segunda-feira, 20 de abril de 2009

Faro recebeu downwind de kitesurf


Decorreu este fim de semana na Praia de Faro o III Downwind e Big Air Cidade de Faro em kitesurf. Muita gente, vento e boa disposição foram as tónicas destes dois dias de kitesurf no Algarve.

Havia a certeza de que o número de participantes no Downwind seria de 60 uma vez que as inscrições tinham ficado completas com semana e meia de avanço. No segundo dia, o desgaste físico de sábado e a componente técnica da regata race fez com que alinhassem 26 velejadores nas duas mangas realizadas.

Logo pela manhã de sábado, o Centro Náutico da Praia de Faro começou a fervilhar com o movimento do público, atletas e responsáveis pela iniciativa. Após a validação das inscrições e da cerimónia de recepção aos participantes, todos colocaram o equipamento no transporte fornecido pela organização para ser enviado para a linha de partida situada em Quarteira.

O céu nublado e o vento fraco verificado ao início do dia deixava algumas dúvidas sobre as condições atmosféricas para a tarde. Com o mar a apresentar ondas inferiores a um metro e vento fraco do quadrante Oeste, havia dúvidas sobre se as condições estariam reunidas para navegar.

Contudo, a previsão de vento a subir de intensidade veio a confirmar-se e após as 15:00 tornou-se até superior ao esperado culminando num final de tarde com 16 kn de SSW, a força e direcção ideal para a realização do Downwind. O trajecto realizado foi de 6 milhas.

O primeiro da frota a chegar à Praia de Faro proveniente de Quarteira foi um elemento da organização. Ricardo Filipe foi um dos que assegurou a liderança do grupo no trajecto ao longo da costa. “As condições melhoraram bastante ao longo da tarde. Foi óptimo. A malta divertiu-se muito.”- declarou à chegada.

Correu tudo pelo melhor. Tivemos sorte com o tempo e foi um trajecto espectacular.” - declarou Luís Carlos, um dos pioneiros desta modalidade em Portugal.

Gonçalo Gomes, campeão nacional de kitesurf em título, deslocou-se ao Algarve para estar presente neste evento. “Não estava à espera de ver tantas pessoas à chegada. Contra as previsões, acabou por estar muito vento. Foi muito divertido integrar um grupo tão alargado de praticantes a desfrutar destas condições.”

A organização implementou um elaborado plano de segurança fortemente elogiado pelos participantes. No mar estiveram 8 elementos na organização experientes na prática desta modalidade a navegar junto com a frota de participantes, 4 motas de água e um semirígido de 7m em contacto rádio com terra. Ao longo do percurso esteve sempre uma moto 4 de prevenção para apoio junto à linha de água.

O final do primeiro dia foi marcado por uma passagem de modelos promovida pela South Store onde foram apresentadas peças da colecção de Verão de surf e beach wear.

Pela noite dentro houve ainda festa no Havana Club na Praia de Faro com música ao vivo e confraternização. Oportunidade para praticantes de vários pontos do país discutirem informalmente aspectos relativos à actualidade do kitesurf e aos desafios desta jovem modalidade.

O dia de domingo apresentou óptimas condições para a praia com o vento a começar a soprar a meio da tarde conforme previsto pela comissão de regata. Às 16:00 realizou-se o skippers’ meeting para divulgação do traçado, procedimento de largada e outros detalhes junto dos atletas.

A primeira largada foi dada pelas 16:45 com um percurso que incluía uma bolina e dois largos em que a bolina se apresentava com a principal dificuldade técnica do percurso. Acabou por ser aí que foi feita a diferença entre o nível competitivo entre os presentes na partida.

Foram realizadas duas mangas totalmente dominadas pelo atleta de Coimbra Gonçalo Gomes que deixou a concorrência bem para trás. Nos segundo e terceiro lugares da geral viriam a ficar respectivamente João Luís Soares e o espanhol Augusto Garcia, ambos com um ritmo muito competitivo.

Depois de devoradas as deliciosas bifanas grelhadas no carvão por elementos do staff do Centro Náutico, os atletas e presentes seguiram para a cerimónia de entrega de prémios e encerramento deste fim de semana radical.

Classificação Geral Race

1º Gonçalo Gomes

2º João Soares

3º Augusto Garcia

A jovem Inês Correia viu a sua forma de viver este desporto e a relação com os que estão à sua volta premiada com o prémio “fair play”. Um exemplo de boa disposição e boa camaradagem que se pretende contagiante especialmente na prática desportiva.

O professor André Ferin, responsável pela Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Faro teve ocasião de intervir na cerimónia de entrega de prémios congratulando-se pelo alto nível de participação neste evento. De acordo com as suas palavras, “este evento insere-se na estratégia de divulgação e promoção das actividades náuticas para o conselho de Faro. O Centro Náutico mostrou que é um pólo de referência na prática desportiva na nossa cidade pelo nível de participação atingido e pelo convívio proporcionado ao longo do evento.” Ficou ainda a promessa de dar continuidade a esta iniciativa em 2010.

Paulo Gomes, responsável pela competição da APKite – Associação Portuguesa de Kite – agradeceu a oportunidade de poder vir ao Algarve a um evento com estas características uma vez que o convívio e a promoção da modalidade junto do grande público foram as tónicas.

Estiveram presentes praticantes de todo o país: Lisboa, Sintra, Santa Cruz, Coimbra, Évora, Faro, Olhão, Tavira, Loulé, Albufeira, V. Real S. António, S. Brás e até brasileiros e espanhóis. Os mais representativos praticantes locais marcaram presença.

Uma palavra para o speaker que acompanhou todas as actividades realizadas ao longo dos dois dias. Paulo “Carica” Rodrigues foi um verdadeiro one man show animando os presentes a cada minuto.

Participantes e público puderam também experimentar o “street surfing” uma nova vertente de skate que proporciona a sensação de “surfar em terra”. Estiveram disponíveis pranchas para todos os que desejaram testar esta modalidade.




Créditos fotográficos:

Rui Puga/Conquilha

Marco Domingos/Conquilha


SO_Conq_780

Press Center


Sem comentários:

Enviar um comentário