
Programa:
-01 Maio
Festa dos Maios
Feira do Espaço Rural
Animação musical com Tunas Académicas e grupos de música tradicional
02 Maio
Festa da Pinha
Saída do cortejo para Ludo- 10:00
Chegada do cortejo a Estoi- 22:00
Foto: Cartaz de 2008
Ossónoba; Sta Maria de Ossónoba; Sta Maria do Ocidente; Sta Maria Ibn Harun; Sta Maria de Faaron; Farão; Faro
Em declarações à Agência Lusa, José Apolinário referiu que o primeiro Centro Unesco em Portugal deverá abrir "até final de Junho" e será um projecto essencial para a "projecção científica da Universidade do Algarve e da região algarvia".
O CEC vai ter sede institucional no Solar do Capitão-Mor, em Faro.Há 17 Centros UNESCO no mundo e segunda-feira foi aprovado mais um em Portugal - por unanimidade dos 58 países - e ainda no Brasil e Alemanha.
Segundo o coordenador do projecto, a ideia "é melhorar o funcionamento dos sistemas aquáticos usando os processos internos dos próprios ecossistemas", acrescentando que a aposta está na prevenção e não em agir drasticamente.
Uma das aplicações possíveis é a plantação de árvores junto às zonas costeiras para protecção contra tsunamis.
"Se houver árvores plantadas perto das zonas costeiras, forma-se uma barreira natural que pode minimizar o impacto da onda e atenuar uma possível catástrofe", exemplificou o professor.
Outras aplicações que usam os mecanismos naturais do próprio ecossistema para solucionar problemas hídricos podem ser a utilização de bivalves para filtrar a poluição ou de plantas para reter excesso de nutrientes.
Fonte: Observatório Algarve
A Câmara Municipal de Faro transferiu cerca de 45 mil euros paras as Juntas de Freguesia do Concelho no âmbito do Protocolo de Conservação dos Edifícios Escolares para o presente ano lectivo.
O Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC), em parceria com a Fundação Pedro Ruivo (FPR), irá concretizar uma série de iniciativas com o objectivo de comemorar o Dia Mundial da Dança, que se estenderão por 3 dias, de 27 a 29 de Abril.
No âmbito das comemorações, o CRMAC e a FPR, assinalam a data com a realização de várias iniciativas, certame designado «Dança com Todos», ao longo dos referidos 3 dias, em que se pretende chamar a atenção para a importância da dança em todos os sistemas de educação e em local próprio, bem como sensibilizar jovens e público em geral.
Com a presença de vários professores do CRAMC, decorrerão nestes dias ateliers de dança criativa, de dança contemporânea, aulas abertas, apresentações públicas do curso de intérprete de dança contemporânea, exposições e projecções audiovisuais.
Neste certame, também estarão em foco as colaborações de várias instituições de solidariedade social algarvias com o CRAMC e a FPR, como será o caso da Núcleo de Educação da Criança Inadaptada (NECI), de Lagos, a Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), de Faro, a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), Núcleo de Faro e o Grupo de Cantares Florzinhas, oriundo do Centro Social e Comunitário de Vale Silves.
Programa:
2.ª Feira - 27 de Abril de 2009
10.15 horas - Aula Aberta – Estúdios de Dança (Alunos do Curso Profissional de Interprete de Dança Contemporânea do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina – CRAMC –)
Público: 1 turma do 9º ano (Escola EB 2/3 Dr. Joaquim Magalhães)
Exposição c/ projecções audiovisuais
Ateliers de Dança – Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
10.00 – 10.50 h Prof.ª Ana Guerreiro
10.00 – 10.50 h Prof.ª Maria João Peres
11.00 – 11.50 h Prof.ª Ana Guerreiro 11.00 – 11.50 h
Prof.ª Maria João Peres
14.00 horas - Ensaio de Palco – Auditório Pedro Ruivo (Alunos do Curso Profissional de Interprete de Dança Contemporânea do CRAMC)
Público: Escolas do 2º e 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
3.ª Feira - 28 de Abril de 2009
Ateliers de Dança – Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
10.00 – 10.50 h Prof.ª Ana Guerreiro
10.00 – 10.50 h Prof.ª Maria João Peres
11.00 – 11.50 h Prof.ª Ana Guerreiro
11.00 – 11.50 h Prof.ª Maria João Peres
4.ª Feira - 29 de Abril de 2009 – Dia Mundial da Dança
11.00 horas – Espectáculo de Dança (Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea do CRAMC + Núcleo de Educação da Criança Inadaptada + Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais + Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral - Faro + Grupo de Cantares "Florzinhas" - Centro Social e Comunitário de Vale Silves)
Público: Alunos da Universidade do Algarve, utentes das instituições participantes e público em geral
Ateliers de Dança Criativa – Seniores
14.30 – 15.30 h Prof.ª Ana Guerreiro
14.30 – 15.30 h Prof.º Pedro Curado
20.30 horas – Espectáculo Comemorativo do Dia Mundial da Dança (Alunos de Hip Hop do CRAMC + Alunos de Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea do CRAMC + Danças Latinas + Alunas Nível V e VI do CRAMC)
Fonte: Função Pedro Ruivo
O ciclo, composto por 14 actuações com diversas formações de músicos da Associação Filarmónica de Faro (AFF), prevê os seguintes espectáculos:
26 Abril- Los Caribeños (Cubana)A Câmara Municipal de Faro organiza o evento, em parceria com a Associação Filarmónica de Faro, numa aposta que passa pela promoção e divulgação do património cultural e da imagem do concelho, através da articulação com os diversos agentes culturais.
Domingo, pelas 11h00, o primeiro-ministro José Sócrates estará no Teatro Municipal de Faro, na assinatura do contrato da concessão Algarve Litoral, que prevê a requalificação da EN-125, de forma a melhorar a mobilidade na região e a segurança rodoviária na via, que liga o Algarve de Sagres a Vila Real de Santo António.
Igualmente presente estará o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos.
Segundo o Ministério chefiado por Mário Lino, a Algarve Litoral prevê intervir numa extensão total de 273 quilómetros e representa um investimento de 150 milhões de euros, que irá servir 14 dos 16 concelhos algarvios e mais de 400 mil pessoas.
A Algarve Litoral é primeira concessão rodoviária de uma estrada nacional.
Fonte: Observatório do Algarve
Nas comemorações do 35.º Aniversário da Revolução de Abril, o Município de Faro decidiu homenagear o Poder Local Farense convidando todos os autarcas eleitos desde 1974 para uma Homenagem a realizar no dia 25 de Abril pelas 09h15 numa Sessão Solene nos Paços do Concelho. O programa é variado e abrange todas as freguesias indo o destaque para o espectáculo do dia 24 de Abril com Luís Galrito e Os Corvos, na Praça da Pontinha. No dia 25 de Abril destacam-se as comemorações oficiais e o espectáculo no Teatro Municipal com a fadista Mafalda Arnauth.
Destaques do programa:
Dia 24 de Abril – 22h00 – Espectáculo com Luís Galrito e Os Corvos // Praça da Pontinha- 24h00 - Fogo de Artifício no Largo de São Francisco
Dia 25 de Abril – 09h00 – Sessão Solene Comemorativa do 35.º Aniversário do 25 de Abril com Homenagem ao Poder Local Farense
- 12h00 – Descerramento de uma Lápide de Homenagem a José Afonso, na Escola Tomás Cabreira.- 15h00 – Descerramento de Placa Toponímica de Homenagem ao Prof. Amílcar Quaresma – Estoi.
- 21h30 – Mafalda Arnauth – Flor de Fado – Teatro das Figuras.Decorreu este fim de semana na Praia de Faro o III Downwind e Big Air Cidade de Faro em kitesurf. Muita gente, vento e boa disposição foram as tónicas destes dois dias de kitesurf no Algarve.
Havia a certeza de que o número de participantes no Downwind seria de 60 uma vez que as inscrições tinham ficado completas com semana e meia de avanço. No segundo dia, o desgaste físico de sábado e a componente técnica da regata race fez com que alinhassem 26 velejadores nas duas mangas realizadas.
Logo pela manhã de sábado, o Centro Náutico da Praia de Faro começou a fervilhar com o movimento do público, atletas e responsáveis pela iniciativa. Após a validação das inscrições e da cerimónia de recepção aos participantes, todos colocaram o equipamento no transporte fornecido pela organização para ser enviado para a linha de partida situada em Quarteira.
O céu nublado e o vento fraco verificado ao início do dia deixava algumas dúvidas sobre as condições atmosféricas para a tarde. Com o mar a apresentar ondas inferiores a um metro e vento fraco do quadrante Oeste, havia dúvidas sobre se as condições estariam reunidas para navegar.
Contudo, a previsão de vento a subir de intensidade veio a confirmar-se e após as 15:00 tornou-se até superior ao esperado culminando num final de tarde com 16 kn de SSW, a força e direcção ideal para a realização do Downwind. O trajecto realizado foi de 6 milhas.
O primeiro da frota a chegar à Praia de Faro proveniente de Quarteira foi um elemento da organização. Ricardo Filipe foi um dos que assegurou a liderança do grupo no trajecto ao longo da costa. “As condições melhoraram bastante ao longo da tarde. Foi óptimo. A malta divertiu-se muito.”- declarou à chegada.
“Correu tudo pelo melhor. Tivemos sorte com o tempo e foi um trajecto espectacular.” - declarou Luís Carlos, um dos pioneiros desta modalidade em Portugal.
Gonçalo Gomes, campeão nacional de kitesurf em título, deslocou-se ao Algarve para estar presente neste evento. “Não estava à espera de ver tantas pessoas à chegada. Contra as previsões, acabou por estar muito vento. Foi muito divertido integrar um grupo tão alargado de praticantes a desfrutar destas condições.”
A organização implementou um elaborado plano de segurança fortemente elogiado pelos participantes. No mar estiveram 8 elementos na organização experientes na prática desta modalidade a navegar junto com a frota de participantes, 4 motas de água e um semirígido de 7m em contacto rádio com terra. Ao longo do percurso esteve sempre uma moto 4 de prevenção para apoio junto à linha de água.
O final do primeiro dia foi marcado por uma passagem de modelos promovida pela South Store onde foram apresentadas peças da colecção de Verão de surf e beach wear.
Pela noite dentro houve ainda festa no Havana Club na Praia de Faro com música ao vivo e confraternização. Oportunidade para praticantes de vários pontos do país discutirem informalmente aspectos relativos à actualidade do kitesurf e aos desafios desta jovem modalidade.
O dia de domingo apresentou óptimas condições para a praia com o vento a começar a soprar a meio da tarde conforme previsto pela comissão de regata. Às 16:00 realizou-se o skippers’ meeting para divulgação do traçado, procedimento de largada e outros detalhes junto dos atletas.
A primeira largada foi dada pelas 16:45 com um percurso que incluía uma bolina e dois largos em que a bolina se apresentava com a principal dificuldade técnica do percurso. Acabou por ser aí que foi feita a diferença entre o nível competitivo entre os presentes na partida.
Foram realizadas duas mangas totalmente dominadas pelo atleta de Coimbra Gonçalo Gomes que deixou a concorrência bem para trás. Nos segundo e terceiro lugares da geral viriam a ficar respectivamente João Luís Soares e o espanhol Augusto Garcia, ambos com um ritmo muito competitivo.
Classificação Geral Race
1º Gonçalo Gomes
2º João Soares
3º Augusto Garcia
A jovem Inês Correia viu a sua forma de viver este desporto e a relação com os que estão à sua volta premiada com o prémio “fair play”. Um exemplo de boa disposição e boa camaradagem que se pretende contagiante especialmente na prática desportiva.
O professor André Ferin, responsável pela Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Faro teve ocasião de intervir na cerimónia de entrega de prémios congratulando-se pelo alto nível de participação neste evento. De acordo com as suas palavras, “este evento insere-se na estratégia de divulgação e promoção das actividades náuticas para o conselho de Faro. O Centro Náutico mostrou que é um pólo de referência na prática desportiva na nossa cidade pelo nível de participação atingido e pelo convívio proporcionado ao longo do evento.” Ficou ainda a promessa de dar continuidade a esta iniciativa em 2010.
Paulo Gomes, responsável pela competição da APKite – Associação Portuguesa de Kite – agradeceu a oportunidade de poder vir ao Algarve a um evento com estas características uma vez que o convívio e a promoção da modalidade junto do grande público foram as tónicas.
Estiveram presentes praticantes de todo o país: Lisboa, Sintra, Santa Cruz, Coimbra, Évora, Faro, Olhão, Tavira, Loulé, Albufeira, V. Real S. António, S. Brás e até brasileiros e espanhóis. Os mais representativos praticantes locais marcaram presença.
Uma palavra para o speaker que acompanhou todas as actividades realizadas ao longo dos dois dias. Paulo “Carica” Rodrigues foi um verdadeiro one man show animando os presentes a cada minuto.
Créditos fotográficos:
Rui Puga/Conquilha
Marco Domingos/Conquilha
Press Center
PROGRAMA:
Sábado, dia 18, dia anterior ao das celebrações do 'Dia Nacional do Motociclista', o Moto Clube de Faro está a preparar uma recepção a todos os Motociclistas que já nesse dia estejam em Faro; assim, pelas 21h30mn parte do centro de Faro, do Largo da Marina, uma caravana de motos com tochas que irão depositar uma coroa de flores, em homenagem a todos aqueles motociclistas que já não andam na estrada, junto do monumento aos motociclistas situado á entrada de Faro.
A partir das 22h também no Largo da Marina terá início um programa de alguma música ao vivo.
Durante todo o fim-de-semana, a Câmara Municipal de Faro vai ter aberto aos motociclistas o Museu Municipal de Faro, onde os interessados podem descobrir o rico passado histórico desta cidade.
Domingo dia 19 ás 15 horas parte da Igreja de S. Pedro, no centro de Faro, uma procissão de andores com o nosso Padroeiro S. Rafael uma vez mais a ser transportado por motociclistas que, para tal, se disponibilizem junto da organização na ocasião. Dessa procissão fazem parte também as bandeiras e estandartes dos moto clubes e grupos motards que se apresentem no local. A procissão vai percorrer o centro de Faro até ao Largo de S. Francisco.
A charanga a cavalo da GNR vai uma vez mais abrilhantar a procissão assim como todas as cerimónias contribuindo assim para a sua solenidade.
-A missa solene das celebrações vai decorrer no Largo de S. Francisco a partir das 15h30mn; as cerimónias encerram cerca das 17 horas.
Realiza-se este fim de semana na Praia de Faro o III Downwind e Big Air Cidade de Faro em kitesurf. Este ano o número de inscritos será o maior de sempre confirmando o interesse que esta zona do Algarve tem suscitado entre os praticantes da modalidade.
Sem surpresa, o número máximo de 60 inscrições foi já atingido o que prova que ninguém quer ficar de fora deste evento. Todas as inscrições entretanto recebidas ficarão em lista de espera.
Está já confirmada a presença do jovem de Coimbra Gonçalo Gomes detentor dos títulos nacionais de Freestyle e Race. Na lista de inscritos constam praticantes de todo o país: Lisboa, Sintra, Santa Cruz, Torres Vedras, Coimbra, Évora, Faro, Olhão, Tavira, Loulé, Albufeira, V. Real S. António, S. Brás e até do Brasil.
No sábado, o programa inclui a realização de um Downwind que ligará Quarteira à Praia de Faro num percurso realizado junto à linha de costa. Uma vez que não é importante quem chega primeiro, todos os participantes se deslocarão juntos pelo percurso o que proporcionará um espectáculo único a quem se deslocar à praia para ver o evento.
Para o segundo dia está programado um Big Air ou uma Regata com cariz competitivo. A Associação Portuguesa de Kite assegurará o figurino de uma ou outra opção de acordo com as condições atmosféricas que se vierem a fazer sentir.
Tendo como referência a zona da Barrinha para a prática desta modalidade, a Praia de Faro tem assistido a um contínuo aumento do número de praticantes desta modalidade que se deslocam de vários pontos do país e da Andaluzia à procura das boas condições de mar e de segurança existentes neste local.
A Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro é o motor desta iniciativa que começou em 2007 e vai já na terceira edição. Aproveitando o know-how dos técnicos do Centro Náutico da Praia de Faro este deverá ser um exemplo de como uma edilidade pode proporcionar competições de desportos radicais à população.
Programa
Sábado - 18/04/09 - Downwind
09h30 – Validação das inscrições – Centro Náutico da Praia de Faro.
10h30 – Briefing.
11h15 – Partida da Praia de Faro de autocarro.
12h00 – Chegada à Praia do Forte Novo em Quarteira.
14h00 às 16h00 – Início do Downwind (de acordo com condições atmosféricas).
17h00 – Chegada à Praia de Faro e concentração de participantes no Downwind.
22h00 – Festa no Bar Havana Club com música ao vivo.
Domingo - 19/04/09 – Big Air ou Regata
10h00 – Apresentação dos participantes no Centro Náutico na Praia de Faro.
11h00 – Briefing.
12h00 – Início do Big Air ou Regata (de acordo com condições atmosféricas) em frente ao Centro Náutico da Praia de Faro na costa.
17h00 – Entrega de prémios e churrasco no Centro Náutico da Praia de Faro.
Toda a documentação incluindo ficha de inscrição, regras e outros, poderá ser consultada na zona de downloads do evento em:
http://www.conquilha.com/
Notícias sobre o evento em:
Pequenos detalhes informativos de última hora poderão ser publicados em:
http://twitter.com/conquilha
Macário Correia afirmou que "Faro recebe os seus visitantes, essencialmente por quatro portas (Patacão, Rio Seco, Chelote e Penha)" e essas "entradas revelam anos de abandono, de desleixo, de ausência de planificação e de determinação".
"A primeira tem alguns arranjos positivos, ainda que incompletos e carentes de uma qualidade mais cuidada. As outras três são muito pobres e com um aspecto confrangedor para quem recebe milhares de pessoas por dia e dá assim sinais de pouca consideração por elas", afirmou o candidato social-democrata.
O ainda presidente da câmara de Tavira garante que "é possível fazer melhor e até gastar pouco dinheiro público" e defende que "a solução passa por lançar rapidamente concursos de ideias, com vista à requalificação global das entradas".
"No seguimento das próximas eleições autárquicas, este processo será prioritário", prometeu Macário Correia, para quem "a execução das obras preconizadas nesses projectos podem, em boa parte, ser apoiadas em donativos privados de empresas que gostem de se associar a imagens agradáveis e positivas".
O candidato social-democrata, que vai concorrer contra o actual presidente, o socialista José Apolinário, pretende assim "a remoção da excessiva quantidade de painéis", a "limpeza de muros", a "criação de espaços verdes ordenados", de "bermas cuidadas" e a criação de uma "nova solução para a fluidez viária de Vale de Amoreira/Nacional 2".
A "Retirada de construções abarracadas" ou a "requalificação de sinalética informativa e direccional" são outros dos objectivos da requalificação dos acessos a Faro preconizada por Macário Correia.
"O dinheiro público não abunda, mas as cedências e compensações urbanísticas dos loteamentos confinantes, que deste modo saem valorizados, e os donativos atrás referidos são grande parte da solução", concluiu.
Fonte: Lusa/Sol
A magistral AIDA composta e estreada em 1871, é indubitavelmente uma das mais extraordinárias criações de Verdi e continua a ser um exemplo da “grande ópera” sendo até hoje uma das mais apelativas para o grande público. Além da sua grandiosidade cénica , nunca os elementos de cerimonial e teatralidade e a tragédia individual foram tão sábia e ricamente combinados numa obra musical.
É a história do cativeiro de uma princesa Etíope - Aida, e do seu amor retribuído pelo general guerreiro egípcio Radamés. Tudo se passa no tempo dos Faraós cheio de pompa e grande espectáculo com cenas no Palácio Real,nas margens do Nilo, e finalmente no Túmulo onde os dois se encontram para morrer juntos ,num ambiente de guerra e intriga política.
Fonte: Coliseu dos Recreios
A Câmara de Faro removeu, só na última semana, 12 veículos da via pública e anunciou ter já concluídos os processos administrativos para a recolha de mais 70 viaturas.
Os técnicos vão elaborar uma série de análises que incluem um levantamento topográfico e batimétrico, uma inspecção subaquática e ensaios para verificar a condutividade eléctrica das armaduras dos elementos de betão armado.
Será feito ainda um estudo de viabilidade preliminar de uma nova ponte, que compreende estudos geológicos, geotécnicos, hidráulicos e estruturais.
Segundo o comunicado, serão ainda analisadas as implicações ambientais relativamente à demolição da ponte existente e à construção de uma nova ponte, o enquadramento da nova ponte em matéria de ordenamento do território e de salvaguarda dos valores naturais em presença e a análise custo-benefício entre a reabilitação da actual estrutura e a construção de uma ponte nova.
De salientar que os estudos estão orçados em cerca de 110 mil euros.
Carros ficam de fora
Recorde-se que, de acordo com o Plano de Ordenamento da Orla Costeira, deixará de ser possível o trânsito de veículos automóveis particulares na Praia de Faro durante a época balnear em determinados períodos do dia, à excepção dos carros de residentes e de abastecimento.
No futuro, naqueles períodos, o acesso à Praia de Faro será feito a pé, de bicicleta ou em transporte público.
A fim de assegurar o estacionamento de veículos particulares, será construído próximo da cabeceira sul do aeroporto de Faro um parque ao ar livre, com capacidade para 1.650 veículos , junto ao qual será também instalado um terminal para transportes públicos.
Fonte: Observatório do Algarve