quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Bioblitz Portugal 2008

retroceder à homepage

Entre as 15h00 de dia 17 de Outubro e as 15h00 do dia seguinte, 18 de Outubro, uma dezena de especialistas, auxiliados por mais de 150 voluntários e participantes, vão proceder à inventariação-relâmpago de seres vivos animais e vegetais nos 20 hectares do Campus de Gambelas da UAlg, em Faro. É o Bioblitz Portugal 2008, evento que acontece pela primeira vez em território nacional. No total, entre a inventariação das espécies e as actividades paralelas que vão decorrer ao abrigo do evento - palestras e oficinas abertas ao público em geral -, são esperados mais de 500 participantes.

A Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (Sciaena), juntamente com a Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (FCMA) da UAlg, são as entidades responsáveis pela organização do evento Bioblitz Portugal 2008, em parceria com o Centro Ciência Viva de Tavira (CCVTavira) e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Em simultâneo com a inventariação dos seres vivos do Campus de Gambelas estarão a decorrer muitas outras actividades, nas quais os visitantes podem participar gratuitamente. Por exemplo, estão programadas várias oficinas de campo, no contexto das quais se poderá aprender mais sobre plantas aromáticas e medicinais, identificar fungos florestais comestíveis ou verificar se existem gambuzinos em Gambelas.

Vão ainda decorrer saídas de campo para fazer observação de estrelas, mas também para aprender a fazer desenho de campo ou conhecer insectos sociais, eco-códigos e algumas árvores que vivem no Campus.

Os visitantes do Bioblitz terão ainda ao seu dispor diversas palestras sobre mamíferos, fungos, musgos e líquenes, ou poderão assistir a sessões de cinema ambiental, no âmbito do 14.º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente, Cine Eco, que decorre de 18 a 25 de Outubro em Seia, e inclui extensões a várias regiões do país, entre as quais o Algarve durante o Bioblitz, no anfiteatro da Faculdade de Engenharia dos Recursos Naturais, FERN, da UAlg.

Durante o Bioblitz vai ter lugar um concurso de fotografia digital, o Fotoblitz, organizado em conjunto pela Sciaena e pela National Geographic Portugal. Os destinatários desta actividade, cuja participação é gratuita mediante inscrição prévia, são fotógrafos amadores de todas as idades distribuídos por dois escalões, maiores e menores de 16 anos.

Cada participante fará a cobertura fotográfica do Bioblitz Portugal 2008, apresentando a concurso oito imagens digitais: seis fotografias alusivas a grupos de identificação de organismos, uma sobre as actividades paralelas (palestras, oficinas e saídas de campo) e uma oitava foto de tema livre.

Os três vencedores em cada um dos dois escalões receberão assinaturas anuais e semestrais da revista, sendo que as melhores imagens serão publicadas na edição de Dezembro da National Geographic Portugal, que apoia assim activamente este evento, não apenas através da cobertura noticiosa (edição de Outubro) e da organização do Fotoblitz com publicação das melhores imagens na edição de Dezembro, mas também assegurando uma palestra sobre os desafios da divulgação científica, no dia 17 de Outubro às 13h30, no Campus de Gambelas.

Na noite de 18 de Outubro terá lugar a festa de encerramento do Bioblitz, no restaurante Suigeneris, situado na praia de Faro, cujo objectivo será brindar à descoberta da biodiversidade. Haverá muita música garantida pelos Combo de Segunda e pela DJ Mónica Mendes da Ant3na. Nesta festa serão também apresentados os resultados do Fotoblitz, maratona de fotografia digital do Bioblitz, com exposição das melhores imagens.

Mais informações: UAlg

Sem comentários:

Enviar um comentário