sábado, 21 de março de 2009

CONCERTOS PROMENADE - A História do Soldado de Igor Stravinsky


Teatro das Figuras
22 de Março de 2009 às 12H00

O enredo é entregue a duas personagens: o Soldado, homem simples, que entre os seus parcos haveres possui um violino (que simboliza a sua própria alma), o Diabo que surge no seu caminho, sob diversos disfarces, com o objectivo de lhe comprar a alma. O narrador complementa o quadro da acção, sendo, sobretudo, um elo de ligação entre as diferentes cenas.

O Soldado anseia pelo dia em que a guerra termine e tudo daria para que isso acontecesse. Este quando regressa a casa, para gozar uns dias de licença e poder assim rever a sua mãe e a sua noiva, é interpelado pelo Diabo que lhe propõe a troca do violino por um livro que lhe dará acesso a tudo. Uma vez na posse do livro, o Soldado rapidamente se apercebe que nem tudo é exactamente como ele pensava e cedo se arrepende da troca. O destino do Soldado nunca será o mesmo e as perdas serão maiores que os ganhos.

A partitura foi escrita por Stravinsky no decurso da Primeira Guerra Mundial para um efectivo orquestral de sete instrumentos – violino, contrabaixo, clarinete, fagote, trompete, trombone e percussão.

Duração: 60min.
Classificação etária: Maiores de 3 anos

TMF


Sem comentários:

Enviar um comentário