para os peões e bicicletas circularem" é outra das propostas do projecto vencedor.

A reabilitação da ponte actual está posta de parte neste projecto pois "provocaria graves perturbações ambientais na Ria Formosa" e seria "incapaz de receber o tráfego e um eléctrico" (amigo do ambiente) previsto para a praia.

O projecto de arquitectura propõe, então, a criação de uma nova ponte ao lado da existente, construída por uma laje contínua em toda a sua extensão com pilares-estacas muito pouco espaçadas, lê-se no projecto.

Os automóveis terão de ficar todos num parque de estacionamento de cerca de dois mil lugares a construir fora da ilha.

A Ilha de Faro vai ter novas dunas nos espaços demolidos, no âmbito de um projecto orçado em 50 mil euros que venceu o concurso público de ideias para requalificar aquela zona do Algarve.

Cinco praças, novos acessos à praia, apoios de praia e cais na ria também fazem parte do rol das propostas de Nuno Brandão Costa.

Este projecto para a frente de mar da Praia de Faro, no valor que ronda os 50 mil euros, é "um esboço indicativo e não vinculativo", disse hoje o presidente da Câmara de Faro José Apolinário.

José Apolinário, referiu, contudo, que o projecto vencedor deverá "influenciar" o trabalho da equipa projectista que vai desenvolver o Plano de Pormenor para a Câmara de Faro, inserido no Polis Ria Formosa, plano estratégico de valorização e requalificação da Ria Formosa, que envolve investimento na ordem dos 87 milhões de euros.

Fonte: Barlavento Online

Sem comentários:

Enviar um comentário