terça-feira, 7 de abril de 2009

Ponte da Praia de Faro vai ser avaliada

Nos próximos três meses vai entrar em acção um estudo para clarificar se a ponte da Praia de Faro será reabilitada ou se será construída uma nova.

“Técnicos de uma empresa consultora de engenharia e ambiente farão nos próximos 90 dias uma análise técnica e de custo-benefício entre a reabilitação da actual ponte de ligação à Praia de Faro e a construção de uma nova ponte”, avança a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa em comunicado.

Os técnicos vão elaborar uma série de análises que incluem um levantamento topográfico e batimétrico, uma inspecção subaquática e ensaios para verificar a condutividade eléctrica das armaduras dos elementos de betão armado.

Será feito ainda um estudo de viabilidade preliminar de uma nova ponte, que compreende estudos geológicos, geotécnicos, hidráulicos e estruturais.

Segundo o comunicado, serão ainda analisadas as implicações ambientais relativamente à demolição da ponte existente e à construção de uma nova ponte, o enquadramento da nova ponte em matéria de ordenamento do território e de salvaguarda dos valores naturais em presença e a análise custo-benefício entre a reabilitação da actual estrutura e a construção de uma ponte nova.

De salientar que os estudos estão orçados em cerca de 110 mil euros.

Carros ficam de fora

Recorde-se que, de acordo com o Plano de Ordenamento da Orla Costeira, deixará de ser possível o trânsito de veículos automóveis particulares na Praia de Faro durante a época balnear em determinados períodos do dia, à excepção dos carros de residentes e de abastecimento.

No futuro, naqueles períodos, o acesso à Praia de Faro será feito a pé, de bicicleta ou em transporte público.

A fim de assegurar o estacionamento de veículos particulares, será construído próximo da cabeceira sul do aeroporto de Faro um parque ao ar livre, com capacidade para 1.650 veículos , junto ao qual será também instalado um terminal para transportes públicos.

Fonte: Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário