segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Doca de Recreio Exterior de Faro já tem financiamento

A Câmara de Faro assinou um acordo com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) que lhe permitirá renovar parte da frente de Ria da cidade e participar mais na gestão desta área. O projecto mais emblemático é a de uma Doca de Recreio, exterior à actualmente existente.

O investimento de quatro milhões de euros necessários para construir a infra-estrutura foi entretanto assegurado pelo Governo.

No PIDDAC do Orçamento de Estado para 2009, há uma rubrica de dois milhões de euros para construção da doca de recreio e o presidente da autarquia farense José Apolinário garantiu ao «barlavento» que verba igual será destinada ao mesmo fim, em 2010.

O autarca conta ter a doca exterior a funcionar e a sua envolvente totalmente recuperada «no Verão de 2010». A construção desta infra-estrutura não impedirá a construção de uma marina internacional, o projecto em que deverá assentar a renovação de toda a zona ribeirinha do Bom João, junto ao cais comercial, garantiu Apolinário.

erá lançado ainda este mês o concurso para a execução do projecto. O concurso para execução da obra só deverá ser lançado já em 2009 e o projecto ainda terá de ser alvo de uma Avaliação de Impacte Ambiental.

Associada ao projecto da infra-estrutura portuária haverá uma forte componente comercial. Entre a linha e a doca será construído um aterro e, posteriormente, uma área pedonal e de lazer, que permitirá a fruição daquela zona pela população.

Ao mesmo tempo, será criada uma passagem inferior à linha-férrea, «pedonal e ciclável», para permitir um acesso seguro à zona.

O protocolo assinado refere-se à zona entre a estação de caminho-de-ferro e o Cais da Porta Nova. Além da nova doca exterior, o contrato contempla ainda a melhoria da já existente e a regeneração urbana da zona envolvente.

Entretanto, foi já reabilitado o ancoradouro do cais da Porta Nova e recuperada a zona de atracagem para os mariscadores e viveiristas, dentro da doca interior. Ainda por definir, está o futuro da zona terrestre nas traseiras do Hotel EVA.

A ideia original era construir aqui um silo automóvel, para estacionamento, mas isso depende ainda das propostas que surgirem no concurso de ideias que foi lançado pelo IPTM e pela Câmara de Faro.

osé Apolinário levantou o véu quanto ao futuro da já referida zona do Bom João, garantindo que este será um projecto de grandes dimensões, «que se paga a si próprio».

Uma vez que ainda decorre o estudo para aquela zona, que está a ser feito pela empresa Parque Expo, o autarca não quis dar muitos pormenores, mas admitiu que o projecto poderá ser de «mais de 700 milhões de euros».

Fonte: Barlavento Online

Sem comentários:

Enviar um comentário