quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia de Portugal/Faro: Protocolo e animação durante 1 semana

Parada militar, exposição sobre os presidentes da República, mensagem à lusofonia, concertos pelas bandas do exército são eventos que durante uma semana animam Faro, nas comemorações do Dia de Portugal.

Em conferência de imprensa realizada hoje, com a presença de Arnaldo Coutinho, secretário geral da Presidência, e que antecedeu uma reunião de trabalho com todas as entidades envolvidas na organização das comemorações, o presidente da Câmara de Faro enumerou o conjunto de eventos previstos para decorrer na cidade durante esses dias e cujo objetivo, disse,"é envolver toda a população".

Assim, além da sessão solene e dos actos protocolares, os habitantes da cidade poderão, entre 05 e 12 de junho, participar numa série de eventos, entre os quais uma exposição militar, que estará patente no Jardim Manuel Bívar.

No local da exposição será possível fazer actividades como "slide", subidas a balões de ar quente, participar em sessões de simulação de voos ou espreitar de perto o arsenal de guerra usado pelas forças militares portuguesas.

A Presidência da República está também a organizar outra exposição dedicada aos presidentes da República e seus fotógrafos, em local a anunciar, sendo certo que será realizada no centro da cidade.

Apesar da "festa" durar cerca de uma semana, os momentos altos concentram-se nos dias 09 e 10 de junho, explicou o presidente da Câmara de Faro, sublinhando que os terrenos onde decorrerá a parada militar as cerimónias já estão a ser preparados (junto ao Forum Algarve, na entrada da ciade).

No dia 09, as comemorações arrancam com o içar da bandeira na Câmara de Faro, seguida de uma sessão solene de boas vindas e da inauguração da exposição oferecida pela Presidência da República.

O dia encerra com um banquete oferecido pela presidência e com concertos das bandas das Forças Armadas, disse Macário Correia, acrescentando querer associar a população aos festejos paralelos às cerimónias oficiais.

Nesse mesmo dia, serão apresentados, durante a tarde, os cumprimentos do corpo diplomático com representação em Portugal mas também no estrangeiro, com personalidades oriundas de cerca de 200 países.

De Faro para todo o mundo

O ponto alto das comemorações concentra-se no dia 10 e abre com uma cerimónia militar na Horta das Figuras, na qual desfilarão as tropas ativas e pela primeira vez, segundo Macário Correia, os antigos combatentes, que nunca antes participaram neste evento.

Nesse mesmo dia será difundida “por canais mediáticos internacionais” a mensagem do Presidente da República para as comunidades portuguesas em todo o mundo, cujo cenário será Faro.

Está igualmente prevista a homenagem a um poeta algarvio, que em princípio será João de Deus, oriundo de São Bartolomeu de Messines e o agraciamento de diversas personalidades, com a imposição de ordens honoríficas que irá decorrer na sessão solene no Teatro das Figuras.

As comemorações oficiais encerram com um almoço oferecido pela Câmara de Faro nos claustros da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), em Faro.

O Presidente da República designou a cidade de Faro como sede das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, depois de Santarém, no ano passado, Viana do Castelo (2008), Setúbal (2007) e Porto (2006).

Fonte: Observatório do Algarve


Sem comentários:

Enviar um comentário