sexta-feira, 20 de março de 2009

Suinicultura vira hotel rural em Faro

Uma suinicultura de Faro, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, deverá transformar-se num hotel rural com 10 moradias.

O projecto, se passar no crivo das autoridades, arranca em 2010 com investimentos de dois milhões de euros.

O hotel, localizado entre as cidades de Faro e Olhão e no meio de pomares e estufas, vai oferecer uma vista privilegiada sobre as paisagens únicas do Parque Natural da Ria Formosa, onde se avistam ilhas como a da Culatra, o Farol e, mais ao longe, o Oceano Atlântico.

O projecto do hotel vai a reunião de Câmara esta semana para ser declarado de interesse municipal, uma condição "sine qua non" para que a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve permita que a obra se faça em zona de Reserva Agrícola Nacional (RAN).

Ficam depois a faltar os pareceres positivos do Instituto da Conservação da Natureza, Caminhos de Ferro e do Turismo para arrancar a obra, cuja primeira pedra deverá ser lançada no Inverno de 2010, estima o autor do projecto, o arquitecto António Correia.

Na "Memória descritiva e justificativa do projecto de arquitectura", a que a Lusa teve acesso, pode ler-se que o projecto ficará localizado num terreno de 46 mil metros quadrados, na zona nascente de Faro e a norte da linha férrea, com acessos facilitados tanto para a EN-125, como para as ilhas-barreira da Ria Formosa.

Os armazéns de suínos vão ser todos destruídos para dar lugar ao hotel rural que terá 40 quartos e ficará situado a poucos minutos do Aeroporto de Faro.

A unidade hoteleira, com arquitectura regional, estará dividida em três edifícios de formas contemporâneas e terá vários pátios individuais para a privacidade dos utentes. A capacidade será de 153 pessoas.

Haverá 10 moradias, cada uma com capacidade para quatro pessoas, e será privilegiado o conceito de alojamento de famílias, ou seja haverá espaços tipo T1 a T3 com sala comum e cozinhas equipadas.

O projecto prevê a recuperação de uma lagoa que dará lugar a um pequeno lago natural onde se poderão realizar actividades de recreio.

Para aproveitar o extenso terreno, o projecto completa-se com um campo de futebol e outro de voleibol, um "court" de ténis e um parque de estacionamento automóvel com entrada distinta da do hotel rural, para colmatar algumas faltas de estacionamento na cidade de Faro.

Fonte: Observatorio do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário