Os dinheiros da Faro, capital da Cultura demoraram quatro anos,mas chegaram.Obras de requalificação no carismático club Farense já começaram. Em Outubro o solar dos Pantojas reabre. “Vai ser substituído o telhado, impermeabilizadas as açoteias e outros melhoramentos na estrutura do edifício” confirmou ao Observatório do Algarve António Santos, presidente do Club (mantém o grafismo inglês original).
O antigo Solar dos Pantojas, um edifício de dois pisos, do princípio do século XVIII, é uma casa cheia de história, associada a famílias antigas da cidade, classificada como Imóvel de Interesse Público, por despacho do Ministério da Cultura desde de 26 de Maio de 2003.
Segundo o historiador Francisco Lameira, “característico da arquitectura Chã, o edifício desenvolveu-se longitudinalmente na que foi a principal artéria da cidade”.
Tem dois pisos, beirado saliente e telhados de quatro águas e de tesoura e “salienta-se o andar nobre, com dez janelas de sacada e gradeamento de ferro forjado oitocentista”.
Embora o piso térreo se encontre “bastante adulterado” devido a diversos estabelecimentos comerciais, ainda permanece o portal principal, ladeado por dois óculos e sobreposto pelo brasão da família. Continua a ser propriedade privada, actualmente da família Esquível.
Fonte: Observatorio do Algarve

É a dúvida que a Sociedade Polis espera ver respondida pelo Estudo de Viabilidade da Ponte de Acesso à Praia de Faro, cuja data de conclusão está prevista para Dezembro de 2009.




