sábado, 31 de maio de 2008

Jogo de Campeões Distritais

O Farense irá realizar hoje o seu último jogo frente aos Campeões Distritais da AF Beja, e terminando assim a época 2007/2008.


Futebol Clube CastrenseCastrense 0-2 FarenseSporting Clube Farense Estádio Municipal 25 de Abril-17h- (Castro Verde)

1º Salão Profissional e Internacional de Hotelaria, Restauração e Catering


Dias 1, 2 e 3 de Junho o Estádio Algarve recebe este evento destinado a profissionais do sector da hotelaria e catering, organizado pela Ace Expo Limited, entidade britânica dedicada à realização de exposições do sector a nível internacional.

O objectivo do certame é promover bens e produtos no seio profissional, fomentar bons negócios e aumentar listas de contactos.

Estão confirmadas presenças de vulto como a Sociedade Central de Cervejas (Sagres), a Citroen, ou a Miele, e associações do sector: AHETA (Associação do Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), AIHSA (Associação dos Industriais, Hoteleiros e Similares do Algarve) e AEA (Associação Empresarial de Almancil).

A exposição será abrilhantada com uma série de iniciativas paralelas, tais como um concurso de cozinheiros aprendizes inter escolas, disputado entre alunos do curso de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e da Escola Profissional da Região do Alentejo.

Fonte:
Região Sul

Pista de Atletismo de Faro


No próximo dia 1 de Junho, aproveitando as comemorações do Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Faro inaugura a "Pista Municipal de Atletismo de Faro”, com actividades lúdicas e desportivas para as crianças.

D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz e Bispo Emérito de Díli também vai estar no próximo dia 1 de Junho em Faro nas comemorações do Dia Mundial da Criança e ao lançamento da campanha de solidariedade para com as crianças timorenses - Uma Criança Um Livro, campanha esta que tem como objectivo em que cada criança leve um livro novo ou usado e livro esse que depois será enviado para Timor-Leste.

Ler mais em:
Algarve Press

sexta-feira, 30 de maio de 2008

10.º Encontro de Coros Infantis & Juvenis

IV Festa da Juventude de Santa Bárbara de Nexe


A Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e a banda local “The FeedBack Band” vão realizar a IV Festa da Juventude de Santa Bárbara, no próximo sábado, 31 de Maio de 2008, a partir das 18:00 horas, no Largo do Rossio.

Vão actuar pela tarde e noite fora: Compact 2, Morais, 2+2 Band, Dalton’s, The Feedback Band, DJ Daniel D e DJ Sérgio Morgado.

A entrada é livre.

Fonte: Algarve Press

Dead Combo nos Artistas



Os Dead Combo vão realizar um concerto dia 31 de Maio às 23h na Sociedade Recreativa Artística Farense.

Músicas dos Dead Combo em:
MySpace

“Competição Portuguesa de Bartending Acexpo”


A Acexpo Ltd apresenta a “Competição Portuguesa de Bartending Acexpo”, que terá lugar durante a exposição “Hotel Algarve 2008” a decorrer no Estádio Algarve, Parque das Cidades, dias 1, 2 e 3 de Junho.

Aberta à participação de todos os interessados, a competição acontece no dia 3 após uma ronda de selecção de candidatos a ter lugar durante a manhã.

Para esta prova serão seleccionados 20 concorrentes para competir nas categorias de velocidade, freestyle e criatividade, consistindo a última categoria na criação de cocktails originais. O vencedor da competição receberá além de um troféu um prémio de 500 euros.

Refira-se que no dia 1, domingo, haverá uma demonstração de barmen profissionais, e no dia 2 um workshop de Bartending e Freestyle.

Para inscrições e mais informações os interessados devem contactar a Acespo pelo número: 93 841 84 72 ou mail: acexpo2008@gmail.com

Fonte:
Região Sul

quinta-feira, 29 de maio de 2008

X Campeonato Nacional Masters de Natação e o I Campeonato Nacional de Masters de Águas Abertas.


de 30 de Maio a 01 de Junho de 2008
X Campeonato Nacional de Masters
Piscina Municipal de Faro, FPN / ANAlgarve

01 de Junho de 2008
I Campeonato Nacional de Masters de Águas Aberta
Praia de Faro

KATICE - Grupo Vocal Feminino da Eslovénia

Preço:
€ 10,00 [Descontos: Maiores 65 anos: 25% | Menores 30 anos: €5,00]

DURAÇÃO DO ESPECTÁCULO:
60 M

Paulo Macedo fala de fiscalidade da UALG


O ex Director Geral dos Impostos, Paulo Macedo, vai estar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve para falar sobre fiscalidade e património cultural. O evento acontece dia 30 de Maio no auditório daquela faculdade a partir das 15:00 horas.

Paulo Macedo vai responder a questões como: "A política fiscal pode ter preocupações e objectivos culturais? Haverá alguma forma de a política fiscal contribuir para o estudo e para a salvaguarda do Património Cultural?”.

Fonte:
Região Sul

15º aniversário do curso de Design de Comunicação


Os alunos antigos e actuais do cursos de design da UAlg, mais os docentes e profissionais da respectiva área, vão comemorar o 15º aniversário do curso no Teatro Lethes em Faro, entre os dias 30 e 31 de Maio.

As comemorações incluem palestras e mostras de projectos, onde o design editorial, banda desenhada e animação vão estar em destaque.

Allgarve: programa é anunciado em Faro


O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e o vice-presidente do Turismo de Portugal, Frederico Costa, presidem esta sexta-feira em Faro à apresentação do programa de espectáculos Allgarve. A cerimónia acontece na Região de Turismo do Algarve.

Em 2008 vai haver mais “Allgarve” com um aumento de três para sete meses de duração e o dobro do número de eventos em relação ao último ano, num orçamento a rondar os quatro milhões de euros.

Ler mais em:
Região Sul

quarta-feira, 28 de maio de 2008

'IX Torneio de Voleibol 'Memorial Carlos João'


A todos aqueles que gostam de desporto e de ver o melhor que se faz pelo algarve, a não perder Hoje, dia 28 Maio de 2008, a ultima jornada da 2ª Fase do 'IX Torneio de Voleibol 'Memorial Carlos João'.

A.A.Ualg vs Os Yo - pelas 20.15h, Escola E.B. 2,3 Joaquim Magalhães

S. Francisco vs E.S.J.D - pelas 21.30h, Escola E.B 2,3 Joaquim Magalhães

Jogos estes que decidirão a disposição das equipas na 2 fase para as meias finais.


MEIAS FINAIS: 4 e 5 Junho - pelas 20.15h, Escola E.B 2,3 Joaquim Magalhães

FINAL E 3º E 4º LUGARES: 7 Junho - Pavilhão S.C. Farense

Referir que a final do Feminino realizar se à pelas 10.30h no mesmo local.
Partida dos 3º e 4º lugar - 14.30h
Final - 17.00h


A Ordem dos Franciscanos espera por ti para apoiar a NOSSA EQUIPA RUMO À FINAL DE DIA 7. Contamos contigo.


terça-feira, 27 de maio de 2008

"Ligados à Vida - A Missão dos Bombeiros na Saúde"


No âmbito do Ciclo de Palestras "Hoscult" decorre no próximo dia 28 de Maio, pelas 16:00 horas, no auditório do Hospital Central de Faro a palestra "Ligados à Vida - A Missão dos Bombeiros na Saúde".

Inserida nas comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, a iniciativa tem como objectivo prestar uma homenagem aos soldados da paz e dar a conhecer o importante trabalho desenvolvido pelos Bombeiros no sector da Saúde, destacando a sua actividade diária com as unidades hospitalares quer no âmbito do pré-hospitalar quer no transporte dos doentes.

A palestra conta com as intervenções do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Faro (BVF), Enf.º Aníbal Silveira, do Adjunto de Comando dos BVF, Richard Marques, e da Directora do Serviço de Urgência do Hospital Central de Faro, Dra. Dagoberta Lima.

Ler mais em:
Hospital Central de Faro

segunda-feira, 26 de maio de 2008

“Jus ou a Solidão da Justiça”

O grupo "teAtrito" em colaboração com o "CAPa"(Centro de Artes Performativas do Algarve) , vai estrear em Faro, no próximo dia 27 de Junho, às 22h, nas instalações do "CAPa", uma peça de teatro sobre a (in)Justiça, criada a partir da peça de teatro «Revisão da Sentença de Cristo», de João Luís Gonçalves, e de textos de Bertold Brecht e de Mário Puzo ("o Padrinho").

Trata-se de uma reflexão acerca de vários temas sobre a (in)Justiça, que inclui intervenções de presos da Cadeia de Faro.

Mais em:
Região Algarve

domingo, 25 de maio de 2008

Jovens farenses vão cada vez mais ao Teatro


O número de espectadores do Teatro Municipal de Faro com menos de 30 anos registou em 2007 um aumento de 99% em relação ao ano anterior.

Este crescimento de espectadores jovens no Teatro Municipal de Faro ficou a dever-se em grande parte ao aumento das actividades do serviço educativo, que cresceu 68% comparativamente a 2006. Ainda assim a presença dos jovens com menos de 30 anos aumentou também nos espectáculos destinados ao público em geral que receberam em 2007 mais 30% de jovens do que no ano de 2006.

No conjunto o Teatro Municipal de Faro teve no último ano mais 17% de espectadores do que o registado em 2006, num total de 42.245 espectadores.



Câmara Municipal de Faro adjudica infra-estruturas do Palácio de Estoi


A Câmara Municipal de Faro aprovou a adjudicação definitiva das obras de construção do acesso e execução da rede de saneamento básico do Palácio de Estoi, onde em breve abrirá através da Enatur a mais nova Pousada Histórica de Portugal.

As obras de infra-estruturas têm um prazo de execução de 90 dias e um custo global de 520 mil euros mais IVA e estão a cargo do Município de Faro.

Refira-se que o Palácio de Estoi foi adquirido em 1987 pela Câmara Municipal de Faro estando classificado como “Imóvel de Interesse Público”.

sábado, 24 de maio de 2008

Última Jornada

A última jornada da 1ª Divisão Distrital de Futebol irá ser:

FUTEBOL
Jornada 30ª

(1ª)Sporting Clube FarenseFarense 5-0 AlvorenseAssociação Cultural e Recreativa Alvorense 1º Dezembro(6ª) Estádio Algarve-17h

(15ª)Serrano Futebol ClubeSerrano 1-0 Faro e BenficaSport Faro e Benfica(11ª) Estádio Municipal S.Marcos da Serra -16h

(12ª)Grupo Desportivo e Cultural dos SalgadosSalgados 0-2 ArmacenensesClube Futebol «Os Armacenenses»(4ª) Complexo Desportivo da Penha-16h

Executivo Municipal recebe Sporting Clube Farense


As equipas de futebol júnior e sénior do Sporting Clube Farense serão recebidas no próximo Sábado, dia 24 de Maio, pelas 20 horas, pelo Executivo da Câmara Municipal de Faro no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em sessão de homenagem pelo êxito desportivo alcançado na presente época desportiva.

Refira-se que a equipa júnior subiu ao Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, enquanto a equipa sénior venceu o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, regressando, assim, aos nacionais de futebol, nomeadamente ao Campeonato Nacional da 3.ª divisão.

Subida de Divisão


Depois do Grupo Desportivo Atalaia, ter subido à 1ª Divisão Distrital de Futsal, do Sporting Clube Farense ter subido á 3ª Divisão Nacional de Futebol, foi a vez da equipa da Associação Académica da UAlg, conseguir no fim-de-semana passado a subida à 2ª Divisão de Futsal, por isso muitos PARABÉNS a estes clubes e que para a próxima época desportiva continuem com o sucesso que tiveram este ano.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

“Cidades Criativas”


Este Sábado, dia 24, vai decorrer na Biblioteca Municipal de Faro, pelas 21:30 horas, uma palestra para a apresentação das propostas para a requalificação da cidade de Faro e que conta com a participação de especialistas.

Esta palestra vem no âmbito do projecto “Cidades Criativas” e vai ser realizada pela turma turma E do 12º ano da Escola Secundária João de Deus, em parceria com a CMF.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

“Faro Aventura 2008”

De 23 a 25 de Maio, a aventura vai andar no ar, com actividades no Centro Náutico da Praia de Faro e no Vale das Almas.

Os três dias de “Faro Aventura 2008” são distintos entre si. O primeiro corresponde às farensíadas escolares, no segundo dia o evento tem o formato de troféu aventura e no último dia será posta em prática a relação das famílias do concelho com a actividade física desportiva.

Escolas em acção

No dia 23 de Maio, 120 alunos das escolas do 2º e 3º ciclos, do concelho de Faro, mostram o que valem em jogos de praia, canoagem, surf, bodyboard, vela, windsurf, jogos de dinâmica de grupos, caça ao tesouro, jogos de precisão, tirolesa, paralelas, gincanas, Himalaias, slide, rappel, escalada e BTT orientação, das 09h00 às 19h00.

Corrida contra o tempo

O segundo dia do certame é dedicado ao “2.º Troféu Faro Aventura 2008”. A prova integra quatro modalidades distintas em formato contra-relógio.

Com um número máximo de 30 inscritos, a prova é dividida em dois escalões: menores de 25 (inclusive) e maiores de 26 (inclusive); disputando-se das 08h30 às 16h00.

Uma aventura em família

O dia 25 de Maio é dedicado à “Aventura Familiar”, com as famílias a formarem equipas de três elementos. A idade mínima de participação é de oito anos e a as actividades incluem jogos de praia, canoagem, jogos desportivos, vela e windsurf, das 09h00 às 13h00.

Os interessados em participar no “Faro Aventura 2008” devem inscrever-se na Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro (telefone 289897425), localizada na Av. Cidade Hayward, Piscinas Municipais de Faro.

Fonte: Observatório do Algarve

quarta-feira, 21 de maio de 2008

EXPOFARO: Algarve Aventura


1ª Feira de Desporto, Aventura e Lazer, que irá juntar várias modalidades desportivas no mesmo espaço.

terça-feira, 20 de maio de 2008

"Os Sabores e Essências do Douro"


A Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Faro é a próxima a receber os sabores e essências do Douro, no próximo dia 21 de Maio, a partir das 14:30 horas. A iniciativa insere-se num ciclo de seminários que o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto está promover nas escolas de hotelaria portuguesas.

Durante o encontro, os alunos vão aprender a combinar pratos diversos, desde as entradas às sobremesas, com os sabores dos vinhos da região do Douro e Porto. Desta vez, a escolha das harmonizações está ao cargo da criatividade dos alunos.

Fonte:
Região Sul

INOVAgro: “Inovação &Gestão agrícola”


A Universidade do Algarve vai receber um seminário focado na inovação e gestão agrícola, organizado pela Associação Internacional de Estudantes de Agricultura.

Discutir os métodos e modelos em gestão de empresas, a gestão sustentável dos espaços rurais e a importância da tecnologia na gestão da empresa agrícola, o apoio à decisão ou as ferramentas informáticas de apoio à gestão, são alguns dos temas do seminário INOVAgro: “Inovação &Gestão agrícola”.

Ver programa em: Algarve Digital

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Arena de Faro Bicampeã de Boxe


Parabéns à equipa feminina do Arena de Faro que se sagrou bicampeã nacional de boxe, equipa esta que é orientada pelo treinador Walter Pestana.

domingo, 18 de maio de 2008

VI Internacional Symposium on Mineral Nutrition of Fruit Crops


Perto de 200 investigadores de 20 nacionalidades são esperados na UAlg de 19 a 23 de Maio, no Grande Auditório, no Campus de Gambelas, para participarem no VI Internacional Symposium on Mineral Nutrition of Fruit Crops, o mais importante congresso internacional sobre nutrição de árvores de fruto e pequenos frutos, que se realiza este ano pela primeira vez na Europa.

O encontro – cuja sessão de abertura terá lugar na próxima segunda-feira, dia 19 de Maio, pelas 10h30 –, está organizado em quatro grandes temas diários. Assim, o primeiro dia será dedicado ao uso e gestão da água, seguindo-se o debate sobre o estudo do comportamento dos nutrientes na planta. No terceiro dia de trabalho estarão em foco as implicações da fertilização no ambiente e a fertilização orgânica e, por fim, os participantes debruçar-se-ão sobre a qualidade e sua relação com a saúde humana.

Mais informação em:
Univ. Alagarve

Ecoteca de Faro



No dia 19 de Maio vai ser inaugurado o espaço Ecoteca na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, surgindo este espaço num acordo entre a CMF e o Fórum Algarve.

A inauguração estão está marcada para as 15h e onde vão estar presentes representantes de várias bibliotecas municipais algarvias e das escolas do concelho de Faro

Oficina de Costura


A delegação de Faro do Instituto Português da Juventude promove uma Oficina de Costura Maio Jovem, de 19 a 25 de Maio.

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Costura integrada no programa da 17ª edição do Maio Jovem.

A oficina decorre de 19 a 25 de Maio, sob o lema “Lança um novo olhar para o teu guarda-roupa e aprendendo a costurar, transforma-o de acordo com as novas tendências”, refere o IPJ.

Esta formação tem como objectivo principal dotar os participantes das noções básicas de costura através do método “aprender fazendo”, explorando materiais têxteis diversos, equipamentos e, por fim, realizar e transformar vestuário.

As técnicas do dedal e da agulha vão ser transmitidas por Esmeralda Bisnoca, nome artístico com que assina os seus Trabalhos enquanto figurinista de teatro.

Para mais informações e inscrições, deverão os interessados contactar a Direcção Regional do Algarve do Instituto Português da Juventude, na Rua da PSP (junto à Alameda), telefone 289891820 ou e-mail ipj.faro@ipj.pt.

Fonte: Observatório do Algarve


sábado, 17 de maio de 2008

Sábado Desportivo

Os jogos dos clubes de futebol da cidade de Faro a realizar-se hoje são:

Futebol
1ª Divisão Distrital

(7ª)Guia Futebol ClubeGuia 1-1 FarenseSporting Clube Farense(1ª) Complexo Desportivo Arsénio Catuna (16h)
(11ª)Sport Faro e BenficaFaro e Benfica 2-3 CastromarinenseUnião Desportiva Castromarinense(3ª) Campo Horta da Areia (16h)
(6ª)Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1º DezembroAlvorense 3-1 SalgadosGrupo Desportivo e Cultural dos Salgados(12ª) Estádio da Restinga (16)


Futsal
3ª Divisão Série D
(26ª Jornada) (última jornada)

(2ª)Associação Académica Universidade AlgarveUniv. Algarve 2-2 Fabril BarreiroGrupo Desportivo Fabril do Barreiro(7ª) Pavilhão Afonso III (16h)


1ª Divisão Distrital
(22ª Jornada) (ultima jornada)

(4ª)S.Pedro 4-5 SilvesSilves Futebol Clube(7ª)


“1ª Feira sobre Rodas – Um dia diferente”



Dia 18 de Maio tem lugar no Parque das Cidades a “1ª Feira sobre Rodas – Um dia diferente”, evento que pretende levar a população a uma visita ao certame enquanto pode comprar ou vender um carro e objectos de segunda mão. Das 8:00 às 14:00 horas.

Quem for vender, terá de fazer uma inscrição e ser-lhe-á atribuído um espaço onde colocará a sua viatura e apresentará os seus bens para venda. Quanto aos visitantes terão entrada livre.

No espaço da feira vão estar também animadores de rua com demonstrações variadas e a presença de associações de vários sectores sociais.

O objectivo é complementar uma feira tipo “Car Boot Sale – Feira sobre rodas”, com as actividades complementares.

Fonte:
Região Sul

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Novas superficies comerciais


A cidade de Faro vai ter mais 3 superfícies comerciais, a primeira superfície a abrir vai ser já em Setembro, e vai ser um "Pão de Açúcar", com uma área de 1499 m2 que se vai localizar no 1º piso do Mercado Municipal de Faro, a instalação desta superfície no Mercado Municipal tem como objectivo, chamar mais pessoas ao Mercado e ajudar a resolver o problema financeiro do respectivo mercado.

As outras duas superfícies comerciais a abrir, vai ser um "Pingo Doce" com uma área de 1250 m2 no Montenegro e um "Aldi" no Vale da Amoreira.

Na baixa de Faro a loja da "Pull & Bear" irá ser ampliada e irá também abrir uma loja de perfumes da "Quinta Essência".

quinta-feira, 15 de maio de 2008

“Gestão do Conhecimento e da Informação”


No dia 16 de Maio, a partir das 18h00, no Auditório Vermelho da Faculdade de Economia da UAlg, o Prof. José Tribolet, professor do Instituto Superior Técnico e presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, vai falar sobre “Gestão do Conhecimento e da Informação”.

Fomentar o conhecimento e o debate sobre competitividade, empreendedorismo, sustentabilidade, sistemas de informação geográfica e políticas regionais de inovação, entre outros temas, são os objectivos principais do ciclo Innovation for Development at Universidade do Algarve – International Conference Series, evento promovido pela UAlg numa organização conjunta do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) e o do Centro Regional para a Inovação do Algarve (CRIA).

Para atingir tais objectivos, o ciclo conta com a participação de um painel de oradores de prestígio internacional distribuídos por sete conferências, que decorrerão ao longo de seis sextas-feiras nos meses de Maio e Junho, todas de entrada livre.

Programa em:
Univ. Algarve

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Concurso de DJ’s “Maio Jovem”


O Concurso de DJ’s pretende dar oportunidade a jovens valores desta área de se apresentarem ao público. Este ano, a Discoteca Kadoc associou-se ao evento, permitindo assim que o prémio para o vencedor seja a apresentação do seu trabalho nesta discoteca da região algarvia.

O concurso destina-se a todos os DJ’s que não tenham qualquer contrato discográfico. Dos concorrentes serão pré-seleccionados três que se apresentarão ao público no dia 21 de Maio, no IPJ em Faro, e dos quais será designado, pelo júri, o vencedor.

Refira-se, os interessados devem inscrever-se no concurso até ao dia 15 de Maio. Para informações sobre o regulamento devem contactar a Direcção Regional do IPJ do Algarve através do telefone 289 891820, ou através do endereço electrónico ipj.faro@ipj.pt.

Fonte:
Região Sul

“Framing – Fotografias contemporâneas”

A Biblioteca Central da Universidade do Algarve é palco da exposição “Framing – Fotografias contemporâneas”, entre 15 de Maio a 15 de Junho. A mostra é da autoria de alunos do Curso de Design de Comunicação da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve.

As profissões são o mote para esta exposição de trabalhos desenvolvidos na Unidade Curricular de Fotografia, através da técnica digital, que expressam poeticamente os aspectos mais marcantes dos diferentes ofícios retratados.

Fontes:
Região Algarve

Visita ao Teatro das Figuras


Dia 15 de Maio

VISITAS DAS 10H00, 11H15 E 14H30:
ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
PREÇO: €3,00 [COM ENTRADA GRATUITA PARA PROFESSORES E ACOMPANHANTES]

VISITA DAS 18H00:
PÚBLICO EM GERAL
PREÇO: €3,00

terça-feira, 13 de maio de 2008

“Litoral e Temporal… Evolução e Destruição”


O Prof. Óscar Ferreira, docente e investigador da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (FCMA) da UAlg, é o orador convidado da próxima edição do Café Oceano, que terá lugar a 14 de Maio, no Café Aliança, a partir das 18h30. Nesta edição do 3º aniversário do Café Oceano, Óscar Ferreira vai falar sobre aquela que é a sua especialidade, gestão costeira.

A evolução da zona costeira é em grande parte efectuada por impulsos, associados a eventos de tempestade, que deixam marcas permanentes da sua actuação (por exemplo, recuo de arribas) ou que, com o tempo, são mascaradas pela acção de outros mecanismos (como pela recuperação dunar).

Esta evolução é natural e deve ser encarada como tal na perspectiva geológica, sendo responsável pelo modelado da costa que hoje conhecemos, incluindo nessa paisagem muitas das atracções turísticas do Algarve: as arribas vermelhas de Vale do Lobo e Falésia, as grutas da Ponta da Piedade ou o declive abrupto e majestoso das falésias de Sagres.

Sobre o Café Oceano
O Café Oceano nasceu de uma ideia original dos alunos de Oceanografia da FCMA e da Prof.ª Cristina Veiga Pires, também docente naquela faculdade, com o objectivo de debater assuntos relacionados, justamente, com o oceano. Decorre normalmente uma vez por mês, ao fim do dia, num café de Faro.

Ler mais em: Univ. Algarve