sexta-feira, 26 de março de 2010

Ryanair inaugura base em Faro para atingir 1,7 milhões de passageiros anuais

De 500 mil para 1,7 milhões de passageiros/ano – esta é a previsão de aumento do tráfego da Ryanair no Aeroporto de Faro, onde a companhia aérea abre amanhã, sexta-feira, a sua 39.ª base.

A inauguração da base realizou-se quinta-feira, com a presença de responsáveis da empresa irlandesa e do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que considerou este o “momento do Algarve em 2010”.

Esta base (a segunda da Ryanair em Portugal, onde já tem uma no Porto) vai começar com dois aviões mas, durante a época alta, contará com um total de sete aviões a operar em mais de três dezenas de rotas.

De acordo com Eddie Wilson, um dos responsáveis da companhia – que gastará 490 mil euros e diz promover a criação de 1700 empregos directos e indirectos –, a expectativa passa por “triplicar” o actual número de passageiros anuais para 1,7 milhões.

“O tráfego de passageiros em Portugal desceu 3% e nós fomos a única companhia aérea a subir, cerca de 13%. Somos a única companhia a oferecer crescimento de tráfego num momento de crise”, disse.

Às 13 rotas da Ryanair existentes actualmente em Faro serão acrescentadas 17, com o apoio do fundo de incentivo à criação de novas rotas «iniciativa.pt». O Algarve ficará assim a poucas horas de distância de sete novos mercados: Espanha, França, Itália, Holanda, Noruega, Dinamarca e Suécia.

“Um potencial de interesse crescente”, admitiu o secretário de Estado do Turismo. Bernardo Trindade diz que este pode ser “um momento importante e de viragem no processo de afirmação do destino turístico Algarve”.

Converter esse potencial “em ocupação hoteleira” é o passo seguinte, na óptica do governante, que citou um estudo da Ryanair: “20% a 25% dos turistas marcam voo e alojamento hoteleiro pelo seu sítio na internet.”

Bernardo Trindade afirmou que é “hora de arregaçar as mangas”. “A Associação Turismo do Algarve e os hoteleiros devem prosseguir um trabalho que já foi iniciado, para que não deixem escapar esta oportunidade”, acrescentou.

Também o responsável da companhia presente na inauguração da base, Eddie Wilson, acompanhou o pensamento do secretário de Estado, reforçando que os hotéis e empreendimentos algarvios “deviam associar-se” ao sítio da Ryanair.

O vogal do conselho de administração da ANA – Aeroportos de Portugal, SA, Heitor da Fonseca, disse que a nova base da companhia irlandesa será um “importante catalisador” para a actividade económica algarvia, permitindo ainda “uma utilização mais racional da capacidade instalada” no Aeroporto de Faro.

Para celebrar a abertura da sua 39.ª base, a Ryanair está a disponibilizar um milhão de lugares a sete euros para viajar através da sua rede europeia nos fins de Abril e Maio, disponíveis para reserva até à meia-noite de segunda-feira, 29.

Fonte: Região Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário