domingo, 4 de maio de 2008
Homenagem a Pinheiro e Rosa na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal António Ramos Rosa realiza no próximo dia 5 de Maio às 18h uma conferência sobre a vida e obra de Pinheiro e Rosa, proferida por Teodomiro Neto.
A iniciativa insere-se nas comemorações do centenário do seu nascimento e pretende homenagear o conhecido farense pela acção cultural que desenvolveu ao longo da sua vida.
José António Pinheiro e Rosa, escritor, compositor, investigador e professor, nasceu na capital algarvia, a 5 de Maio de 1908 e faleceu na mesma cidade em 1995.
Estudou no Seminário de S. José em Faro, onde terminou o curso de Teologia. Aí foi professor durante alguns anos e foi ordenado padre em 1930. Como sacerdote exerceu os cargos de capelão da Santa Casa da Misericórdia de Faro e de escrivão da Câmara Eclesiástica da mesma diocese.
Foi organista e compositor, sendo autor de algumas peças musicais de carácter religioso. Dedicou-se também ao estudo da arte sacra no Algarve, devendo-se-lhe em 1940, por ocasião das Comemorações dos Centenários a organização e os catálogos da Exposição de Arte Sacra do Algarve e em 1951 a I Exposição Algarvia de Arte Carmelita, ambas realizadas em Faro.
Em 1954 abandonou a vida eclesiástica, passando a dedicar-se ao ensino particular que exerceu na cidade de Lagos entre 1954 e 1965. A convite da edilidade farense, regressou à sua cidade natal em 1966, para ser director da Biblioteca e dos Museus Municipais da cidade. Foi ainda professor da Escola Tomás Cabreira, de Faro, entre 1967 e 1975.
Entre 1967 e 1975 foi responsável pelas ruínas romanas de Milreu. Foi também o fundador e director dos Anais do Município de Faro, publicando 15 volumes de 1969 a 1983.
Em 1978, dedicou-se em exclusivo à direcção dos Museus Municipais de Faro, cargo em que se manteve até 1983.
Em 1985, foi eleito para a Academia Portuguesa da História e a sua obra foi evidenciada no decorrer desse ano, durante um jantar promovido pelo Rotary Club de Faro.
Dedicou mais de meio século da sua vida à investigação da história do Algarve, publicando dezenas de trabalhos apresentados em congressos e dispersos por revistas e jornais, muitas vezes sob os pseudónimos “Álvaro Valadares” e “Álvaro Pais”.
Entre muitas outras homenagens, o professor Pinheiro e Rosa foi laureado com a Medalha de Ouro da Cidade de Faro.
Fonte:
Região Sul
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário