quarta-feira, 14 de abril de 2010

Escritora de Faro premiada em Concurso Literário Brasileiro

O XXX Concurso Internacional Literário, organizado pelas Edições AG, São Paulo, Brasil, foi pródigo para autores portugueses.

O fascínio pela arte de comunicar, através dos diferentes estilos literários, é uma das causas que motivam os escritores a criarem textos, no intuito de “instruir e deleitar”, representando, ao mesmo tempo, um conjunto de valores e conceitos ético-pedagógicos.

Assim, das centenas de participações no concurso, destacaram-se, entre outros autores, Andreia Mendonça, escritora do concelho de Faro, que arrebatou o 1.º lugar, na categoria de Poesia, com o poema “Tortura temos na Alma e não nas Mãos”.


No poema “Tortura temos na Alma e não nas Mãos”, a autora revela o sofrimento humano causado pela sociedade. Ao longo da poesia encontra-se o amor não correspondido como pano de fundo, experimentado através de comportamentos humanos. O contraste de povos e culturas, ao mesmo tempo, unidos e separados pelo oceano e pelas vicissitudes da vida, separam amigos e familiares, inspirando a saudade e o sofrimento de uma verdade escondida e falseada pela sociedade.


Andreia Mendonça classificou-se ainda no 10.º lugar ex-aequo, na categoria de Crónica, com o texto “Choro e Sonho de uma Criança”. Este tema encerra sentimentos e valores morais, pretendendo fazer entender que o mundo também é feito por seres humanos justos, verdadeiros e leais aos seus objectivos de vida. A diferença ficará sempre aquém do querer, do desejo, da vontade. “Choro e sonho de uma Criança” pode ser entendido como um hino às Mães de todo o Mundo.


Dezenas dos textos premiados darão origem à edição brasileira da obra “Vivências”, em regime cooperativo de co-autoria, com edição em Setembro / Outubro de 2010, estando prevista a entrega aos autores em Dezembro de 2010.

O objectivo das Edições AG, dirigidas por Arnaldo Giraldo - engenheiro naval, escritor e editor -, em parceria com Luciana Giraldo, é seleccionar, editar, produzir e promover livros e outras publicações literárias, com muita qualidade; que propiciem realização, reconhecimento e divulgação de novos autores brasileiros e estrangeiros e que contribuam eficazmente, para a disseminação da leitura e a democratização editorial.

O blogue Faro em Movimento saúda a escritora Andreia Mendonça pelo seu prémio.


Sem comentários:

Enviar um comentário