quinta-feira, 9 de abril de 2009

Câmara de Faro remove veículos abandonados na via pública

A Câmara de Faro removeu, só na última semana, 12 veículos da via pública e anunciou ter já concluídos os processos administrativos para a recolha de mais 70 viaturas.

No último ano, segundo dados avançados hoje pela autarquia farense, foram rebocadas 180 viaturas, das quais 70 já foram desmanteladas.

Esta acção do Município de Faro resulta da adopção de um procedimento para recolha e encaminhamento de veículos em situação de abandono, de acordo com o que foi estabelecido pela Associação Nacional de Municípios.

Com este novo procedimento, considera-se veículo em situação de abandono todo o veículo estacionado há mais de 30 dias ininterruptos, em local da via pública, estacionado por tempo superior a 48 horas, quando apresentar sinais exteriores evidentes de abandono, de inutilização ou de impossibilidade de se deslocar com segurança pelos seus próprios meios ou sem chapa de matricula ou com chapa que não permita a correcta leitura da matrícula.

Todo o veículo que seja identificado como abandonado será removido notificando-se o proprietário para a residência do respectivo registo, para levantar o veículo no prazo de 45 dias.

Se não for possível proceder à notificação pessoal por se desconhecer a residência ou a identidade do titular do documento de identificação do veículo, a notificação será afixada junto da última residência conhecida ou na Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Faro, em estreita colaboração com a Polícia de Segurança Pública, anuncia que está a efectuar o levantamento dos veículos em abandono na via pública, sendo que, com a adopção deste novo método, a remoção destas viaturas será agora mais célere.

As viaturas identificadas como abandonadas na via pública serão identificadas pela PSP com um autocolante, marcando o início do processo que poderá levar à sua remoção.

«Para ajudar a cidade e o município, os proprietários devem entregar o seu veículo em fim de vida nas unidades de descontaminação, sem quaisquer custos para os proprietários, evitando desta forma que a viatura seja rebocada pelo município de Faro, com os consequentes elevados custos contra-ordenacionais aplicáveis», conclui a Câmara de Faro em comunicado.

Fonte: Barlavento Online

1 comentário:

  1. estao "lixados", se esperam 45 dias para o levantamento da viatura. Porque não utilizar os 30 dias previstos na lei?

    ResponderEliminar