segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Câmara quer Junta Médica da ADSE na cidade

A Câmara Municipal de Faro vai encetar “todas as diligências” para que o Ministério das Finanças promova a criação de uma Junta Médica na capital algarvia. A Junta Médica que tem jurisdição sobre o distrito de Faro está sediada em Évora.

De acordo com informação adiantada pela Autarquia farense, não faz sentido que funcionários públicos doentes tenham “a penosa empreitada” de 250 km até Évora para uma consulta de “alguns minutos”.

As Juntas Médicas da ADSE – Sistema de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública têm por missão verificar doenças naturais, profissionais e acidentes.

“Faro e o Algarve não podem ser menorizados, nem podem estar cativos da assistência de serviços públicos imprescindíveis que são essenciais para que as populações sejam servidas pelos poderes públicos com a dignidade que lhes é devida”, considera a Câmara de Faro.

Fonte: Região Sul

Nova força operacional conjunta dos bombeiros apresentada amanhã

A Câmara Municipal de Faro agendou para a próxima terça-feira, dia 1 de Dezembro, a cerimónia pública de apresentação da Força Operacional Conjunta dos Bombeiros de Faro (FOCON).

O evento de apresentação da junção entre bombeiros municipais e bombeiros voluntários está marcado para o Largo da Sé, a partir das 11:30 horas.

Na altura, depois de uma prestação de honras pelas forças em parada e de uma passagem em revista, será lido o despacho de nomeação do comandante operacional municipal, Aníbal Silveira, e assinado o protocolo de constituição da FOCON.

Depois dos discursos do comandante e do presidente da autarquia, Macário Correia, a sessão prossegue com um desfile apeado e motorizado da força e um almoço no quartel-sede, na Av. Cidade Hayward, actual sede dos bombeiros municipais.

Fonte: Região Sul

domingo, 29 de novembro de 2009

2ª Noite de Fado do Algarve


30 Novembro 2009 .
21:30 . Auditório Pedro Ruivo

Os Concursos de fado amador no Algarve começaram à cerca de 20 anos e, pela mão de um algarvio de seu nome VALENTIM FILIPE.

Embora oriundo de uma formação académica diferente e mais no sentido clássico por via dos Conservatórios de música, cedo este músico viu neste género musical grandes possibilidades de lhe dar mais riqueza, sendo a inclusão de outros instrumentos uma dessas vias, embora sem nunca abdicar das tradicionais guitarra e viola.

Há cerca de treze anos, Valentim Filipe organizou o 1º Concurso de fado amador no sistema de eliminatórias, onde se apuram candidatos à final normalmente realizadas na sede do concelho. Desde então os concursos têm proliferado por toda a região, dando assim hipótese a pessoas de, pelo menos uma vez na vida, concretizarem o sonho de subir a um palco e cantar.

Outra das características destes eventos tem sido a descoberta de jovens para o fado e, hoje esta região pode orgulhar-se de possuir um naipe de novos valores tais como Filipa Sousa, Pedro Viola, Isa Brito, Raquel Peters, e ainda outros que em nada ficam a dever em termos de qualidade a alguns mais mediáticos.

Este novo projecto consiste em reunir os vencedores desses concursos concelhios e não só, para a disputa de uma finalíssima e que tem como sub título - 2ª GRANDE NOITE DE FADO DO ALGARVE.

A título de curiosidade lembramos que a 1ª edição realizou-se no ano passado, no Cine-Teatro Louletano, em Loulé.

JÚRI DO CONCURSO:

- Teresa Tapadas (Fadista) - Presidente de Júri

- Filipa Sousa (Fadista)

- João Pina (Director da revista Algarve Mais)
- Olga Cruz (representante da Fundação Pedro Ruivo e
Conservatório Regional do Algarve Maria Campina)
- Conviadado do público

Fonte: Fundação Pedro Ruivo

sábado, 28 de novembro de 2009

Jogos de futebol e futsal dos clubes do concelho

FUTEBOL

1ª Divisão Distrital-
Jornada 8 (1-12-2009)
(5º)Clube União CulatrenseCulatrense 1-0 AlmancilenseSociedade Recreativa Almancilense() (Complexo desportivo da Penha- 15h) Faro

2ª Divisão Distrital- Jornada 8 (28-11-2009)
(14ª)Clube Recreativo Infante de SagresInfante Sagres 0-6 Faro e BenficaSport Faro e Benfica(7ª) (Complexo Desportivo 1º Maio- 15h) Vila do Bispo


FUTSAL

3ª Divisão Série D-
Jornada 7 (28-11-2009)
(12ª)Grupo Desportivo Cultural BaroniaBaronia 1-0 Acad. AlgarveAssociação Académica Universidade Algarve(5ª) (Pavilhão Gimnodesportivo Alvito- 17h) Vila Nova da Baronia

1ª Divisão Distrital- Jornada 6 (28-11-2009)
(12ª)Associação Cultural Desportiva Recreativa de PorchesPorches 5-8 S. PedroSão Pedro Futsal Clube de Faro(1ª) (Pavilhão Escola E.B 2/3 Jacinto Correia- 16h) Lagoa
(5ª)http://www.afalgarve.pt/clubes_bd/contacts/atalaia.jpgAtalaia 2-0 PechãoClube Oriental Pechão(11ª) ( Pavilhão Municipal Afonso III- 19h) Faro

2ª Divisão Distrital- Jornada 4 (28-11-2009)
(7ª)Clube de Futebol «Os Bonjoanenses» FaroBonjoanenses 1-2 MessinesCasa do Povo de S.Bartolomeu de Messines(5ª) (Pavilhão Municipal Afonso III- 17h) Faro

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ESPECTÁCULO DE BENEFICIÊNCIA


Teatro das Figuras
28 de Novembro de 2009 às 21H30


ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO REGIONAL DE CUIDADOS CONTINUADOS DO ALGARVE DOENTES DE PARKINSON E ALZHEIMER







ORQUESTRA DO ALGARVE

1ª Parte

W. A. Mozart (1756-1791)
Abertura As Bodas de Fígaro
Concerto para Piano e Orquestra nº12 em Lá Maior, K. 414
I-Allegro
II-Andante
III- Allegretto

2ª Parte
L.V. Beethoven (1770-1827)

Sinfonia Nº 2 em Ré Maior, Op. 36
I. Adagio molto – Allegro con brio
II. Larghetto
III. Scherzo: Allegro
IV. Allegro molto

Maestro A anunciar 2 Maestros escolhidos da Masterclass de Direcção de Orquestra
Solista Soloist: Joana Gama (Piano)

Loja Solidária é inaugurada este sábado, em Faro

As Associações Pata Vermelha, Pravi (Projecto de Apoio a Vítimas Indefesas) e MAF (Movimento Pró Animal de Faro) inauguram, no próximo sábado, dia 28, às 10h00, a Loja Solidária para Animais em Risco, em Faro.

Os lucros desta loja, que estará em funcionamento entre os dias 28 de Novembro e 27 de Dezembro, entre as 16h00 as 20h00 de segunda a sexta-feira, e aberto todo o dia ao fim-de-semana, revertem a favor do MAF e do Pravi, apresentando uma componente de recolha de medicamentos usados, que serão entregues na Associação Pata Vermelha.

A loja resulta de donativos de pessoas, em que os artigos são vendidos a um preço simbólico para que as associações em causa possam fazer frente às inúmeras despesas que têm nomeadamente com a esterilização.

Os interessados poderão contribuir com a doação de variado tipo de material, em bom estado, como artigos de decoração, roupas, livros, material escolar, entre outros.

Com uma vertente social, a loja pretende também facilitar as compras de Natal a pessoas com menos posses, dispondo de material em bom estado e a um preço reduzido.

A Loja Solidária situa-se na Rua Miguel Bombarda Lote A, em Faro, no edifício Varandas do Mar, perto da Estação da CP e do Hospital Privado de Santa Maria. A Loja vai ainda incluir a venda de rifas cujo prémio serão dois baptismos de kitesurf.

Fonte: Região Sul

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tribunal de Faro vai para obras

Ministério da Justiça vai investir 400 mil euros no Tribunal de Faro. Ministério Público, que actualmente se queixa das más condições, sai beneficiado.

“As inquirições fazem-se numa antiga casa de banho, que ainda tem o lavatório e os azulejos”, afirma ao Observatório do Algarve António Ventinhas, representante do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

Mas o Ministério da Justiça diz que esse cenário não vai durar por muito mais tempo.

Em resposta ao OdA, fonte do gabinete de imprensa do Ministério adianta que vão ser criadas duas salas novas para os serviços do Ministério Público, já no primeiro trimestre de 2010.

A par disto, será também completamente reformulado o sistema de ar condicionado do edifício, que actualmente se encontra parcialmente fixado na fachada do prédio, na Av. 5 de Outubro.

“O Ministério da Justiça prevê a realização de obras no tribunal judicial de Faro que incluirão a remoção dos aparelhos exteriores de ar condicionado e a centralização de todos os aparelhos na cobertura do edifício.

As obras a realizar também prevêem a substituição e remodelação da caixilharia, da cobertura e a criação de duas salas para o Ministério Público, num investimento de cerca de € 410.000 euros. Prevê-se que as obras ocorram no início do próximo ano de 2010”, adianta a mesma fonte.

António Ventinhas mostra-se surpreendido e satisfeito com o anúncio das obras, salientando que a parte que beneficiará o MP resultará de um investimento relativamente reduzido, tratando-se mais de uma reorganização do espaço actualmente existente com a individualização das novas salas. O magistrado recorda também que o projecto de ventilação e ar condicionado já tinha estado em cima da mesa há mais de dez anos, mas que na altura, por falta de verba, foi ‘colocado na gaveta’.

Quando confrontado com a criação da nova Cidade Judiciária em Faro, o que eventualmente poderia tornar questionável um investimento neste edifício, António Ventinhas admite que o Ministério talvez venha a utilizar o actual edifício do Tribunal para o futuro Tribunal da Relação, pelo que o investimento “não será perdido”. Para além disso, relembra que já há vários anos que se afirma que o Campus da Justiça ‘vai avançar para o ano’: “Esse argumento tem permitido que não se façam quaisquer obras de beneficiação neste edifício. Mesmo que as obras começassem agora, isso é algo que ainda vai demorar muito tempo”, salienta, quanto ao mega-projecto previsto para as imediações do Fórum Algarve.

Fonte: Observatório do Algarve


Novo Hospital Particular de Faro abre portas no dia 27

A nova unidade hospitalar da capital algarvia, com capacidade para 80 camas, está instalada nas proximidades da Universidade do Algarve e do Aeroporto Internacional de Faro e fica também perto da Praia de Faro.

Em declarações à Agência Lusa, o porta-voz do grupo investidor algarvio, Paulo Oliveira, explicou que o Hospital Particular do Algarve irá distinguir-se pelo conceito de "hotel de saúde" com "serviço permanente de atendimento (24 horas)" e pela possibilidade de "intervenção cirúrgica a qualquer hora do dia ou da noite".

A unidade vai contar com 342 trabalhadores, entre os quais se contam 125 profissionais. O novo hospital privado, de acordo com a apresentação que será feita no encontro com os jornalistas para apresentação do hospital, na quarta-feira, contará com quase 40 especialidades, entre elas a de Oftalmologia, uma das áreas médicas reconhecidamente mais carenciadas no Sul de Portugal.

A abertura do hospital revela também a continuação de uma onda de investimentos na área da Saúde no Algarve. Está prevista, para esta região, a abertura de cerca de uma dezena de novos hospitais privados nos próximos cinco anos, um factor que poderá fazer aumentar o valor do trabalho dos profissionais de saúde no Algarve.

A perspectiva é a de quase todos os grupos de saúde privada contactados pela Lusa há cerca de um ano e é partilhada pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Rui Lourenço, que refere que o aumento da procura de profissionais "criará naturalmente algumas dificuldades iniciais a quem se expande, nomeadamente ao aumentar o valor do trabalho médico".

Fonte: Observatório do Algarve

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Hospital de Faro organiza Semana de Luta Contra a Sida

Hospital de Faro vai associar-se às comemorações do Dia Mundial de Luta contra Sida, que se assinala a 1 de Dezembro, com a realização, entre 26 de Novembro e 2 de Dezembro, de uma série de actividades direccionadas para a população.

A sessão de abertura da semana de actividades está agendada para quinta-feira, 26, às 10:00 horas, no auditório do hospital, com a presença de Helena Ferreira, coordenadora do Programa de Prevenção e Controle da Infecção pelo VIH/SIDA.

Às 10:15 horas, decorre a apresentação de vários projectos e instituições de apoio e de intervenção, tais como o «Projecto Madalenas», do MAPS, a «Residência Viva», do SCM de Vila Real de Santo António ou a Liga portuguesa Contra a Sida.

Sob o lema «Prevenção e Não Descriminação», alguns dos eventos, organizados pela equipa multidisciplinar da Consulta de Imunodeficiência daquela unidade hospitalar, vão também decorrer no hall principal do edifício das Consultas Externas.

Uma unidade móvel realizará rastreios gratuitos (dias 26 e 27, entre as 14:00 e as 17:00 horas) e será disponibilizada informação especializada sobre o VIH/Sida. No mesmo espaço, pode ainda ser vista uma exposição de posters elaborados pela equipa multidisciplinar ou deixar uma mensagem no «mural de expressão livre».

No dia 2 de Dezembro, às 10:00 horas, o auditório do hospital acolhe a apresentação do protocolo «Terapêuticas Combinadas IDT», estabelecido entre o Hospital Central de Faro e o Instituto da Droga e Toxicodependência.

A iniciativa contará, entre outras personalidades, com as presenças do presidente da ARS Algarve IP, Rui Lourenço, da presidente do conselho de administração do Hospital de Faro EPE, Ana Paula Gonçalves, e do delegado regional do IDT, António Camacho.

As comemorações terminam com uma largada de balões, por volta das 11:30 horas, no largo da Consulta Externa de Pediatria.

Fonte: Região Sul

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Campanha Doar Sangue em Faro


Um grupo de amigos de Faro, a que se juntou a associação Faro 1540, pretende levar a efeito no próximo dia 12 de Dezembro (Sábado), uma colheita de sangue de forma a contribuir para reposição dos seus stocks nos Hospitais e permitir que através deste acto se possam salvar vidas humanas.
Recorde-se que o sangue existente nos serviços de sangue dos hospitais, depende diariamente de todos os que decidem dar sangue de forma benévola e assim sendo resolvemos organizarmo-nos e partilhar um pouco da nossa saúde com quem a perdeu. Sendo este um projecto criado no seio da amizade, o lema passa por "um amigo traz outro amigo".
A campanha decorrerá na cidade de Faro em local ainda a combinar no próximo dia 12 de Dezembro e, consistirá nas seguintes valências: inscrição, triagem, colheita de Sangue (onde estarão colocadas as macas) e ainda um espaço reservado à pequena refeição oferecida ao dador no final da Colheita. Neste momento está a ser realizada uma pré-inscrição, que durará até ao dia 30 de Novembro e para tal deverão indicar nome, idade, telefone e e.mail para sandraalvares@gmail.com ou lunnah77@gmail.com ou para os telemóveis 918513919 / 969797243

Faro 1540 - Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro
Site: http://www.faro1540.org
E.mail: geral@faro1540.org


domingo, 22 de novembro de 2009

Obras da Variante Norte já podiam estar no terreno

A obra foi consignada ao consórcio EDIFER/ Tecnovia/Conduril em Setembro. Vereadores PS propuseram ao Município que “solicite formalmente às Estradas de Portugal esclarecimentos” do atraso.

Segundo a oposição socialista no executivo de Faro “por intervenção directa da autarquia foi possível desenvolver no período entre 2006 e 2008 todos os procedimentos de avaliação de impacte ambiental e garantir o lançamento do concurso por parte das Estradas de Portugal”.

Após estes procedimentos “ainda no primeiro semestre de 2009, foi adjudicada a obra de requalificação da Estrada Nacional 125 e consignada, já no inicio de Setembro do mesmo ano ao consórcio EDIFER/Tecnovia/Conduril”.

José Apolinário, que conduziu este processo enquanto presidente da câmara, cargo que perderia para o social-democrata Macário Correia, pretende agora que “a autarquia solicite informações formais junto da Estradas de Portugal pela seu não avanço, se foram ou vão ser aplicadas multas ao consórcio e se, de algum modo, o prosseguimento das obras aguarda o pronunciamento do Tribunal de Contas”.

O agora vereador socialista na oposição relembra, em comunicado, “a importância desta obra para Faro e para o Algarve e o facto da mesma estar adjudicada no âmbito da requalificação da Estrada Nacional 125 e já consignada”.

Considerando a importância da obra em si, mas igualmente o impacto que teria “na diminuição do desemprego”, os socialistas querem que a autarquia faça ‘pressão’ para que o processo avance.

Fonte: Observatório do Algarve

sábado, 21 de novembro de 2009

Jogos de futebol e futsal dos clubes do concelho

FUTEBOL

1ª Divisão Distrital-
Jornada 7 (21-11-2009)
(1ª)Futebol Clube de FerreirasFerreiras 3-0 CulatrenseClube União Culatrense(6ª) (Estádio da Nora-16h) Ferreiras

2ª Divisão Distrital- Jornada 7 (21-11-2009)
(5ª)http://www.afalgarve.pt/clubes_bd/contacts/Logo_11Esperancas.jpg11 Esperanças 4-0 GEJUPCEGil Eanes Juventude Portimonense Clube(15ª) (Complexo Desportivo da Penha- 15h) Faro
(9ª)Sport Faro e BenficaFaro e Benfica 1-1 Gin. TaviraGinásio Clube Tavira(7ª) (Campo Horta da Areia- 15h) Faro


FUTSAL

3ª Divisão Série D-
Jornada 6 (21-11-2009)
(3ª)Associação Académica Universidade AlgarveAcad. Algarve 2-1 CB Viana do AlentejoCasa do Benfica de Viana do Alentejo(9ª) (Pavilhão Municipal Afonso III- 19h) Faro

1ª Divisão Distrital- Jornada 5 (20-11-2009)
(1ª)São Pedro Futsal Clube de FaroS. Pedro 3-0 UAC LagosUnião Atlético Clube de Lagos(9ª) (Pavilhão Municipal Afonso III- 21h30) Faro
(2ª)Casa do Sport Lisboa e Benfica de Vila Real de Santo AntónioBenfica VRSA 0-1 Atalaia(7ª) (Pavilhão Municipal de VRSA- 21h30) Vila real de Santo António

2ª Divisão Distrital- Jornada 3 (21-11-2009)
(1ª)Silves Futebol ClubeSilves 2-1 Bonjoanenseshttp://www.cfosbonjoanenses.com/images/Simbolo1.gif(6ª) (Pavilhão Mário José- 18h) Silves

Inauguração da Iluminação de Natal no Concelho de Faro

A iluminação de Natal na Baixa de Faro e freguesias do Concelho vai ser inaugurada no próximo dia 21 de Novembro (Sábado), pelas 17h30 minutos. A ligação simbólica decorre na Praça da Pontinha e contará com a presença do Executivo Municipal de Faro e demais entidades oficiais. Todos os Farenses estão convidados a comparecer nesta cerimónia e, desse modo, a abrilhantar a entrada na época natalícia.

A colocação da iluminação de Natal deste ano resultou de um protocolo assinado com a Acral – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve.

Com este protocolo, visa-se conceber um projecto partilhado, envolvendo uma Associação com indiscutível mérito em organizações semelhantes, dando continuidade à qualidade alcançada nos últimos anos e aplicando de forma mais criteriosa os recursos. Por outro lado, importa salientar a importância da iluminação de Natal enquanto factor de atracção de população e turistas à cidade e às suas zonas comerciais, sendo expectável que tal factor promova um impulso económico positivo durante o período natalício.

ZONAS ABRANGIDAS PELA ILUMINAÇÃO DE NATAL:

- Rua D. Francisco Gomes, Rua Pé da Cruz, Rua Vasco da Gama, Rua de Portugal, Largo Terreiro do Bispo, Rua Ivens, Rua Tenente Valadim, Rua da Marinha, Rua Baptista Lopes, Rua Filipe Alistão, Travessa da Mota, Rua 1.º de Maio, Rua Conselheiro Bívar, Rua Ferreira Neto, Rua José Estêvão, Rua Castilho (parte desta rua), Rua Rebelo da Silva, Travessa Marques da Silva, Rua Manuel Belmarço, Rua Pinheiro Chagas, Avenida 5 de Outubro, Rua Mouzinho de Albuquerque, Jardim Manuel Bívar, coreto, Praça Ferreira de Almeida, Praça Alexandre Herculano, Obelisco, iluminação do presépio, edifício do Mercado Municipal e as principais entradas da cidade (junto ao Estabelecimento Prisional, rotunda de Olhão e entrada de Faro junto ao Modelo).

ZONAS RURAIS ABRANGIDAS:

- Montenegro – Largo do Povo, Rua Egas Moniz e Rua Júlio Dinis;

- Conceição – Rua 25 de Abril e Largo da Igreja;

- Santa Bárbara de Nexe – Artéria principal, Mata Lobos e Bordeira;

- Estoi – Largo da Liberdade, Largo Ossónoba e artéria principal;

- Freguesia de São Pedro – Mar e Guerra, Patacão, Arneiro e Estrada Sr.ª da Saúde (junto à antiga escola primária).



Fonte CMF

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Kickboxing no Pavilhão do Sporting Clube Farense

http://algarvepress.net/fotos/7430_kickboxing_farense.jpg

"O HOMEM ALMOFADA DE MARTIN McDONAGH"

Homem Almofada
Teatro das Figuras
21 de Novembro de 2009 às 21H30
Programa

A peça, interpretada pelo Teatro del Noctámbulo, uma companhia espanhola, da cidade de Badajoz, conta uma história do humor negro herdado de Eugène Ionesco, Harold Pinter e David Mamet. Influenciado pelo cinema de David Lynch, Martin Scorsese e Quentin Tarantino, o autor de 'Pillowman', O Homen Almohada, o irlandês Martin McDonagh, aos 38 anos, é considerado um génio do teatro contemporâneo e um rei do humor negro.


ELENCO POR ORDEM DE DRAMATIS
KATURIAN JOSE VICENTE MOIRÓN
TUPOLSKI JAVIER MAGARIÑO
ARIEL GABRIEL MORENO
MICHAL LUIS MARIANO LÓPEZ
NIÑA LOURDES GALLARDO

DURAÇÃO:1H40M sem intervalo
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: >16
PRODUÇÃO: PRODUCCIÓN DE TEATRO DEL NOCTÁMBULO Y LA CONSEJERIA DE CULTURA Y TURISMO DE LA JUNTA DE EXTREMADURA

Fonte TMF


Macário Correia: Câmara de Faro tem situação financeira preocupante

O presidente da Câmara Municipal de Faro cumpre hoje um mês de mandato e a sua principal preocupação tem sido "arrumar a casa", numa autarquia que tem "uma situação financeira, administrativa, de instalações e equipamentos preocupante".

Macário Correia disse à agência Lusa ter-se deparado, na área financeira, com "40 milhões de euros de dívidas de curto prazo, de facturação vencida, 18 processos judiciais por incumprimento de obrigações financeiras, uma dúzia de obras paradas por falta de pagamento a empreiteiros e mais 40 milhões de euros de empréstimos de médio e longo prazo".

Deparou-se ainda, de acordo com o próprio, com as empresas municipais, "excepção feita à FAGAR" (empresa que gere as águas e resíduos de Faro), numa "situação de passivos acumulados com alguma preocupação".

Em termos administrativos, Macário Correia ficou "apreensivo" com o "atraso na normalização administrativa dos procedimentos municipais" e pela falta de "uma tabela de taxas actualizada, de um regulamento de urbanização e edificação, de um regulamento de trânsito ou de um regulamento de toponímia", entre outros.

"As instalações e equipamentos estão muito aquém daquilo que a modernidade e a qualidade de serviço exigem. Há funcionários instalados em péssimas condições e há equipamentos, na área de informática e outra, que estão aquém daquilo que seria desejável", diagnosticou ainda o autarca.

O ex-presidente da câmara de Tavira explicou que uma das medidas já tomadas foi a nomeação dos administradores das empresas municipais, cargos que passam a ser acumulados por membros do seu executivo e equipa e que não serão remunerados.

"É a isso que me tenho consagrado, ao que se chama arrumar a casa", acrescentou Macário Correia, que quer que "a câmara ganhe rapidamente uma organização e metodologia de trabalho quantificada, organizada, em equipa, que é fundamental", adiantou.

O autarca lembrou que tem também "trabalhado para acentuar a articulação entre os bombeiros voluntários e municipais", num processo de junção em que diz não antever qualquer problema legal, como foi sugerido pelo presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, sobretudo no que se refere à integração dos voluntários nos municipais.

Outra medida, que causou polémica e descontentamento por parte de comerciantes e particulares, foi a que se prende com a legalização dos aparelhos de ar condicionado, mas Macário Correia explicou que isso está previsto em leis e regulamentos em vigor.

"Há muitas queixas e reclamação de cidadãos que acham que a estética de edifícios está a ser alterada com esse tipo de objectos", disse, lembrando que, como autarca, tem "que ter o cuidado em fazer cumprir os regulamentos".

Macário Correia negou ainda ter congelado os subsídios ao arrendamento, precisando que "a câmara municipal anterior tinha criado uma dotação de 130 mil euros de subsídio a arrendamento, [e que] depois decidiu reduzir em 60 mil euros".

O presidente da câmara de Faro disse que essas verbas estavam já esgotadas quando chegou à câmara e que o anterior executivo socialista liderado por José Apolinário ainda promoveu em cartazes esse subsídio fazendo aumentar a procura quando a oferta estava esgotada.

Fonte: Região Sul

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CICLO “EM TRÂNSITO - "MATTEAH BAIM"

Ciclo em Trânsito
Teatro das Figuras
19 de Novembro de 2009 às 21H30

Ficha artística e técnica :
Matteah Baim é conhecida pelos seus projectos arrojados e parcerias espontâneas. Metallic Falcons com Sierra Cassady (Coco Rosie), Antony & The Johnsons, Devendra Banhart, entre outros. A música de Matteah Baim centra-se na folk contemperânea caracterizada pela liberdade criativa à volta de simples melodias de viola e voz. “Laughing Boy”, o seu mais recente trabalho recebeu excelentes críticas por parte da imprensa internacional.

Duração:
90 minutos
Classificação etária: maiores de 6 anos
Preços: € 5,00

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"Tu em Mim – A Paixão para além da Realidade"


A Pousada do Palácio de Estoi, Faro, acolhe a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra para apresentação do seu mais recente trabalho Tu em Mim – A Paixão para além da realidade. O evento terá lugar no dia 7 de Dezembro, pelas 22h no Centro de Convenções da Pousada.

Esta é a oportunidade ideal para uma escapadela antes da época Natalícia visitando uma das mais belas Pousadas de Portugal e assistir a um espectáculo Multidisciplinar de Música, Dança e Multimédia que conta a história de quem amou, sofreu e sobrevive por si mesma no fim.

Gabriel Gomes (ex-Madredeus) e Lucília Baleixo (directora artística da Companhia de Dança Contemporânea de Sintra), assinam a autoria do trabalho artístico.

O público, logo que entra, é recebido com um flute de champanhe ou mesmo de vinho.

No chão existem pétalas brancas e vermelhas.

No ar, o aroma de rosas e som suave de Maria Callas. Em simultâneo, está patente uma Exposição de Fotografia, assinada por Pedro Everett, sobre os ensaios e espectáculos já apresentados no âmbito da digressão.

A dança, música e imagem como línguas universais, transportam o público para um ambiente idílico, porém catártico.

A história de quem amou, sofreu e no fim sobrevive por si mesma.

Um espectáculo/happenning que envolve o público do princípio ao fim do evento. Uma viagem /experiência em que provavelmente, você também se vai rever. Seja ousado, arrisque connosco!

A paixão de Tu em Mim, afinal é sua! Vai ver!

Esperamos que se emocione com a história de amor e paixão, que um dia todos nós, porventura, vivemos.

Link do vídeo clip no You Tube http://www.youtube.com/watch?v=09BY5OvX6nU

Tu em Mim – A Paixão para além da Realidade

Espectáculo Multidisciplinar Música, Dança e Multimédia

Dia: 7 de Dezembro 2009

Local: Pousada do Palácio de Estoi

Preço: 15€

Informações/Reservas: 219 241 898 / 966 147 547

reservas@aiadanca.pt



Viviana Estêvão

Ai! a Dança Atelier

Produção de Espectáculos




sábado, 14 de novembro de 2009

Jogos de futebol e futsal dos clubes da cidade

FUTEBOL

3ª Divisão Série F
- Jornada 8 (15-11-2009)
(9ª)Clube de Futebol Esperança de LagosEsp. Lagos 0-1 FarenseSporting Clube Farense(3ª) (Estádio Municipal de Lagos- 15h) Lagos

1ª Divisão Distrital- Jornada 4 (14-11-2009)
(3ª)Clube União CulatrenseCulatrense 1-0 ArmacenensesClube Futebol «Os Armacenenses»(11ª) (Complexo desportivo da Penha- 15h) Faro

2ª Divisão Distrital- Jornada 6 (14-11-2009)
(2ª)Padernense ClubePadernense 1-0 11 Esperançashttp://www.afalgarve.pt/clubes_bd/contacts/Logo_11Esperancas.jpg(7ª) ( Estádio João Campos- 15h) Paderne


FUTSAL

Taça de Portugal-
2ª eliminatória (14-11-2009)
(3ª Divisão)Associação Académica Universidade AlgarveAcad. Algarve 0-4 SportingSporting Clube de Portugal(1ª Divisão) (Pavilhão Afonso III- 17h30) Faro

Taça do Algarve- 1ª Eliminatória
(1ª Divisão Distrital)São Pedro Futsal Clube de FaroS. Pedro 2-1 AlteCentro Animação e Apoio Comunitário de Alte(1ª Divisão Distrital) (Pavilhão Afonso III- 21h30) Faro (13-11-2009)
(2ª Divisão Distrital)Silves Futebol ClubeSilves 5-6 Atalaiahttp://www.afalgarve.pt/clubes_bd/contacts/atalaia.jpg(1ª Divisão Distrital) (Pavilhão Mário José- 18h) Silves (14-11-2009)
(2ª Divisão Distrital)http://www.cfosbonjoanenses.com/images/Simbolo1.gifBonjoanenses 0-7 LouletanoLouletano Desportos Clube(2ª Divisão) (Pavilhão Afonso III- 21h) (17-11-2009)

CONCERTOS PROMENADE [MÚSICAS DO MUNDO]


Teatro das Figuras
15 de Novembro de 2009 às 12H00

Músicas do Mundo
AMÉRICA DO NORTE


Músicas do Mundo é o mote. O Ciclo de Concertos Promenade continua a sua viagem, desta vez pela América do Norte.
O continente americano sofreu a influência de muitos povos e das suas culturas, devido à colonização e à emigração. A música não foi excepção, e daí nasceram estilos como o jazz ou o blues. Neste concerto, entende-se como estes géneros se cruzaram com a música erudita e como a produção cinematográfica norte-americana enriqueceu o reportório clássico com as suas bandas sonoras, sempre com muita interacção com o público e várias surpresas à mistura.

Duração: 60 minutos
Classificação etária : maiores de 3 anos
Preços : € 10.00 com descontos
Descontos de 25% maiores de 65 anos; menores de 30 anos: € 5,00

Co – Produção : TMF, EM, Orquestra do Algarve e Caixa Geral de Depósitos

Fonte: TMF



Comemoração do São Martinho Padroeiro em Estoi

Programa:
Dia 15 de Novembro

10:00- Abertura da Feira de São Martinho no Largo da Liberdade, com venda de enchidos de Monchique, castanha, nozes, vinho e água pé e pão caseiro

11:00- Abertura da tradicional exposição de figuras artesanais votivas de São Luís concretizadas em massa de pão, pedidndo a sua protecção para os animais domésticas

12:00- Celebração da Eucaristia Dominical dedicada a São Martinho

13:00- Festival Gastronómico de São Martinho nos restaurantes da aldeia

15:00- Representação do Milagre da Capa de São MArtinho e apresentação de cantares regionais

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DAVID FONSECA no Teatro dsas Figuras

DAVID FONSECA
Teatro das Figuras
14 de Novembro de 2009 às 21H30