terça-feira, 16 de março de 2010

Comemorações do Dia de Portugal enchem de “orgulho” a cidade

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWMxCJsRzK0ES7dHZY2HpVCaxVZvzQUk85Ttn_ucjiNxL_DtaO6UtqW8EXR_2ovjFB3tDNkOOS8LktmhSHSJKOGQ1V0sEZKSYY9rIuURE3VLSHCvjaYMlr-X68WJNLdp_SVW7hgxF8H18/s660/bandeiraportuguesa_nova.jpgA decisão do Presidente da República, Cavaco Silva, de escolher Faro como sede das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas deste ano enche de “orgulho” a cidade e a região, disse o autarca farense.

O presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, reagiu poucos minutos depois do anúncio oficial, em conferência de imprensa, na qual surgiu acompanhado do presidente da assembleia municipal, Luís Coelho.

“Pela primeira vez, na nossa história, tal conjunto de nobres cerimónias terão lugar na capital do Algarve”, recordou o edil. Serão uma dezena de actos oficiais que darão a Faro “o cunho e a grandeza que o orgulho patriótico em todos suscita”.

Nos dias 9 e 10 de Junho, os órgãos de soberania da República, o corpo diplomático, as altas patentes militares, as ordens honoríficas e os cidadãos de maior relevo nacional estarão na capital algarvia.

“Saudamos com gratidão o gesto do Presidente da República em honrar Faro com esta escolha e tudo faremos para estar à altura deste desafio à capacidade desta cidade e de todos os farenses”, destacou o presidente da câmara de Faro.

A candidatura de Faro a sede das comemorações do Dia de Portugal surgiu durante o anterior mandato, liderado por José Apolinário, e foi reforçada por este executivo, embora inicialmente tal ideia parecesse afastada.

“Alguns compromissos de agenda do Presidente da República levaram a Presidência a ponderar e Faro ganhou peso, tornando-se depois uma hipótese muito forte. A escolha definitiva foi tomada ontem”, recordou Macário Correia.

De resto, alguns consultores de Cavaco Silva já estiveram na capital algarvia, a observar os locais que estarão em cima da mesa para receber alguns dos actos, nomeadamente o desfile militar e a cerimónia de entrega de distinções.

O desfile militar deverá ocorrer num terreno perto do Teatro das Figuras, permitindo assim uma operação logística mais veloz para levar as centenas de figuras que estarão presentes para dentro do teatro, onde decorrerá a condecoração de individualidades.

Nos dias anteriores, decorrerão em Faro “algumas festas e eventos” com a participação de bandas militares e outros actos que serão futuramente divulgados. A abertura oficial das comemorações do 10 de Junho será com uma recepção no salão nobre dos Paços do Concelho.

A partir de agora, uma equipa da câmara municipal vai trabalhar “em estreita colaboração” com o Palácio de Belém, apoiando o delinear do programa definitivo.

A autarquia indicará ainda três personalidades do concelho para a comissão organizadora, que será presidida, anunciou também hoje a Presidência da República, por António Barreto.

Um apelo aos farenses

O presidente da Câmara Municipal de Faro lançou um apelo “a todos os farenses” para que contribuam com “cortesia e simpatia”, de forma a tornar a recepção às centenas de convidados “exemplar”.

“Quero lançar um desafio ao orgulho dos farenses e das associações, para que tenhamos uma cidade limpa, arranjada, bonita e desobstruída. Com o esforço de todos, queremos que os nossos visitantes levem uma boa imagem da capital algarvia”, acentuou Macário Correia.

Durante as comemorações, Faro vai ter alguns condicionamentos de trânsito e estacionamento. “São sacrifícios que os cidadãos deverão compreender. Contamos com o seu contributo relevante”, acrescentou.

Nesta efeméride, serão ainda envolvidas “as escolas, os artistas e as associações culturais”, assim como as empresas algarvias. A câmara ficará com “encargos logísticos e operacionais”.

“O esforço financeiro vai ser de muita gente. Falei com a Presidência da República e expliquei os nossos problemas financeiros, ficando assente uma partilha de responsabilidades nessa matéria”, concluiu Macário Correia.

Ao longo do seu mandato, Cavaco Silva tem escolhido diferentes cidades como sede das comemorações do Dia de Portugal. Em 2006, a cidade escolhida foi o Porto e no ano seguinte Setúbal, seguindo-se Viana do Castelo e, no ano passado, Santarém.

Fonte: Região Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário