“Técnicos de uma empresa consultora de engenharia e ambiente farão nos próximos 90 dias uma análise técnica e de custo-benefício entre a reabilitação da actual ponte de ligação à Praia de Faro e a construção de uma nova ponte”, avança a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa em comunicado.
Os técnicos vão elaborar uma série de análises que incluem um levantamento topográfico e batimétrico, uma inspecção subaquática e ensaios para verificar a condutividade eléctrica das armaduras dos elementos de betão armado.
Será feito ainda um estudo de viabilidade preliminar de uma nova ponte, que compreende estudos geológicos, geotécnicos, hidráulicos e estruturais.
Segundo o comunicado, serão ainda analisadas as implicações ambientais relativamente à demolição da ponte existente e à construção de uma nova ponte, o enquadramento da nova ponte em matéria de ordenamento do território e de salvaguarda dos valores naturais em presença e a análise custo-benefício entre a reabilitação da actual estrutura e a construção de uma ponte nova.
De salientar que os estudos estão orçados em cerca de 110 mil euros.
Carros ficam de fora
Recorde-se que, de acordo com o Plano de Ordenamento da Orla Costeira, deixará de ser possível o trânsito de veículos automóveis particulares na Praia de Faro durante a época balnear em determinados períodos do dia, à excepção dos carros de residentes e de abastecimento.
No futuro, naqueles períodos, o acesso à Praia de Faro será feito a pé, de bicicleta ou em transporte público.
A fim de assegurar o estacionamento de veículos particulares, será construído próximo da cabeceira sul do aeroporto de Faro um parque ao ar livre, com capacidade para 1.650 veículos , junto ao qual será também instalado um terminal para transportes públicos.
Fonte: Observatório do Algarve
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