sexta-feira, 5 de março de 2010

Challenge no Algarve abre época de Windsurf 2010 em Portugal



A Ria Formosa foi o cenário escolhido para a abertura da época de Windsurf de 2010 com a realização do Faro Conquilha Windsurf Challenge. Este evento decorrerá junto ao Centro Náutico da Praia de Faro no sábado, 27 de Março, e tem como principais aliciantes a realização de uma regata convívio e da realização de uma Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Windsurf.

Após a realização da edição inaugural deste evento em 2009, a revista online Conquilha.com e a Câmara Municipal de Faro voltam a reunir meios com o objectivo de divulgar a prática do windsurf.

Num dia de regatas e convívio, a organização espera reunir velejadores de todo o país. Desde os mais experientes e conhecidos do grande público aos que dão os primeiros passos na competição, todos estão convidados a inscrever-se. A ideia de base é a sensibilização para a prática competitiva desta modalidade, abrindo a porta de entrada para novos valores eliminando barreiras relacionadas com o protocolo competitivo.

“No ano passado reencontrei em competições oficiais atletas que tiveram no Challenge a sua primeira experiência competitiva. Isso deixa-nos muito satisfeitos dado que é para isso que colocamos de pé este evento.” – declarou o responsável pela revista online Conquilha.com, João Catarino, também velejador da frota nacional.

Está prevista a utilização de pranchas fornecidas pela organização. Este detalhe nivelará as possibilidades de vitória independentemente das capacidades de cada velejador, tornando a prova mais competitiva no verdadeiro espírito do Windsurf.

A associação de classe aproveitará esta iniciativa para realizar a primeira Assembleia Geral do ano em que será apresentado o plano de acção para toda a época de competição. O Windsurf português atravessa uma fase em que as competições de slalom e formula se procuram afirmar em plano de destaque enquanto que as competições oficiais de ondas precisam de mais apoio para regressar ao figurino nacional.

Outro momento de expectativa prende-se com a presença de Manuel Plantier que fará a apresentação ao público do Circuito Ibérico ProAm – Windsurf Summer Tour 2010. Esta iniciativa apresenta-se como a principal base competitiva na modalidade de slalom e culmina na clássica do Martinhal em Agosto após várias etapas realizadas em Portugal e em Espanha.

Neste link poderá conferir as reacções em áudio dos participantes e responsáveis pela edição 2009 deste evento:

http://www.conquilha.com/content/view/1264/47/

Slideshow da edição 2009:

http://www.conquilha.com/components/com_zoom/www/view.php?popup=1&catid=57&key=18&hit=1

O Challenge 2010 é mais do que uma regata. Para além da Assembleia Geral da APW e da apresentação do ProAm deste ano teremos ainda um barbecue para todos os velejadores e entidades envolvidas. A música e o convívio na praia terminarão com a cerimónia de encerramento e entrega de troféus no espaço privilegiado do Centro Náutico da Praia de Faro, disponibilizado pela Câmara Municipal de Faro.

As inscrições serão realizadas no site http://www.bestwindsurfspot.com/ entre 8 e 19 de Março.

Os velejadores podem consultar o Aviso de Regata na Press Room digital do evento em:

http://www.conquilhapresscenter.com/index.php?option=com_docman&Itemid=65

No documento encontrarão informação suplementar sobre o formato da regata, inscrições, hotelaria recomendada, etc.

Apoiam esta iniciativa a Câmara Municipal de Faro, Ginásio Clube Naval de Faro, Windsurf Point, Associação Portuguesa de Windsurfing, Clube de Surf de Faro, Street Surfing, Estalagem Aeromar, Havana Club e Rádio Universitária do Algarve.

Sem comentários:

Enviar um comentário