quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"OBRAS DA VARIANTE NORTE A FARO EM CONDIÇÕES DE AVANÇAR"

O Município de Faro reuniu hoje com o consórcio que irá executar as obras da variante Norte a Faro, uma das prioridades do Executivo Municipal, tendo o plano de trabalhos sido apresentado em conferência de imprensa. Segundo José Apolinário, Presidente da autarquia, a obra está em condições de iniciar logo que sejam disponibilizados os terrenos. O autarca fez um apelo público a todos os proprietários dos terrenos para serem cooperantes com esta obra de grande importância para a cidade e para o Algarve.

“Foi pedida a colaboração da Câmara Municipal de Faro para contactar os proprietários para um entendimento por via privada e não por expropriação pública. Se os terrenos forem obtidos por via privada, as obras começarão mais cedo. Da parte do consórcio há condições para começar amanhã, mas tudo depende dos proprietários”, disse Apolinário em jeito de apelo.

As Estradas de Portugal vão desencadear o lançamento da declaração de utilidade pública para poder intervir no caso de não haver entendimento com os proprietários dos terrenos.
José Apolinário referiu ainda que a Câmara Municipal irá disponibilizar terrenos públicos para que a obra possa começar tão cedo quanto possível nestes terrenos. Espera-se haver condições para anunciar formalmente a data de início das obras no decorrer da próxima semana.

Esta importante obra, orçada em 18 milhões de euros, permitirá a retirada de trânsito do centro da cidade (mais de 25 mil veículos por dia) e colocará a zona nascente (Bom João) a 10 minutos do Aeroporto de Faro, permitindo ainda melhorar os acessos quer na ligação a Olhão, que na ligação à Via do Infante e ao Montenegro. José Apolinário sublinhou a importância desta obra, considerando os condicionamentos da cidade em termos de acessibilidades. “Este é um processo que está em condições de avançar, quer em termos de avaliação de impacte ambiental, quer em termos de financiamento”, disse.

Rui Sousa, Engenheiro responsável pelo consórcio, manifestou a disponibilização para o recomeço das obras da variante, pretendendo-se que estas tenham início a curto prazo.

Fonte: Algarve Press

Sem comentários:

Enviar um comentário