quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Apolinário acusa Macário de querer «atrasar» obra da Variante Norte a Faro

O ex-presidente da Câmara Municipal de Faro José Apolinário afirma tudo ter feito, durante o mandato que exerceu entre 2005 e 2009, «para vencer os obstáculos da Variante Norte» da cidade e condena aquilo que apelidou de «uma linha de ataque e bota abaixo repetida pelo actual executivo» social-democrata.

Num forte tom crítico, Apolinário acusa o executivo liderado por Macário Correia de «incentivar e até a defender uma alteração do traçado de entrada nascente na cidade, adiando a construção deste troço da variante, para, politicamente, vir depois dizer que o projecto não estava pronto, que a obra não podia avançar e que se faltou à verdade aos farenses».

Para o agora vereador da oposição, «a actual maioria na Câmara de Faro quer atrasar a obra da Variante para apresentar como sua uma obra que foi totalmente preparada no anterior mandato e só não é já visível no terreno devido a todo o processo que entretanto surgiu com o Tribunal de Contas».

Em nota enviada às redacções, Apolinário descreve mesmo todos os passos dados pelo anterior executivo no sentido de avançar com a obra, garantindo ter sido, à data, a Câmara socialista «a pagar o projecto», ter trabalhado para a avaliação ambiental e «desenvolvido contactos para que a obra entrasse na requalificação da EN 125».

Na mesma linha, José Apolinário diz que a Câmara aprovou por «unanimidade» a cedência de uma faixa de terreno, propriedade do município, entre o skate park e a pista de atletismo, como «consta do protocolo assinado entre o município e o consórcio da obra liderado pela Edifer».

Por estas razões, o ex-autarca socialista diz que «nos termos da concessão, é da responsabilidade do consórcio EDIFER/Tecnovia a efectivação das expropriações», alegando ter sido esta entidade que se atrasou na elaboração do projecto de expropriações».

Para Apolinário, o que agora esta é em causa «não é o projecto de execução, que já existia, nem a avaliação ambiental já aprovada», reiterando que todas as acusações pessoas que lhe têm sido dirigidas «não têm qualquer fundamento».

Fonte: Barlavento Online

Sem comentários:

Enviar um comentário