quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Café Aliança em risco de fechar

O centenário Café Aliança na baixa de Faro corre o risco de fechar. Em causa está uma ordem de despejo sobre o arrendatário. O tribunal deu razão ao senhorio que se queixa de atrasos no pagamento das rendas.
A notícia é avançada pela Lusa, que ouviu o responsável pela exploração do café desde 2001, Manuel Lopes, afirmar que as rendas foram pagas sempre até ao dia 8 conforme acordado verbalmente. Mas o senhorio quererá no primeiro dia do mês.
O presidente da Câmara de Faro, José Apolinário, já contactou o senhorio, o inquilino e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico na tentativa de garantir a defesa do património do café.
"Independentemente de quem seja o proprietário, é importante manter a utilização do espaço como café, que está inserido numa área classificada e cujo património é de grande valor", sublinhou o edil farense.
O café Aliança é um dos mais antigos do país, a par d'A Brasileira, em Lisboa, e do Majestic, no Porto. Noutros tempos foi palco de tertúlias de intelectuais e visitado por ilustres como Fernando Pessoa, Marguerite Yourcenar ou Simone de Beauvoir.
Com o eventual desaparecimento do Aliança ficam ainda em causa 15 postos de trabalho. Manuel Lopes diz que não coloca de parte a ideia de fazer uma espécie de “minicafé” Aliança no espaço contíguo ao café, que pertence a outro proprietário.

Sem comentários:

Enviar um comentário