quarta-feira, 22 de outubro de 2008

"Quanto vale a Ria Formosa? "


A próxima edição do Café Oceano, realizada esta quinta-feira, 23 de Outubro, cujo tema central será a forma como se avalia o valor económico de um sistema ambiental/natural como a Ria Formosa, vai ter como orador principal António Matias da Faculdade de Economia (FE) da Universidade do Algarve.

O ecossistema Ria Formosa é um activo ambiental que fornece determinados bens e serviços à comunidade, que podem ser valorizados do ponto de vista económico. Se há alguns bens e serviços que são transaccionados no mercado (como o peixe ou os moluscos, por exemplo), há outros que não são e que não têm preço.

A Ria Formosa, enquanto activo ambiental, desempenha três funções económicas principais: fornece recursos ao sistema produtivo, assimila resíduos provenientes de diversas actividades e constitui uma fonte directa de utilidade (o prazer que proporciona, por exemplo, a observação de um bonito pôr-do-sol).

“O que tentamos perceber é quanto é que as pessoas estão dispostas a pagar para ter todos estes benefícios, desde aqueles aos quais é possível atribuir um preço directo, mas também aos que têm um valor mais difícil de medir em termos económicos”, conclui António Matias.

Recorde-se, o Café Oceano é uma ideia dos alunos de Oceanografia da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (FCMA) e de Cristina Veiga Pires, também docente naquela faculdade, que debate assuntos relacionados com o oceano, uma vez por mês num café/bar de Faro.

O debate terá lugar na próxima quinta-feira, no Pátio de Letras, na Rua Dr. Cândido Guerreiro, n.º 26-30, entre as 18:30 e as 20:30 horas.

Fonte: Região Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário