sábado, 10 de abril de 2010

Câmara de Faro deixa de pagar conta da luz da Associação de Futebol do Algarve

A Câmara Municipal de Faro anunciou hoje que vai deixar de pagar a factura de electricidade da sede Associação de Futebol do Algarve (AFA), despesa com a qual arcava “ao longo dos últimos 20 anos”.

“Já são, até hoje, centenas de milhares de euros que os contribuintes de Faro tiveram que desembolsar”, refere a autarquia, em nota de imprensa, considerando a ligação “fraudulenta e ilegal, pois feita à revelia da EDP, sem instalação aprovada, sem ligação certificada e sem vigilância técnica que assegure padrões mínimos de segurança”.

A câmara diz ter comunicado à AFA, há cerca de 4 meses, para que, em conjunto com a EDP, “resolvesse de forma expedita a questão”, mas isso, acrescenta-se, “não foi feito”.

“Esta questão deixou de dizer respeito à câmara de Faro. A resolução do assunto apenas diz respeito à AFA e à EDP”, refere a autarquia.

“A câmara não pode, não deve e não irá pagar consumos de energia de edifícios particulares, para actividades que nada têm a ver com as actividades do município”, conclui-se.

Na resposta, igualmente em comunicado, a Associação de Futebol do Algarve disse que um eventual corte de luz poderá afectar os campeonatos que organiza, prejudicando oito mil atletas em toda a região.

A AFA recorda que desde a inauguração desta sede que a mesma é servida por “uma ligação à rede eléctrica estabelecida por anuência da câmara de Faro, que facilitava o serviço a algumas instituições de relevante importância concelhia e distrital”.

O organismo que gere o futebol algarvio salienta que “não espera usufruir gratuita e eternamente de tal facilidade, antes está na disposição de pagar os seus consumos de energia eléctrica”.

Nas reuniões com a câmara – através do vereador Paulo Santos –, “foi mostrada total disponibilidade para encontrar soluções, considerando outras contas pendentes entre as duas entidades”.

“Sucede que a instalação eléctrica que serve a sede é antiga e tornam-se necessárias obras (já há algum tempo em curso) para que a mesma respeite as exigências em vigor e obtenha a necessária certificação (Certiel)”, refere a AFA.

Só depois de concluídas as obras e de assegurada a necessária certificação, a Associação de Futebol do Algarve “pode solicitar a instalação de um contador próprio”.

Se até lá for cortada a ligação actualmente existente, a Associação de Futebol do Algarve vê-se obrigada “a suspender as suas actividades e os campeonatos que promove, dada a impossibilidade de os seus serviços funcionarem – não haverá condições para marcar jogos, nomear árbitros e outros procedimentos indispensáveis ao desenrolar do calendário competitivo”.

“Em causa estará a prática desportiva proporcionada a cerca de oito mil atletas de todo o Algarve, incluindo cerca de dois mil do concelho de Faro, o terceiro com maior número de praticantes em todo o Algarve”, conclui o comunicado da AFA.

Fonte:Região Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário