domingo, 8 de março de 2009

Autárquicas 2009- José Apolinário aposta no turismo para Faro

Em entrevista à Lusa, José Apolinário afirmou querer implementar uma política de turismo sustentável na capital algarvia, que apesar de ser a porta de entrada para os turistas, nunca desenvolveu muito essa vertente.

Para a zona histórica da cidade, existem intenções de investimento em três hotéis de charme, projectos que estão em apreciação na autarquia e que podem tornar a cidade apetecível para os turistas mais exigentes.

Mais avançado está o projecto do futuro Museu de Arte Contemporânea, previsto para o local da antiga Fábrica da Cerveja, também na cidade velha, que requer um investimento de quatro milhões de euros.

Na zona do Pontal, em plena Ria Formosa, há a intenção de investir num empreendimento na área do turismo de saúde, que se deverá estender por uma área de mais de 500 hectares e albergar mais de duas mil camas.

Quanto aos hotéis de charme, dois deverão nascer junto às muralhas, tendo para a execução de um deles sido já adquiridos três imóveis que deverão ser alterados para albergar 18 quartos e cinco apartamentos ou suites.

O projecto, que se estende pelas ruas Rasquinho e do Albergue, inclui ainda um SPA com piscina, um pequeno ginásio e uma zona de banhos árabes ("Hammam"), situado junto a um jardim comum aos clientes do hotel.

Integrado também na zona da Vila Adentro, está outro projecto de um hotel de charme de cinco estrelas - em Faro não existe nenhuma unidade com essa tipologia -, a instalar na antiga Casa Domingos Guieiro.

Para este hotel de charme, que deverá ocupar um edifício do século XVIII, estão projectados no mínimo 60 unidades de alojamento, parte das quais suites ou suites júnior, com um número de camas igual ou superior a 120.

Na zona situada junto à Igreja de São Pedro está prevista outra unidade do mesmo género, a instalar na antiga casa do Coronel, que se encontra devoluta e em estado de abandono.

Um outro hotel está ainda projectado para o perímetro do Aeroporto de Faro, a concretizar no âmbito do plano de reestruturação e ampliação daquela estrutura, que recebe anualmente cinco milhões de passageiros.

Prestes a inaugurar está ainda a Pousada de Estói, a poucos quilómetros de Faro, antigo palácio reconvertido em Pousada de Portugal e que deverá abrir portas antes do Verão, embora não haja data certa.

Outras das apostas fortes do presidente e candidato do PS à Câmara de Faro recai na área do saneamento básico, estando em curso uma obra de cinco milhões de euros para levar água a mais 600 famílias e esgotos a 300.

Na área social, José Apolinário realça o aumento dos lugares em creches e jardins-de-infância e o avanço de novas creches na Penha e Gambelas, que deverão entrar em funcionamento em Setembro deste ano.

Fonte: Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário