terça-feira, 28 de abril de 2009

Centro da Unesco abre em Junho na cidade de Faro

A Unesco aprovou a instalação do Centro de Ecohidrologia Costeira no Algarve, que deverá entrar em funcionamento em Junho deste ano. A sede vai ficar localizada em Faro.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aprovou, na segunda-feira, em Paris, a abertura de um Centro de Ecohidrologia Costeira (CEC) no Algarve, anunciou hoje o presidente do Municipio de Faro.

Em declarações à Agência Lusa, José Apolinário referiu que o primeiro Centro Unesco em Portugal deverá abrir "até final de Junho" e será um projecto essencial para a "projecção científica da Universidade do Algarve e da região algarvia".

O CEC vai ter sede institucional no Solar do Capitão-Mor, em Faro.

"É um Centro que visa apoiar a transferência de conhecimento científico e tecnológico sobre a gestão de recursos hídricos - ecohidrologia - em particular nas zonas costeiras", explicou o autarca, acrescentando que o projecto vai ser dinamizado e coordenado por Luís Chícharro, professor da Universidade do Algarve.

Há 17 Centros UNESCO no mundo e segunda-feira foi aprovado mais um em Portugal - por unanimidade dos 58 países - e ainda no Brasil e Alemanha.

Segundo o coordenador do projecto, a ideia "é melhorar o funcionamento dos sistemas aquáticos usando os processos internos dos próprios ecossistemas", acrescentando que a aposta está na prevenção e não em agir drasticamente.

Uma das aplicações possíveis é a plantação de árvores junto às zonas costeiras para protecção contra tsunamis.

"Se houver árvores plantadas perto das zonas costeiras, forma-se uma barreira natural que pode minimizar o impacto da onda e atenuar uma possível catástrofe", exemplificou o professor.

Outras aplicações que usam os mecanismos naturais do próprio ecossistema para solucionar problemas hídricos podem ser a utilização de bivalves para filtrar a poluição ou de plantas para reter excesso de nutrientes.

Fonte: Observatório Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário