sexta-feira, 12 de março de 2010

Câmara de Faro saúda investimentos do IKEA e da HPP no concelho

A Câmara Municipal de Faro congratulou-se hoje, em comunicado, pela instalação confirmada da loja e centro comercial IKEA no Algarve, salientando que parte do investimento vai ter lugar em território do concelho de Faro.

A autarquia da capital algarvia salienta que o investimento do grupo sueco «mobilizará 200 milhões de euros de investimento privado e que se antevê venha a alimentar 3000 postos de trabalho. O novo espaço comercial estará aberto ao público em 2015».

A Câmara afirma acolher «com agrado e satisfação a escolha da localização em causa, na medida em que se vislumbra a que melhor combina aspectos de acessibilidade e ordenamento do território, observando os critérios atempadamente definidos pela CCDR/Algarve».

«Será, por conseguinte, um investimento reprodutivo para Faro e para o Algarve, cria emprego e reforça a atratividade da nossa região, designadamente no sudoeste de Espanha».

Grande parte da loja e do centro comercial IKEA, a erguer junto ao Nó Faro/Loulé da Via do Infante, ficará situada no concelho vizinho de Loulé.

Mas a Câmara de Faro tem ainda outra razão para estar satisfeita. É que, salienta no seu comunicado, também o Grupo HPP anunciou «a construção de uma nova unidade de saúde em Faro, no valor de 20 milhões de euros».

Depois da unidade hospitalar de Gambelas, vai nascer mais um pólo de saúde que, sublinha a autarquia, «qualifica Faro e o Algarve neste domínio».

«Mais a mais, a presença destas unidades derrota um agente crítico com que a região se debatia: a insuficiência de cuidados de saúde condignos que prejudicava as populações e a sustentabilidade do turismo. Estaremos na linha da frente», defende a Câmara farense.

A autarquia termina garantindo que «Faro está a atrair novos investimentos. Vai continuar a fazê-lo. Em tempos de crise, estes dois exemplos transportam sinais de esperança e confiança de que o nosso concelho pode vencer os embaraços que atravessa, renovar o seu tecido económico, promover o emprego e a qualidade de vida dos munícipes».

O novo Hospital da HPP em Faro

O «barlavento» já tinha revelado, em Outubro do ano passado, ainda antes das Eleições Autárquicas, que o grupo Hospitais Privados de Portugal (HPP Saúde) tinha adquirido um terreno em Faro, pelo qual pagou cerca de 1,3 milhões de euros, tendo em vista a construção de uma nova unidade de saúde na capital algarvia.

Este novo hospital será o segundo do HPP Saúde em Faro e não vai afetar o funcionamento do já existente.

Segundo revelou então ao «barlavento» Paulo Neves, administrador do grupo no Algarve, esta unidade está enquadrada numa estratégia de expansão que não deixa de lado o Hospital de Santa Maria, a infra-estrutura que o mesmo grupo já explora na capital algarvia.

A aposta do HPP Saúde em Faro é, de certa forma, baseada na experiência com esta unidade de saúde, a trabalhar há mais de 15 anos.

«O Hospital de Santa Maria (HSM) é um caso de sucesso e notoriedade enormes», considerou o administrador do HPP Saúde.

«Com a criação do Hospital Central do Algarve, o HSM será o único hospital próximo do centro da cidade. Mesmo a nova infra-estrutura que vamos construir ficará numa zona mais periférica», lembrou.

A nova unidade de saúde, que deverá motivar um investimento de 20 milhões de euros, vai permitir a instalação de valências que o edifício do HSM não comporta, já que se trata de um antigo palacete.

«Este novo hospital vai permitir ter outras valências e uma organização funcional diferente. Será mais adequado à instalação de determinado equipamento», considerou Paulo Neves, em Outubro.

Assim, os dois hospitais terão «valências diferentes», não necessariamente complementares.

Fonte: Barlavento Online

Sem comentários:

Enviar um comentário