sábado, 6 de março de 2010

Centenário do Farense vai animar a Baixa de Faro

FotoO centenário do Sporting Clube Farense vai ser assinalado oficialmente com muita festa, entre os dias 1 e 3 de Abril. Concertos, uma exposição e, claro, muito desporto, são algumas das atividades que o clube vai proporcionar à cidade.

O programa das comemorações já está delineado e poderá ser coroado com um jogo com um dos designados três grandes do futebol português, iniciativa que ainda carece de confirmação, segundo o que revelou ao nosso jornal o presidente do clube António Barão.

A festa será lançada no dia 1 de Abril com uma alvorada com foguetes e o hastear das bandeiras na sede do clube. Depois, a festa muda-se para o Jardim Manuel Bívar, onde serão instalados dois palcos.

Estes terão uma função dupla, já que, de noite, acolherão espetáculos musicais e de dia demonstrações de atividades desportivas. No mesmo local, serão instaladas tendas para merchandising, captação de sócios e de comes e bebes.

Ao longo destes três dias, também serão promovidos torneios, nomeadamente de futebol e de basquetebol, duas das modalidades mais emblemáticas do clube, de há vários anos a esta parte. Estas iniciativas terão lugar no Estádio de São Luís.

Além do jogo entre a equipa principal do Farense, atualmente na 3ª posição da série F da III Divisão Nacional, e um clube grande ainda a anunciar, dar-se-á espaço às camadas jovens do clube para que mostrem o seu valor.

No Pavilhão do Farense, também no Estádio de São Luís, serão promovidos jogos de basquetebol entre as diferentes equipas da casa e formações convidadas.

Outras das ações anunciadas são a pintura de toda a parede Sul do Estádio de São Luís, com motivos alusivos ao centenário do clube e o lançamento de uma revista. As comemorações oficiais serão encerradas no dia 3, com um jantar de gala, onde serão homenageados sócios, antigos atletas e dirigentes do clube.

Apesar de se encontrar numa situação financeira difícil e de uma recente despromoção aos escalões regionais, depois de anos na divisão principal do futebol português, o Sporting Clube Farense acumulou muitas alegrias e feitos ao longo dos seus cem anos de existência.

Estes momentos vão ser recordados numa exposição que estará patente ao longo dos três dias no Jardim Manuel Bívar, onde serão expostos troféus e outras recordações dos momentos altos do Farense.

Os pontos altos do clube, em termos desportivos e no que toca ao futebol profissional, são a disputa da final da Taça de Portugal em 89/90 e o quinto lugar no Campeonato Nacional da I Divisão em 94/95, que colocou o Farense no lote restrito de clubes portugueses a participar nas competições europeias.

O clube de Faro disputou a primeira eliminatória da Taça UEFA na época 1995/96, mas não conseguiu seguir em frente na competição.

Fonte: Barlavento Online

1 comentário:

  1. sendo eu farense de gema não podia deixar de enviar os parabens a um clube que me está no coração......muitos parabens FARENSE e que venham mais 100.

    ResponderEliminar