30 Novembro 2009 .
21:30 . Auditório Pedro Ruivo
Os Concursos de fado amador no Algarve começaram à cerca de 20 anos e, pela mão de um algarvio de seu nome VALENTIM FILIPE.
Embora oriundo de uma formação académica diferente e mais no sentido clássico por via dos Conservatórios de música, cedo este músico viu neste género musical grandes possibilidades de lhe dar mais riqueza, sendo a inclusão de outros instrumentos uma dessas vias, embora sem nunca abdicar das tradicionais guitarra e viola.
Há cerca de treze anos, Valentim Filipe organizou o 1º Concurso de fado amador no sistema de eliminatórias, onde se apuram candidatos à final normalmente realizadas na sede do concelho. Desde então os concursos têm proliferado por toda a região, dando assim hipótese a pessoas de, pelo menos uma vez na vida, concretizarem o sonho de subir a um palco e cantar.
Outra das características destes eventos tem sido a descoberta de jovens para o fado e, hoje esta região pode orgulhar-se de possuir um naipe de novos valores tais como Filipa Sousa, Pedro Viola, Isa Brito, Raquel Peters, e ainda outros que em nada ficam a dever em termos de qualidade a alguns mais mediáticos.
Este novo projecto consiste em reunir os vencedores desses concursos concelhios e não só, para a disputa de uma finalíssima e que tem como sub título - 2ª GRANDE NOITE DE FADO DO ALGARVE.
A título de curiosidade lembramos que a 1ª edição realizou-se no ano passado, no Cine-Teatro Louletano, em Loulé.
JÚRI DO CONCURSO:
- Teresa Tapadas (Fadista) - Presidente de Júri
- Filipa Sousa (Fadista)
Conservatório Regional do Algarve Maria Campina)
Sem comentários:
Enviar um comentário