quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

XXVIII Festival de Charolas na Conceição de Faro

A Casa do Provo da Conceição de Faro vai realizar no primeiro dia do novo ano de 2010, a partir das 17:00 horas, o seu XXVIII Festival de Charolas com a participação do Grupo Desportivo dos Machados, Charola Ossónoba Estoi, Charola do Grupo Etnográfico de Quelfes, Charola da Banda musical de Tavira, Charola da Juventude Bordeirense e Charola da Casa do Povo da Conceição.

É de salientar que a Casa do Povo da Conceição de Faro foi criada por Alvará de 21 de Dezembro de 1958, tendo completado 50 anos de existência em 2008 e sido por isso agraciada com a Medalha de Mérito - Grau Ouro, pelo Município de Faro, em 7 de Setembro de 2008.

No que concerne às Janeiras ou Charolas (nome utilizado no sotavento algarvio), é de recordar que remontam a tempos longínquos, e em muitas aldeias portuguesas, tal como no interior algarvio, mantém-se viva esta tradição que vai passando de geração em geração.

Esta é uma forma antiga de comemorar o Ano Novo e o Dia de Reis, assim, as populações formam-se em grupos, que chegam a ter dezenas de elementos, cantam e animam as suas localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central, desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes.

Por muitas vezes, são convidados a entrar nas casas, onde são oferecidos petiscos, filhós, chouriço assado, vinho tinto, etc..

Nos grupos de Janeireiros toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola. Muitos destes grupos no Algarve contam já com várias décadas de existência e contribuem para manter aceso um dos costumes mais antigos da região, que é vivido de uma forma especial, especialmente nas zonas do interior e da Serra.

Fonte: Região Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário