terça-feira, 6 de outubro de 2009

Grupos privados de saúde apostam forte em Faro

Um novo hospital privado abrirá em Faro nas próximas semanas. Dentro de três anos, deverá abrir outra nova unidade de saúde privada na capital algarvia.

Faro vai ter, a médio prazo, três hospitais privados, dois dos quais construídos de raiz.

Numa altura em que falta menos de um mês para a abertura do Hospital Particular das Gambelas, perto do campus da Universidade do Algarve, já é certo o avanço de uma outra unidade de saúde de iniciativa exclusivamente privada, na Lejana de Baixo, na entrada poente de Faro.

Talvez devido ao volume dos investimentos, os dois grupos económicos responsáveis pela iniciativa estão a gerir cuidadosamente a questão da comunicação.

Além disso, a conquista do mercado dependerá muito da imagem que cada um dos investidores conseguir passar para o público.

No caso do grupo Hospital Particular do Algarve (Hpalg), responsável pelo hospital situado nas Gambelas, a posição do presidente do grupo João Bacalhau é cautelosa.

Embora admita ao nosso jornal que a abertura da unidade de saúde vai ter lugar neste mês de Outubro, preferiu não adiantar outros pormenores.

Ainda assim, são já há muito conhecidas algumas das características desta unidade, bem como o investimento realizado pelo Hpalg.

Cerca de cem camas, algumas em quartos privados e em suite, perto de 12 mil metros quadrados de área total e especialidades que vão desde a clínica geral a cirurgia estética e cirurgia vascular, são alguns dos trunfos deste novo hospital. Tudo isto motivou um investimento da ordem dos 35 milhões de euros.

Entretanto, o grupo Hospitais Privados de Portugal (HPP Saúde) já adquiriu um terreno em Faro, pelo qual pagou cerca de 1,3 milhões de euros, tendo em vista a construção de uma nova unidade de saúde na capital algarvia.

Este novo hospital, que se irá situar junto ao futuro Campus da Justiça de Faro, será o segundo do HPP Saúde em Faro e não vai afectar o funcionamento do já existente.

Segundo revelou ao «barlavento» Paulo Neves, o administrador do grupo no Algarve, esta unidade está enquadrada numa estratégia de expansão que não deixa de lado o Hospital de Santa Maria, a infra-estrutura que o mesmo grupo já explora na capital algarvia.

A aposta do HPP Saúde em Faro é, de certa forma, baseada na experiência com esta unidade de saúde, a trabalhar há mais de 15 anos.

«O Hospital de Santa Maria (HSM) é um caso de sucesso e notoriedade enormes», considerou o administrador do HPP Saúde.

«Com a criação do Hospital Central do Algarve, o HSM será o único hospital próximo do centro da cidade. Mesmo a nova infra-estrutura que vamos construir ficará numa zona mais periférica», lembrou.

A nova unidade de saúde, que deverá motivar um investimento de dezenas de milhões de euros, vai permitir a instalação de valências que o edifício do HSM não comporta, já que se trata de um antigo palacete.

«Este novo hospital vai permitir ter outras valências e uma organização funcional diferente. Será mais adequado à instalação de determinado equipamento», considerou.

Assim, os dois hospitais terão «valências diferentes», não necessariamente complementares.

A nova unidade de saúde a ser construída em Faro terá uma área de implantação total de «cerca de 13,5 mil metros quadrados», que serão divididos em seis pisos, dois abaixo do solo e quatro acima do solo. A abertura desta unidade de saúde não deverá ocorrer antes de 2012.

Apesar de optar por não levantar demasiado o véu sobre o que será este novo hospital e quais as valências que terá, Paulo Neves confessou que uma das apostas do grupo, no Algarve, será no turismo de saúde. «Vamos apostar de forma clara na medicina orientada ao turismo», referiu.

Resta saber se Faro tem capacidade de carga para tanta oferta privada no sector da saúde, para mais quando está prevista a construção do Hospital Central do Algarve no Parque das Cidades.

O sucesso, admitem ambos os responsáveis, dependerá sempre da qualidade da oferta.

Fonte: Barlavento Online

Sem comentários:

Enviar um comentário