segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Requalificação do Club Farense

clubfarense-solardospantojas-3.jpgOs dinheiros da Faro, capital da Cultura demoraram quatro anos,mas chegaram.Obras de requalificação no carismático club Farense já começaram. Em Outubro o solar dos Pantojas reabre.
O club Farense tem 150 anos, ocupa desde 1917 o Solar dos Pantojas na Rua de Santo António e foi a sede da Faro, capital da Cultura, em 2005. A verba de 60 mil euros, então aprovada pelo Munícípio, só agora se concretizou, estando actualmente a decorrer as obras de recuperação.

“Vai ser substituído o telhado, impermeabilizadas as açoteias e outros melhoramentos na estrutura do edifício” confirmou ao Observatório do Algarve António Santos, presidente do Club (mantém o grafismo inglês original).

O antigo Solar dos Pantojas, um edifício de dois pisos, do princípio do século XVIII, é uma casa cheia de história, associada a famílias antigas da cidade, classificada como Imóvel de Interesse Público, por despacho do Ministério da Cultura desde de 26 de Maio de 2003.

Segundo o historiador Francisco Lameira, “característico da arquitectura Chã, o edifício desenvolveu-se longitudinalmente na que foi a principal artéria da cidade”.

Tem dois pisos, beirado saliente e telhados de quatro águas e de tesoura e “salienta-se o andar nobre, com dez janelas de sacada e gradeamento de ferro forjado oitocentista”.

Embora o piso térreo se encontre “bastante adulterado” devido a diversos estabelecimentos comerciais, ainda permanece o portal principal, ladeado por dois óculos e sobreposto pelo brasão da família. Continua a ser propriedade privada, actualmente da família Esquível.

Fonte: Observatorio do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário