segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Requalificação do Club Farense

clubfarense-solardospantojas-3.jpgOs dinheiros da Faro, capital da Cultura demoraram quatro anos,mas chegaram.Obras de requalificação no carismático club Farense já começaram. Em Outubro o solar dos Pantojas reabre.
O club Farense tem 150 anos, ocupa desde 1917 o Solar dos Pantojas na Rua de Santo António e foi a sede da Faro, capital da Cultura, em 2005. A verba de 60 mil euros, então aprovada pelo Munícípio, só agora se concretizou, estando actualmente a decorrer as obras de recuperação.

“Vai ser substituído o telhado, impermeabilizadas as açoteias e outros melhoramentos na estrutura do edifício” confirmou ao Observatório do Algarve António Santos, presidente do Club (mantém o grafismo inglês original).

O antigo Solar dos Pantojas, um edifício de dois pisos, do princípio do século XVIII, é uma casa cheia de história, associada a famílias antigas da cidade, classificada como Imóvel de Interesse Público, por despacho do Ministério da Cultura desde de 26 de Maio de 2003.

Segundo o historiador Francisco Lameira, “característico da arquitectura Chã, o edifício desenvolveu-se longitudinalmente na que foi a principal artéria da cidade”.

Tem dois pisos, beirado saliente e telhados de quatro águas e de tesoura e “salienta-se o andar nobre, com dez janelas de sacada e gradeamento de ferro forjado oitocentista”.

Embora o piso térreo se encontre “bastante adulterado” devido a diversos estabelecimentos comerciais, ainda permanece o portal principal, ladeado por dois óculos e sobreposto pelo brasão da família. Continua a ser propriedade privada, actualmente da família Esquível.

Fonte: Observatorio do Algarve

sábado, 22 de agosto de 2009

11ª Expedição da Ria Formosa em caiaques de mar


No seguimento de anos anteriores e tendo como palco principal a Ria Formosa, a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Faro através do Centro Náutico da Praia de Faro irá realizar nos dias 22 e 23 de Agosto a 11ª Expedição da Ria Formosa em caiaques de mar, com início em Tavira (Quatro Águas) e chegada a Faro (Centro Náutico).

Programa da Expedição

1º Dia (22-08-2009)

07:00h – Partida da Praia de Faro para Quatro Águas -Tavira no autocarro da C.M.F.

08:00h – Chegada a Quatro Águas –Tavira.

08:30h – Início da 11ª Expedição da Ria Formosa em Caiaques de Mar.

10:00h – 1º Abastecimento – Sta. Luzia.

13:00h – Almoço convívio num restaurante na Fuzeta.

15:00h - Partida para a Ilha da Armona.

17:00h - 2º Abastecimento – Ilha da Armona.

19:30h – Chegada à Ilha da Culatra.

21:00h – Jantar convívio num restaurante na Culatra.

23:00h – Típico Baile Culatrense.

2º Dia (23-08-2009)

09:00h – Partida para a Ilha do Farol.

10:00h – Partida para a Barrinha - Praia de Faro.

14:00h – Chegada ao Centro Náutico da Praia de Faro.

15:00h – Almoço convívio num Restaurante da Praia de Faro.

SO_Conq_780
Press Center

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"OBRAS DA VARIANTE NORTE A FARO EM CONDIÇÕES DE AVANÇAR"

O Município de Faro reuniu hoje com o consórcio que irá executar as obras da variante Norte a Faro, uma das prioridades do Executivo Municipal, tendo o plano de trabalhos sido apresentado em conferência de imprensa. Segundo José Apolinário, Presidente da autarquia, a obra está em condições de iniciar logo que sejam disponibilizados os terrenos. O autarca fez um apelo público a todos os proprietários dos terrenos para serem cooperantes com esta obra de grande importância para a cidade e para o Algarve.

“Foi pedida a colaboração da Câmara Municipal de Faro para contactar os proprietários para um entendimento por via privada e não por expropriação pública. Se os terrenos forem obtidos por via privada, as obras começarão mais cedo. Da parte do consórcio há condições para começar amanhã, mas tudo depende dos proprietários”, disse Apolinário em jeito de apelo.

As Estradas de Portugal vão desencadear o lançamento da declaração de utilidade pública para poder intervir no caso de não haver entendimento com os proprietários dos terrenos.
José Apolinário referiu ainda que a Câmara Municipal irá disponibilizar terrenos públicos para que a obra possa começar tão cedo quanto possível nestes terrenos. Espera-se haver condições para anunciar formalmente a data de início das obras no decorrer da próxima semana.

Esta importante obra, orçada em 18 milhões de euros, permitirá a retirada de trânsito do centro da cidade (mais de 25 mil veículos por dia) e colocará a zona nascente (Bom João) a 10 minutos do Aeroporto de Faro, permitindo ainda melhorar os acessos quer na ligação a Olhão, que na ligação à Via do Infante e ao Montenegro. José Apolinário sublinhou a importância desta obra, considerando os condicionamentos da cidade em termos de acessibilidades. “Este é um processo que está em condições de avançar, quer em termos de avaliação de impacte ambiental, quer em termos de financiamento”, disse.

Rui Sousa, Engenheiro responsável pelo consórcio, manifestou a disponibilização para o recomeço das obras da variante, pretendendo-se que estas tenham início a curto prazo.

Fonte: Algarve Press

Praia de Faro: reabilitar a velha ponte ou construir uma nova?

ria_formosa.jpgÉ a dúvida que a Sociedade Polis espera ver respondida pelo Estudo de Viabilidade da Ponte de Acesso à Praia de Faro, cuja data de conclusão está prevista para Dezembro de 2009.

“Há uma ponte, cujas condições de segurança estão avaliadas, há agora que decidir, com este estudo de viabilidade, se vamos avançar para a reabilitação da ponte ou se vamos avançar para a construção de uma nova”, disse Valentina.

Em curso está também um Estudo de Viabilidade do Parque de Estacionamento Terrestre de Apoio à Ilha de Faro.

“O POOC [Plano de Ordenamento da Orla Costeira] enquadra, precisamente, a retirada de toda a circulação de veículos na época balnear e aponta como solução a construção de um estacionamento na retaguarda próxima à praia. Há que fazer o estudo de viabilidade, avaliar conflitos com o aeroporto e conflitos com zona inundável. Neste momento corre o estudo e estará terminado em Novembro de 2009”, sublinhou a responsável.

Na Praia de Faro está ainda a decorrer a elaboração do Plano de Pormenor para a área desafectada do domínio público hídrico, na zona central da ilha.

Fonte: Observatorio do Algarve

Macário Correia defende alterações ao projecto do Atrium para torná-lo atractivo

O candidato da coligação «Faro está Primeiro» Macário Correia defende o “rápido licenciamento” de alterações ao projecto do Atrium Faro e afirma-se “frontalmente contra” a solução da câmara municipal.

A opinião foi manifestada ontem pelo ainda presidente da câmara de Tavira no Hotel Faro, o colóquio «A Baixa de Faro e as Novas Dinâmicas Comerciais”, que ontem teve lugar no Hotel Faro».

Macário Correia afirmou ser “frontalmente compra” a parceria público-privada que a câmara está a desenhar para o projecto do centro comercial Atrium Faro, encerrado pela administração.

O candidato entende que os negócios particulares são regulados pelo mercado, pelo que o Estado, no caso a autarquia, não deve imiscuir-se. “Na situação financeira em que está, os munícipes não percebem qual o interesse da autarquia com mais esta medida avulsa e desgarrada”, afirmou.

Macário Correia vê no empreendimento um espaço “mal projectado, mal licenciado, que não serve o interesse dos comerciantes nem chama mais pessoas à baixa”.

“As lojas são tão pequenas, que não servem os comerciantes nem as associações que o meu adversário lá quer colocar”, disse, defendendo uma “intervenção municipal célere mas séria, para que não se confundam os interesses particulares com o interesse municipal”.

A solução, declarou, deve passar pelo “rápido licenciamento de alterações ao projecto para criar espaços mais adequados e atractivos à actividade dos lojistas”.

O candidato da coligação «Faro está Primeiro», que junta PSD, CDS-PP, MPT, PH e MIM, apresentou a sua estratégia para a baixa de Faro, que na sua opinião “é um espaço deprimido, sem gente, sem animação e muito longe do que pode ser”.

Rever o estado do património usando os programas de apoio disponíveis, requalificar a área com espaços verdes, acelerar os processos de licenciamento de actividades comerciais, trabalhar com as associações de comerciantes, melhorar a animação e ter “um extremo cuidado” com o licenciamento de novas grandes superfícies foram as ideias defendidas por Macário Correia.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

APRESENTAÇÃO DOS PROJECTOS RELATIVOS A FARO

A Câmara Municipal de Faro vai realizar uma conferência de imprensa no próximo dia 18 de Agosto, Terça-feira, às 12h00, no Salão Nobre da Autarquia, com o objectivo de apresentar os projectos relativos a Faro no que diz respeito à requalificação da E.N. 125 e o respectivo plano de trabalhos, onde se inclui a obra da Variante Norte.

Na ocasião vão estar presentes responsáveis das Estradas de Portugal e da Rota Algarve Litoral (empresa concessionária).

Fonte: Algarve Press

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mercado Mundo Mix



Incentivar a produção cultural e artística e dar espaço aos agentes culturais do Algarve é o objectivo do Mercado Mundo Mix, que decorre entre sexta-feira e domingo (14 a 16), no Largo da Sé, em Faro.

O evento, cuja 22.ª edição se realiza em Faro, apresenta “novos talentos, novas ideias e novas tendências”, permitindo aos participantes a exposição, divulgação e comercialização das suas obras.

“Muitos talentos nacionais, agora bem conhecidos, tiveram como motor de arranque as suas presenças no Mercado Mundo Mix”, recordou Beto Lago, que quer destacar os artistas algarvios.

“Queremos recebê-los, ouvi-los e dar-lhes a oportunidade de, noutras edições, poderem viajar a outros pontos do país exibindo as suas qualidades”, realçou.

O «mercado» de talento estará aberto entre as 18:00 e as 01:00 horas. Além da programação musical, com várias bandas e DJ, existirá uma zona dedicada aos mais pequenos, o Mini Mix, e outra virada para as artes, o Art Mix.

Na sexta-feira, 14, tocam os Nome e os Reflect; no sábado, 15, é a vez dos Fad’Nu e de O Ludo; no domingo, 16, o evento recebe os Bubblebath e I-Rick DJ. As três noites finalizam com a presença dos DJ da RUA FM.

No espaço de Art Mix, estará patente uma exposição dos artistas plásticos Jorge Pereira e Sofia Fortunato, tal como obras de cerâmica e ilustração do Projecto TOSCA.lab, de Ricardo Milne e Catarina Nunes.

No total, vão estar 40 expositores à atenção dos visitantes, que têm entrada gratuita no recinto. A ideia, destacou o presidente da câmara de Faro, José Apolinário, “passa por repetir o evento na capital algarvia nos próximos anos”.

Para mais informações sobre a iniciativa, pode consultar o sítio http://www.mercadomundomix.com.pt.

Fonte: Região Sul

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Obras da 2.ª Fase da Variante a Faro previstas para Setembro

A empresa Estradas de Portugal, S.A. informou a Câmara Municipal de Faro que no Plano de Recuperação de Estudos e Projectos da Subconcessionária Rotas do Algarve a Variante a Faro foi considerada como lanço prioritário.

Assim, de acordo com a informação veiculada pelas Estradas de Portugal, o início dos trabalhos na Variante a Faro 2.ª Fase deverão ocorrer durante o próximo mês de Setembro.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

FLAMENTANGO


FLAMENTANGO
Teatro das Figuras
8 de Agosto de 2009 às 22h00

“FlamenTango” é o novo projecto da reconhecida bailarina andaluza de Flamenco Maria Serrano e sua companhia. Os dois estilos de dança e de música conhecidos pela sua sensualidade, poder e paixão encontram-se e emergem durante a noite tornando-se numa coisa nova e excitante. A Compañia Maria Serrano apresenta Flamenco e Tango de várias perspectivas: moderno e tradicional, puro e fundido. Os bailarinos encontram-se, os companheiros são trocados e a história de dança entre Flamengo e Tango, sensualidade e poder, melancolia e felicidade começa.

Ficha artística e técnica
BAILARINOS
Maria Serrano
Jonathan Sanchez
Milton Homann
Romina Godoy

MÚSICOS
Eduardo Trassierra GUITARRA
Pablo Pradas BAIXO
Ismael Perez PIANO
Inmaculada Jacquot Rivero CANTE
Juan Jose Navarro CANTE
Andrej Vujicic PERCUSSÃO
Luis Caruana BANDONEON

Duração: 80 m (com intervalo)
Classificação etária:Todas as idades

Fonte: TMF

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

33.ª Feira do Livro da Cidade de Faro

de 2009-8-1 a 2009-8-16
Jardim Manuel Bivar
Diariamente das 19:00 às 24:00
CMFaro


Animação diária


Sessão de Autógrafos- 21:30:
Dia 09- Geronimo Stilton
Dia 15- Maria Gabriela Silva

PRESIDENTE DA CÂMARA DE FARO REUNE COM ASSOCIAÇÕES CULTURAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DO ATRIUM

foto noticiaO Presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário, vai reunir na próxima Segunda-feira, dia 3 de Agosto, pelas 11h30, na Câmara Municipal de Faro com algumas associações culturais do Concelho para em conjunto, se definirem os termos de elaboração de uma proposta de ocupação do Atrium Faro.

Procurando garantir uma utilização contínua do espaço foram contactados alguns dos agentes culturais, nomeadamente o Grupo Folclórico de Faro, o Cineclube, a Associação Filarmónica e Beliaev Centro Cultural, com o objectivo de poderem vir a desenvolver as suas actividades naquelas instalações.

Para além destes, foi também convidada a Escola de Ourivesaria “Contacto Directo” de Lisboa a qual já demonstrou vontade de abrir uma delegação em Faro, julgando-se poder vir a ser um parceiro importante neste projecto.

Trata-se da primeira reunião com estes agentes culturais para a elaboração conjunta de uma proposta de ocupação do Atrium Faro a apresentar ao banco e ao proprietário daquele espaço.

Fonte: Algarve Press

Apolinário exige requalificação do quartel da GNR

José Apolinário, presidente da Câmara Municipal de Faro, vai exigir junto ao Governo a execução de um programa de requalificação e ampliação do Quartel da Guarda Nacional Republicana em Faro.

Segundo nota de imprensa da autarquia, José Apolinário quer «melhores condições operacionais e funcionais para os oficiais e praças da GNR, pelo que vai solicitar junto da tutela a intervenção do Governo com vista à requalificação do Quartel de Faro».

A Câmara de Faro aprovou esta semana uma permuta com a Paróquia de S. Pedro permitindo que a Casa do Ermitão, até agora propriedade da Paróquia, passe a integrar o património municipal e o conjunto do Convento dos Capuchos, onde está instalada a Guarda Nacional Republicana, o que permitirá a ampliação do Quartel da GNR e a melhoria das condições de trabalho dos operacionais da GNR em Faro.

Fonte: Barlavento On-line

Faro acolhe há um ano o Comando de Zona da Guarda Nacional Republicana.