sábado, 31 de janeiro de 2009

Desporto para o Fim-de-Semana

FUTEBOL

3ª Divisão Série F-
Jornada 19 (1-2-2009)
(6ª)
Sporting Clube FarenseFarense 3-1 Messinense União Desportiva Messinense(12ª) (Estádio Algarve- 15h) Faro

1ª Divisão Distrital- Jornada 17 (31-1-2009)
(8ª)Sport Faro e BenficaFaro e Benfica 2-4 Lusitano VRSALusitano Futebol Clube(2ª) (Campo Horta da Areia- 15h) Faro
(15ª)Grupo Desportivo e Cultural MachadosMachados 1-3 SalgadosGrupo Desportivo e Cultural dos Salgados(7ª) (Campo António J G Coelho- 15h) Machados

2ª Divisão Distrital- Jornada 14 (31-1-2009)
(8ª)Estrela Desportiva de BensafrimBensafrim 0-1 CulatrenseClube União Culatrense(1ª) (Campo Zona Verde- 15h) Bensafrim
(10ª)Futebol Clube 11 Esperanças11 Esperanças 1-2 PadernensePadernense Clube(6ª) (Complexo Desportivo da Penha- 15h) Faro


FUTSAL

Taça do Algarve-
3ª Eliminatória (31-1-2009)
(1ªDivisão Distrital)Padernense ClubePadernense - AAUAlgAssociação Académica Universidade Algarve(2ªDivisão) (Pavilhão Desportivo de Paderne- 19h) Paderne
(1ªDivisão Distrital)Atalaia - Putos da RuaPutos da Rua Futebol Clube(1ªDivisão Distrital) (Pavilhão Afonso III- 19h) Faro


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Taça do Algarve- Futebol

3ª Eliminatória- 28-1-2009

(1ªDivisão Distrital)
Futebol Clube de Ferreiras Ferreiras 1-3 FarenseSporting Clube Farense(3ª Divisão) (Estádio da Nora- 20h) Ferreiras
(1ªDivisão Distrital)
Clube de Futebol Esperança de LagosEsp. Lagos 3-0 Faro e BenficaSport Faro e Benfica(1ª Divisão Distrital) (Estádio Municipal de Lagos- 20h) Lagos
(1ªDivisão Distrital)Associação Cultural SalirSalir 3-5 SalgadosGrupo Desportivo e Cultural dos Salgados(G.P)(1ªDivisão Distrital) (Parque Desportivo J A Teixeira- 20h) Salir

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mercado Municipal de Faro vai ter um ginásio

A Câmara Municipal de Faro decidiu abrir concurso público para a execução de um Ginásio Desportivo no Mercado Municipal de Faro.

O Ginásio ficará instalado no piso 1 do Mercado e ocupará uma área de aproximadamente 600 m2, criando um espaço de qualidade e referência para a prática desportiva, nomeadamente o judo.

O valor base da obra é de 222.674,00 euros (acrescido de IVA) e tem um prazo de execução de 120 dias.

Fórum Algarve acolhe ante-estreia de “Second Life”

O Fórum Algarve recebe no próximo dia 28 de Janeiro, às 21:30 horas, a ante-estreia do filme “Second Life”, numa cerimónia que vai contar com a presença do realizador Alexandre Cebrian Valente e de alguns actores que fazem parte do elenco desta longa-metragem.

Numa verdadeira “Noite de Hollywood”, com direito a passadeira vermelha e limusina, Pedro Lima, Sandra Cóias, Liliana Santos e Luís Filipe Borges vão partilhar, durante uma breve apresentação, as suas experiências de como foi participar num dos filmes mais aguardados do ano.

Fonte: Região Sul

ACTA vai tomar conta do Teatro Lethes

FotoA ACTA-A Companhia de Teatro do Algarve deverá ficar responsável pela gestão e programação do Teatro Lethes dentro em breve. A ideia é que a companhia de teatro «faça do Lethes a sua casa» e «associar mais a ACTA à programação» deste espaço, segundo revelou ao semanário «barlavento» da passada quinta-feira o presidente da Câmara de Faro José Apolinário.

O autarca revelou que tem havido diálogos com a ACTA nesse sentido e que este acordo poderá estar para breve.

A partir do momento em que assumir o espaço, a companhia ficará igualmente responsável pela bilheteira. Ainda assim, a autarquia garantiu que «o espaço continua aberto a outras instituições da cidade».

O director da companhia de teatro profissional algarvia Luís Vicente também confirmou ao nosso jornal que «existe um acordo de princípio» neste sentido. Assumiu ainda que haverá espaço para as instituições farenses que quiserem agendar ali espectáculos, mas avisou que terão «de cumprir as regras».

Em causa, estão agentes culturais como a Companhia de Dança do Algarve, o Grupo de Teatro Lethes, a Filarmónica de Faro ou os grupos de teatro escolar, que aqui costumam promover iniciativas.

«A nossa perspectiva é que as portas do Lethes devem estar sempre abertas a estas instituições. É um espaço nobre e ao mesmo tempo popular, que deve ser partilhado por toda a gente. Até para trazer cada vez mais público», considerou Luís Vicente.

Ao mesmo tempo que está a negociar o acordo com a ACTA, a Câmara de Faro também está a dialogar com a Cruz Vermelha Portuguesa, dona do edifício, para ficar com o espaço deixado livre pela Direcção Regional de Cultura. Desta forma, assumiria a totalidade do Teatro Lethes, visto que a restante área já é gerida pela autarquia.

Esta é a solução possível, mas o ideal, para José Apolinário, seria arranjar «instalações condignas para a Cruz Vermelha» e «tornar o Lethes património da cidade». Algo que apenas seria possível «com outras condições financeiras» da parte da autarquia, que não as actuais.

Sem dinheiro para comprar o espaço ou arranjar uma solução alternativa que viabilizasse uma permuta com a IPSS, a Câmara de Faro conseguiu, ainda assim, arranjar condições para que a recuperação do Teatro Lethes, que está algo degradado, seja uma realidade a médio prazo.

A intervenção neste edifício, considerado Património Nacional, será feita através da Rede de Cidades Algarve Central, uma das cinco primeiras plataformas supra-municipais a receber luz verde do Governo no âmbito da Política de Cidades Polis XXI.

Fonte: Barlavento Online

domingo, 25 de janeiro de 2009

Protocolo entre a Câmara de Faro e a Portway para plantar árvores

http://www.zamundas.com/files/Aviation/portway.jpgA Câmara Municipal de Faro vai plantar 132 árvores na cidade, com incidência na freguesia de Montenegro, onde se localiza o aeroporto.

O protocolo entre a Câmara e a empresa Portway –Handling de Portugal será assinado dia 26 de Janeiro, às 12 horas, na escola EBI - Jardim de Infância do Montenegro, com a presença do presidente da Câmara José Apolinário e administradores da Portway.

Na ocasião será plantada simbolicamente uma das 132 árvores na presença dos alunos da escola.

A Portway é uma empresa portuguesa do grupo ANA – Aeroportos de Portugal, que opera no aeroporto de Faro, tendo obtido recentemente a certificação ambiental, tornando-se a primeira companhia em Portugal e uma das quatro companhias de handling a nível mundial a estar certificada.

Como forma de compensar as emissões de dióxido de carbono oferece à Câmara de Faro uma árvore por cada mil litros de gasóleo consumido pelos equipamentos que opera.

Fonte: Barlavento Online

sábado, 24 de janeiro de 2009

Fim-de.Semana Desportivo

FUTEBOL

3ª Divisão Série F-
Jornada 18 (25-1-2009)
(5ª)
Juventude Sport ClubeJuv. Évora 3-1 FarenseSporting Clube Farense(6ª) (Estádio Sanches de Miranda- 15h) Évora

1ª Divisão Distrital- Jornada 16 (24-1-2009)
(4ª)União Desportiva e Recreativa SambrazenseSambrazense 1-1 Faro e BenficaSport Faro e Benfica(7ª) (Campo Sousa Uva- 15h) S. Braz de Alportel
(8ª)Grupo Desportivo e Cultural dos SalgadosSalgados 4-0 EstombarensesClube Futebol «Os Estombarenses»(15ª) (Complexo Desportivo da Penha- 15h) Faro

2ªDivisão Distrital- Jornada 13 (24-1-2009)
(2ª)Clube União CulatrenseCulatrense 2-1 SerranoSerrano Futebol Clube(4ª) (Campo Horta da Areia- 15h) Faro
(10ª)União Desportiva MessinenseMessinense B 3-1 11 EsperançasFutebol Clube 11 Esperanças(9ª)(Estádio Municipal de Messines- 15h) S. Bartolomeu de Messines


FUTSAL

2ª Divisão Série B-
Jornada 14 (24-1-2009)
(11ª)
Associação Académica Universidade AlgarveAAUAlg 5-1 AmarenseAssociação Recreativa Amarense(8ª) (Pavilhão Afonso III- 19H) Faro

1ª Divisão Distrital- Jornada 10 (24-1-2009)
(2ª)Centro Animação e Apoio Comunitário de AlteAlte 4-3 Atalaia(3ª) (Pavilhão Municipal de Loulé- 21h) Loulé
(10ª)Casa do Povo de Santo EstevãoS. Estêvão 1-2 S. PedroSão Pedro Futsal Clube de Faro(4ª) (Pavilhão Dr Eduardo Mansinho- 17h) Tavira

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Skate Park de Faro: obra de construção foi adjudicada

skate parkA obra de construção do Skate Park de Faro, um equipamento dirigido aos jovens farenses e que ficará instalado no Complexo Desportivo Municipal, foi adjudicada hoje, 23 de Janeiro.

O Skate Park representa um investimento de 307 809.18 mil euros (valor com IVA incluído) e deve estar concluído em 150 dias.

Fonte: Região Sul

DE HOMEM PARA HOMEM

DE HOMEM PARA HOMEM

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Faro já faz parte da Rede de Cidades Portuguesas para a Criatividade

Integrando um conjunto de cidades de Portugal, Espanha, Hungria, Roménia, Reino Unido e Itália, o Município de Faro junta-se a outros Municípios Portugueses na criação da “Rede Nacional para a Criatividade”, através da assinatura de um “Pacto para a Criatividade”,dia 22 de Janeiro em Óbidos.

Assumindo assim uma aposta na criatividade e a inovação como motores do desenvolvimento, e consciente do papel que os Municípios desempenham na criatividade, Faro quer pela sua responsabilidade acrescida enquanto capital da região, quer enquanto cidade líder da rede de cidades Algarve Central, bem como pelo conjunto de actores com os quais poderá trabalhar, pretende assim fazer sobressair e dinamizar iniciativas em torno dos conceitos da criatividade e inovação.


De entre as suas linhas de actuação previstas há a perspectiva de se apostar nas áreas da educação e do ensino, a diversidade cultural como fonte de criatividade e inovação, o papel da informação e das tecnologias da comunicação como meios de expressão, o desenvolvimento do saber em torno dos processos de inovação empresarial, o papel da inovação na promoção de um desenvolvimento mais sustentável, as potencialidades derivadas da introdução da criatividade no apoio aos sectores económicos mais aptos a apoiarem o desenvolvimento económico das regiões, como o turismo, bem como o papel da inovação nos serviços públicos.

Fonte: Algarve Digital

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Estádio Algarve não quer ficar de fora do Mundial’2018

Estádio AlgarveO Estádio Algarve não ficará de fora de uma eventual candidatura ibérica ao Mundial’2018, mesmo que, para isso, tenha de se adaptar ao limite mínimo de 40 mil lugares, defende um dos membros do conselho de administração do Parque das Cidades.

José Apolinário, líder da câmara de Faro – que partilha com Loulé a gestão do equipamento –, revelou ao Região Sul que já existem contactos prévios com a Federação Portuguesa de Futebol e a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.

“Junto dessas entidades, os dois municípios já manifestaram a disponibilidade para o Estádio Algarve acolher jogos da prova e o nosso empenho conjunto em apoiar uma candidatura de Portugal e Espanha”, disse o autarca.

Um dos problemas que se coloca à parte portuguesa da parceria ibérica é a lotação mínima de 40 mil lugares requisitada pela FIFA, a qual, nas condições actuais, apenas abrangeria os estádios da Luz e de Alvalade, em Lisboa, e do Dragão, no Porto.

Na mente dos responsáveis portugueses, o Estádio Algarve seria o quarto recinto a indicar pelos portugueses, enquanto Espanha teria oito, um dos quais em Sevilha: desse modo, o Olímpico local e o estádio algarvio seriam sedes de um dos grupos da fase inicial da prova.

José Apolinário abre as portas a uma eventual alteração na lotação do recinto, até porque a ideia das duas edilidades passa por remover as actuais bancadas amovíveis situadas nos topos.

“Se essa situação tiver de ser colocada em cima da mesa, então terá de se adaptar o estádio. Uma coisa é certa: as bancadas terão de sair, portanto, teremos de prever a situação, com o apoio do governo ou em parceria com entidades privadas”, diz o autarca farense.

O administrador do PC assevera que ainda não se avançou para a sua substituição “por razões financeiras” e porque “existe a possibilidade de um parceiro privado desenvolver uma área de negócio na zona do topo sul, colocando então uma bancada definitiva”.

Fonte: Região Sul

"Saúde em Diálogo" no Hospital de Faro

saude_dialogo.jpgO Hospital de Faro promove no próximo dia 21 de Janeiro uma palestra que tem como objectivo apresentar as principais actividades do primeiro Espaço Saúde em Diálogo que abre este ano em Faro, em instalações cedidas pelo Hospital.

Agendada para as 15:30 horas, no auditório do hospital, a iniciativa conta com a presença de Maria Irene Domingues, Presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, que vai dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela Plataforma e falar sobre as características deste novo espaço de informação e formação sobre diversas patologias direccionado para os utentes. A palestra conta também com a participação de Maria Augusta Pereira, médica no Hospital de Faro e Vice-Presidente da Apatris 21, que vai falar sobre a importância desta estrutura de apoio em prol de uma melhor da informação aos doentes.

Fonte:HCF



sábado, 17 de janeiro de 2009

Desporto para o Fim-de-Semana

FUTEBOL

3ª Divisão Série F-
Jornada 17 (18-1-2009)
(6ª)
Sporting Clube FarenseFarense 1-2 BarreirenseFutebol Clube Barreirense(9ª) (Estádio Algarve- 15h) Faro

1ª Divisão Distrital- Jornada 15 (17-1-2009)
(7ª)Sport Faro e BenficaFaro e Benfica 0-0 EstombarensesClube Futebol «Os Estombarenses»(13ª) (Campo Horta da Areia- 15h) Faro
(8ª)Associação Cultural SalirSalir 1-1 SalgadosGrupo Desportivo e Cultural dos Salgados(9ª) (Parque Desportivo J.A. Teixeira- 15h) Salir

2ª Divisão Distrital- Jornada 12 (17-1-2009)
(6ª)Juventude Clube AljezurenseAljezurense 2-1 CulatrenseClube União Culatrense(2ª) (Campo Municipal Aljezur- 15h) Aljezur
(8ª)Futebol Clube 11 Esperanças11 Esperanças 0-o MoncarapachenseLusitano Ginásio Clube Moncarapachense(5ª) (Complexo Desportivo da Penha- 15h) Faro


FUTSAL

2ª Divisão Série B- Jornada 13 (17-1-2009)
(12ª)Associação Académica Universidade AlgarveAAUAlg 1-5 AcadémicaAssociação Académica de Coimbra - O.A.F.(3ª) (Pavilhão Afonso III- 19h) Faro

1ª Divisão Distrital- Jornada 9 (17-1-2009)
(4ª)São Pedro Futsal Clube de FaroS. Pedro 4-4 Atalaia(2ª) (Pavilhão Afonso III- 17h) Faro