quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

MISSISSIPPI GOSPEL CHOIR

MISSISSIPPI GOSPEL CHOIR

Câmara Municipal de Faro não aumenta tarifário do Minibus em Janeiro 2009

O município de Faro não vai actualizar o tarifário do sistema de transporte público de minibus em Janeiro do próximo ano, de maneira a ajudar os principais utilizadores deste serviço, os jovens e idosos.

Este serviço representa uma despesa anual de 833 mil euros por ano, face a uma receita anual de venda de bilhetes e passes de 360 mil euros.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Passagem de Ano em Faro


Programa:

22h30- Passion Cubana
00h00- Espectáculo piromusical (sincronização do fogo-de-artifício com música)
00h20- José Cid
2h15- Dj Christian F.
4h00- Dj King Bizz

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O QUEBRA-NOZES - Companhia Nacional de Bailado

Quebra-noxes

Teatro das Figuras
Dia 30 de Dezembro de 2008 às 18H00 e às 21H30

Unidade de Saúde Familiar Farol abre em Faro dia 30

A abertura oficial da Unidade de Saúde Familiar Farol (USF Farol), que irá funcionar no Centro de Saúde de Faro, vai ter lugar na próxima terça-feira, dia 30 de Dezembro, pelas 11:30 horas, em cerimónia que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário.

De acordo com a ARS do Algarve, esta unidade reúne “uma equipa multidisciplinar composta por sete médicos, sete enfermeiros e seis administrativos”, num novo modelo de prestação de cuidados que favorece a possibilidade de trabalhar em equipa de forma eficaz e organizada, prestando assim cuidados de saúde de forma “mais personalizada e humanizada”.

Cumprindo a sua actividade de carteira básica, a USF Farol terá como coordenadora a Dra. Helena Boavida, que irá procurar obter uma maior capacidade de resposta, garantindo mais acessibilidade, mais proximidade e maior qualidade para os cuidados de saúde.

A todos os seus utentes a unidade oferece um vasto conjunto de actividades expressas no seu plano de acção, e pretende garantir sempre uma resposta a todos os utentes que necessitem de atendimento não programado, mesmo que o seu médico ou enfermeiro não estejam presentes, havendo uma garantia de acessibilidade através do regime de intersubstituição.

Saliente-se também que a USF Farol disporá de “uma aplicação informática para apoiar toda a actividade assistencial e coexistirá com os serviços já existentes no Centro de Saúde” e o seu horário de funcionamento será das 08:00 às 20:00 horas nos dias úteis, aos sábados e domingos está aberta das 08:00 às 14:00 horas.

A USF Farol será a sexta Unidade de Saúde Familiar a entrar em funcionamento na região algarvia, depois da USF Âncora em Olhão (aberta em Outubro de 2006), da USF Al-Gharb em Faro (aberta em Outubro de 2007), da USF Balsa em Tavira (em Dezembro de 2007), da USF Mirante em Olhão (em Maio de 2008) e da USF Monchique (em Julho de 2008).

De acordo com fonte da ARS do Algarve, até final do 1º semestre de 2009 está prevista a abertura de mais uma unidade, em Faro, a USF Ria Formosa.

Fonte: Região Sul

sábado, 27 de dezembro de 2008

Sábado desportivo

FUTEBOL

Taça do Algarve-
2ª Eliminatória (27-12-2008)
(3ª Divisão Série F)Sporting Clube FarenseFarense 2-0 GuiaGuia Futebol Clube(1ª Divisão Distrital) (Estádio Algarve- 15h) Faro
(2ª Divisão Distrital)União Desportiva MessinenseMessinense B 0-3 Faro e BenficaSport Faro e Benfica(1ª Divisão Distrital) (Estádio Municipal de Messines- 18h) Messines


Futsal

Taça do Algarve-
2ª Eliminatória (27-12-2008)
(1ª Divisão Distrital)
São Pedro Futsal Clube de FaroS. Pedro 5-6 AAUAlgAssociação Académica Universidade Algarve(2ª Divisão Série B) (Pavilhão Afonso III- 17h) Faro
(1ª Divisão Distrital)Atalaia 8-3 Santo EstêvãoCasa do Povo de Santo Estevão(1ª Divisão Distrital) (Pavilhão Afonso III- 19h) Faro

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Fundações nacionais deverão «alimentar» o novo Museu de Faro

A antiga Fábrica da Cerveja aproveitou muralhas do castelo de FaroAs fundações Calouste Gulbenkian, Serralves e Berardo podem vir a ser parceiras privilegiadas do futuro Museu de Arte Contemporânea de Faro.

A Câmara da capital algarvia já está a desenvolver contactos com estas entidades e espera, com a sua colaboração e com acordos com coleccionadores privados, conseguir criar no Algarve «um museu de dimensão internacional».Justificar completamente

Segundo revelou ao «barlavento» o presidente da Câmara de Faro José Apolinário, o museu, cujo projecto de arquitectura foi recentemente aprovado em reunião de Câmara de Faro e o que nosso jornal divulga em primeira mão, deverá vir a ser gerido, também ele, por uma fundação. A data desejada para a abertura do espaço cultural é o dia «7 de Setembro de 2011».

O ponto de partida para o projecto arquitectónico agora elaborado pela empresa Hartmann+Cid foi o estudo prévio para recuperação e transformação da antiga Fábrica da Cerveja Portugália, na Vila-Adentro da capital algarvia, que já havia sido encomendado pela Câmara na altura em que Luís Coelho ainda era o presidente da autarquia.

Como se pode ler na descrição do projecto de arquitectura, a que o «barlavento» teve acesso em primeira mão, no espaço museológico propriamente dito não serão «subdivididas as salas de exposição segundo a designação clássica de Permanentes ou Temporárias». Algo que está ligado à própria filosofia do museu, que se baseará, em grande parte, em colecções de «instituições congéneres».

A área museológica vai ocupar o piso zero e 2. O piso 1 será dedicado a armazenagem e logística. No rés-do-chão, além de uma recepção com diversas valências, destaque para a designada «Sala de Exposição Especial», que ocupará a torre de 16 metros de altura ali existente. Esta será uma das três salas de exposição deste piso.

Nos pisos 2 e 3, «no corpo adossado à muralha Noroeste, ficarão instalados, respectivamente, «o Serviço educativo e os Serviços Administrativos». O piso 2 contará ainda com quatro salas de exposição.

A opção pela criação de uma Fundação para gerir estas valências, em detrimento de uma empresa municipal, «está intimamente ligada à experiência do Teatro Municipal».

«Estamos a analisar os prós e contras de criar uma Fundação. Queremos criar uma estrutura que permita ter uma gestão financeira autónoma. A nossa experiência leva-nos a apontar para a instituição de estruturas autónomas, que possam beneficiar do mecenato social», revelou José Apolinário.

À luz da nova lei das Finanças Locais, as empresas municipais não podem recorrer a financiamento através da Lei do Mecenato. Uma situação que já foi denunciada há muito pelo presidente do Conselho de Administração do Teatro Municipal de Faro e que tem dificultado a vida aos gestores deste espaço cultural.

Além de garantir a possibilidade de recorrer a mecenas, que poderiam contribuir com verbas para a gestão cultural e programação do espaço, a autarquia está já a mover-se noutros campos, desta feita para garantir a qualidade das obras em exposição.

«Temos vindo a trabalhar com as Fundações Gulbenkian, Serralves e Berardo». «Nós temos algumas colecções. Mas pretendemos trazer colecções de itinerância. Já pedimos a colaboração destas entidades», contou o autarca.

Quanto à possibilidade de o futuro Museu de Arte Contemporânea de Faro vir a contar com colecções privadas, José Apolinário considera essa hipótese, mas prefere não se adiantar.

«Isso faz parte do programa museológico, que está agora a ser elaborado. Será ele que vai proceder ao desenvolvimento do trabalho do museu. Todavia, haverá espaço para exposições individuais», revelou.

Entretanto, a Câmara de Faro já incluiu esta obra nas Grandes Opções do Plano para 2009. Até 2011, caso queira cumprir o objectivo de abrir o espaço ao público no dia da Cidade de Faro desse ano, terá de conseguir garantir os quatro milhões de euros que se estimam necessários para recuperar a velhinha Fábrica da Cerveja e transformá-la num moderno museu.

«Já apresentámos o projecto ao ministro da Cultura e à Comissária Europeia para a Política Regional, que o viram com muito bons olhos. Também temos tido o apoio de figuras de topo da área cultural. Ainda ontem [domingo] a doutora Raquel Henriques expressou na televisão a defesa do museu», disse.

Fonte: Barlavento Online

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Tenham Todos Um Feliz Natal

Requalificação e Ordenamento da Frente de Mar da Praia de Faro



Nuno Brandão Costa é o vencedor do concurso de ideias para a Praia de Faro, lançado em Julho passado pela Direcção Regional de Economia do Algarve (DREALg), com vista a seleccionar a melhor proposta de ideias para a requalificação e ordenamento da frente de mar.

Com este concurso pretende-se estabelecer um programa base de intervenções destinadas a Justificar completamenteconstituir as linhas de orientação de futuros Planos Municipais de Ordenamento e de outros projectos da autarquia.

O vencedor pretende conseguir com esta proposta, com parque de estacionamento nas proximidades do Aeroporto de Faro e com uma nova ponte sobre a Ria Formosa, a ideia de um novo Ambiente.

Propõe-se assim “o desenho de um Sistema, que se desenvolve na geometria linear do Sítio, alastrando-se sobre o território a intervir, acompanhando o sentido longitudinal dos elementos naturais existentes, a ampliar na sua visibilidade e presença” diz o comunicado descritivo do projecto.

O arquitecto sugere ainda que o sector mais urbanizado da Ilha se estenda através um pavimento uniforme em calçada de pedra da região, para assim se converter uma estrada urbana numa série linear de passeios e ciclovia.

O objectivo da proposta é potenciar a paisagem e o seu carácter único, nivelando-se um plano que desenvolve uma estrutura horizontal que integra a resolução do programa: os acessos, os novos equipamentos, o sistema de mobilidade (ciclovia, TRAM, pedonal, trânsito mecânico condicionado), as novas construções (para realojamento), as praças, os pavimentos, os acessos à praia, os apoios de praia e os equipamentos associados, os cais de ria, a nova ponte e o parque de estacionamento.

Nuno Brandão Costa aponta ainda para novas dunas que vão ser criadas nos espaços demolidos, iniciando-se desta forma o processo de renaturalização da ilha.

Fonte: Região Sul

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Lar e residência autónoma da APPC Faro serão realidade em 2010

Antevisão do Lar-residência da APPC em FaroAs obras de construção do novo Lar Residencial e Residência Autónoma da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro vão arrancar já no primeiro trimestre de 2009 e devem acabar em 2010.

A infra-estrutura, um antigo sonho de responsáveis e beneficiários desta associação, vai permitir albergar 25 pessoas, cinco das quais em regime de autonomia quase completa, em duas estruturas distintas.

No Lar que irá ser construído vão ser acolhidos «20 jovens com grande incapacidade», revelou ao «barlavento» a directora da APPC Faro Graciete Campos. Alguns deles têm pais «na casa dos 70 ou 80 anos», que vivem angustiados com o destino dos seus filhos, quando falecerem.

Com estes vinte lugares em lar, a APPC Faro vai conseguir dar resposta a alguns destes casos e dar esperança às suas famílias. Já a segunda estrutura vai permitir que outros cinco jovens que sofrem de paralisia cerebral possam viver as suas vidas de forma quase totalmente independente.

A residência autónoma, com cinco lugares, é «um projecto inovador». «Trata-se de um grupo de cinco jovens com um projecto de vida bem definido. Vão viver juntos e cuidar de si próprios, já que têm autonomia suficiente para fazer muitas coisas, desde a sua higiene pessoal até cozinhar, entre outras», revelou.

Apesar de ganharem a sua independência, não vão deixar de ter o apoio de técnicos especializados. «Haverá sempre um técnico de acção social por perto, para lhes dar o suporte de que necessitarem», revelou.

O projecto, a ser implantado na Urbanização do Boniche, no Montenegro, em Faro, vai ser apoiado pelo Programa Pares II e tem um custo estimado de 800 mil euros. Destes, cerca de 300 mil virão do Estado e outros 200 mil da Câmara de Faro. A restante verba vai ter de ser garantida pela própria instituição.

Algo que, em tempo de crise, não é fácil. Esta é uma instituição sem fins lucrativos que apoia, actualmente, 280 utentes de todo o Algarve. Uma tarefa que só é feita através do centro que conseguiu construir em Faro há alguns anos e graças aos 72 funcionários. Tendo isto em conta, as ajudas são sempre bem vindas.

«O apoio que temos tido da Câmara de Faro, da Segurança Social e do Governo Civil tem sido inestimável», frisou Graciete Campos.

Fonte: Barlavento Online

José Vitorino diz que a câmara está à beira do “maior desastre financeiro” de sempre


O vereador independente e anunciado candidato às próximas eleições para a Câmara Municipal de Faro, José Vitorino, diz em comunicado que a autarquia está à beira “do maior desastre financeiro” de sempre.

“As práticas erradas do Dr. José Apolinário durante o mandato provocaram um ‘caldo explosivo’ que está a atirar a câmara para o maior desastre financeiro da sua história”, refere, acrescentando que a situação “compromete o futuro do município e dos munícipes”.

José Vitorino salienta que “o descalabro e manipulação são totais”, justificando que Apolinário, “num acto da maior gravidade”, terá apresentado num espaço de oito dias, em reuniões de câmara, “duas ‘contabilidades’ diferentes para a autarquia, com uma diferença de 40 milhões de euros”.

“Uma, dia 2 de Dezembro, destinada a algumas entidades oficiais com objectivos específicos, ‘feita por medida’ e com uma previsão de receita/despesa da ordem dos 37 milhões, e outra, dia 11, no Orçamento com fins de campanha eleitoral, com uma previsão de receita/despesa de 78,7 milhões!”, alega o vereador independente.

O ex-presidente da câmara considera, em relação às Grandes Opções do Plano e Orçamento, que está aberto “um buraco/cratera de 60 milhões de euros, em que despesas que são reais são cobertas com ‘receitas fantasmas’”.

Fonte: Região Sul

domingo, 21 de dezembro de 2008

Concerto de Natal

http://www.coralossonoba.com/images/stories/eventos/natal2007_lightbox.jpg

Faro vai ter campos de padel

Ver imagem em tamanho grandeOs primeiros campos de padel em Faro vão ser inaugurados no próximo dia 22, com a realização do 1.º Torneio de Padel de Natal.

O equipamento integra o complexo do Centro de Ténis de Faro, situado em Gambelas.

Após a inauguração oficial, decorre o jantar de natal do emblema farense e o torneio, até às 24:00 horas.

Fonte: Região Sul

sábado, 20 de dezembro de 2008

Desporto para o Fim-de-Semana

FUTEBOL

3ª Divisão Série F-
Jornada 14 (21-12-2008)
(13ª)
Juventude Sport CampinenseCampinense 1-3 FarenseSporting Clube Farense(6ª) (Estádio Municipal de Loulé- 15h) Loulé

1ª Divisão Distrital- Jornada 13 (20-12-2008)
(6ª)Sport Faro e BenficaFaro e Benfica 5-3 QuarteiraQuarteira Sport Clube(16ª) (Campo Horta da Areia- 15) Faro
(14ª)Ginásio Clube TaviraGin. Tavira 1-1 SalgadosGrupo Desportivo e Cultural dos Salgados(7ª) (Estádio Ginásio Clube Tavira- 15h) Tavira

2ª Divisão Distrital- Jornada 10 (21-12-2008)
(8ª)Padernense ClubePadernense 0-4 CulatrenseClube União Culatrense(2ª) (Estádio João Campos- 15h) Paderne
(1ª)Imortal Desportivo ClubeImortal 4-1 11 EsperançasFutebol Clube 11 Esperanças(7ª) (Estádio Municipal de Albufeira- 15h) Albufeira


FUTSAL

2ª Divisão Série B-
Jornada 11 (20-12-2008)
(10ª)
Associação Académica Universidade AlgarveAAUAlg 4-3 AMSACAssociação de Moradores de Santo António dos Cavaleiros(8ª) (Pavilhão Afonso III- 19h) Faro

1ª Divisão Distrital- Jornada 7 (20-12-2008)
(8ª)Clube Desportivo Recreativo Pedra MourinhaPedra Mourinha 1-2 S. PedroSão Pedro Futsal Clube de Faro(2ª) (Pavilhão CDR Pedra Mourinha- 18h30) Pedra Mourinha
(9ª)Putos da Rua Futebol ClubePutos da Rua 2-3 Atalaia(1ª) (Pavilhão Municipal de Castro Marim- 19h) Castro Marim



Comemorações dos 50 Anos da Casa do Povo de Conceição de Faro


A Casa do Povo de Conceição de Faro comemora este domingo, 21 de Dezembro, 50 anos de existência, com um conjunto de iniciativas que decorrem durante a manhã.

Pelas 10 horas decorre a recepção dos convidados na sede da Instituição e, meia hora depois, será descerrada a placa comemorativa do aniversário no Salão. Às 11 horas será celebrada uma missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Para completar as comemorações, pelas 12 horas, actua o Grupo Coral Ossónoba Juvenil e o Rancho Folclórico Infantil da Casa do Povo de Conceição de Faro, havendo ainda uma demonstração de capoeira e de danças de salão.

Fonte: Região Sul

Faro vai ter carro CSI

A Polícia Judiciária de Faro vai receber, a par com outras directorias nacionais, um veículo para efectuar investigações nas cenas de crime.

Equipamentos para detectar impressões biológicas e digitais ou para determinar a trajectória de uma bala são algumas das ferramentas que vão equipar as 12 novas viaturas de cena de crime (Crime Scene Investigation - CSI) apresentadas sexta-feira pelo ministro da Justiça, Alberto Costa.

Fonte: Observatório do Algarve

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

1ª Grande Gala de Natal





adquira o convite para garantir a sua presença: Metrisevents

Música na Casa do Povo de Estoi

ESTRANHA FORMA DE VIDA - Companhia de Dança do Algarve

ESTRANHA FORMA DE VIDA - Companhia de Dança do Algarve

Mais um espectáculo da Companhia de Dança do Algarve

Teatro das Figuras no dia 20 de Dezembro de 2008 às 21H30



Grupo Coral Ossónoba

Dia 20 de Dezembro o Grupo Coral Ossónoba, irá dar um concerto na Igreja de S. Francisco, pelas 21h30, onde haverá ao mesmo tempo uma angariação de fundos para as missões em África.

Construção do Hospital Central do Algarve já pode arrancar

http://ww1.rtp.pt/noticias/images/articles/343554/Hospital_Faro.jpgJá foram publicadas em Diário da República as alterações ao Plano de Pormenor do Parque das Cidades, o que permite aumentar o volume e a área de construção do Hospital Central do Algarve conforme foi solicitado pelo Ministério da Saúde.

Fonte da autarquia de Faro explica que as alterações consistiram essencialmente na localização de um complexo de unidades de saúde, da qual faz parte o Hospital Central do Algarve e o Laboratório de Saúde Pública, e afectação de parte dos estacionamentos existentes no parque central/norte àquela unidade de saúde.

A autarquia salienta que com a publicação em Diário da República “estão reunidas todas as condições legais para o arranque do Hospital Central do Algarve, obra da responsabilidade do Ministério da Saúde que deverá ter lugar em 2009”.

A publicação surge depois de cumpridas todas as formalidades legais, designadamente quanto à emissão de pareceres e discussão pública, aprovação das alterações pelas Câmara Municipais de Faro e Loulé e pelas respectivas Assembleias Municipais, primeiro pela Assembleia Municipal de Faro a 25 de Novembro, e depois pela Assembleia Municipal de Loulé a 28 de Novembro.

Fonte: Região Sul

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

"DOM QUIXOTE"

http://www.teatromunicipaldefaro.pt/teatro/Upload/Eventos/Ficheiros/Destaques/ACTA_DEST.gifA acção decorre num Campo de Refugiados imaginário onde um grupo de fazedores de Teatro tenta levar a cena Dom Quixote, de Cervantes.

Teatro Lethes

Dias 19 e 20 de Dezembro de 2008 às 21H30, e dia 21 de Dezembro de 2008 às 16h

Mais informações em: www.teatromunicipaldefaro.pt


Pescadores da Ilha da Culatra com mais 31 apoios de pesca


Decorreu, no passado Sábado, dia 13 de Dezembro, a cerimónia de entrega dos novos apoios de pesca aos pescadores do núcleo da Ilha da Culatra, pelo presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário.

Os pescadores da Ilha da Culatra contam agora com mais 31 novos apoios de pesca, complementado por uma área de trabalho coberta (com mais de 150 m2) e uma zona destinada à instalação de contentores para recolha de resíduos resultantes da actividade piscatória.
No total, a comunidade piscatória da Culatra fica agora com 55 apoios de pesca.

Recorde-se que esta empreitada foi adjudicada pelo Município de Faro pelo valor de € 154. 500,00.

Fonte: CMF

INEM participa no projecto Ria Solidária

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) cedeu uma ambulância aos Bombeiros Voluntários de Faro para reforçar o equipamento do projecto Ria Solidária, que conta com um barco ambulância para emergências na Ria Formosa.

Um protocolo de colaboração entre o INEM e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários foi assinado esta terça-feira no Governo Civil de Faro para atribuição da referida ambulância: um PEM – Posto de Emergência Médica.

O veículo vai complementar o serviço da embarcação Ria Solidária, promovida pelo Governo Civil de Faro, que investiu 120 mil euros naquele barco ambulância activo desde 28 de Junho último, quando foi apresentado publicamente em Faro, na presença do ministro da Administração Interna.

O PEM agora cedido está devidamente equipado para emergências, contando com um desfibrilhador automático externo. Fica estacionado junto aos Bombeiros Voluntários de Faro.

Fonte: Região Sul

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Clube de Natação de Faro com boa prestação nos Nacionais


O Clube de Natação de Faro obteve uma excelente prestação nos campeonatos nacionais de clubes das 3.ª e 4.ª Divisões, disputados este fim-de-semana em Tomar, conseguindo assegurar a subida em masculinos e femininos.

A equipa masculina totalizou 279 pontos e sagrou-se campeã nacional da 4.ª Divisão, subindo ao escalão superior.

O domínio farense expressou-se com um total de nove medalhas – oito de ouro e uma prata. Edison Fortunato Júnior e Hugo Amaral trouxeram para casa três vitórias cada.

Na prova feminina da 3.ª Divisão, o CN Faro sagrou-se vice-campeão nacional, com 254 pontos, ficando a 17 pontos do líder Bairro dos Anjos.

Em termos individuais, destaque para a nadadora Marta Abreu, que averbou três medalhas (ouro em 200 metros costas e prata em 200 metros bruços e 200 metros estilos) das sete conquistadas pelo CNF.

Fonte: Região Sul

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Loja do Cidadão de Faro entra na fase final

As obras de construção daquela que será a primeira Loja do Cidadão do Algarve entraram na sua fase final, em Faro. Depois de uma fase onde foram preparados os espaços existentes no primeiro piso do Mercado Municipal, a 2ª fase da obra, em que serão levadas a cabo intervenções mais específicas, teve início esta semana.

Segundo revelou ao «barlavento.online» o presidente da Câmara de Faro José Apolinário, à margem de uma visita que realizou ao Mercado de Faro na segunda-feira, foram agora lançadas «as obras de instalação da loja» propriamente dita.

«Até agora já tinham sido demolidas paredes, mas ainda não tinha tido início a obra de construção de toda a estrutura da loja do cidadão», explicou o autarca.

«As obras vão decorrer durante 45 dias úteis, o que significa que em meados de Fevereiro estarão prontas. A seguir é preciso instalar todo o equipamento e há condições para que a loja possa vir a ver a luz do dia no primeiro semestre de 2009», adiantou.

Para já, vão avançar as obras de todas as estruturas que vão integrar a Loja do Cidadão de Faro, com excepção da área que será dedicada às Finanças.

Neste caso, a obra está um pouco mais demorada, já que este serviço solicitou, numa fase mais adiantada, mais espaço do que no início.

«Neste momento estão em obra perto de 2100 metros. Depois, irá avançar o das Finanças, que terá 700 metros. A área inicialmente prevista era de 540 metros quadrados», disse.

Estima-se que, em média, esta loja vai atrair ao Mercado cerca de 2 mil pessoas. O investimento que está agora em curso atinge «perto de um milhão e 400 mil euros», revelou José Apolinário.

«Sempre considerámos muito importante colocar uma loja no centro da cidade. A colocação desta no mercado será muito importante. Rejeitámos, inclusivamente, propostas exploratórias de a colocar noutros locais, nomeadamente junto do Fórum Algarve», assegurou.

A Loja do Cidadão de Faro será já de segunda geração. Ou seja, aliará aos balcões dos diferentes serviços os respectivos backoffices.

Fonte: Barlavento Online