terça-feira, 31 de março de 2009

José Apolinário propõe construção da loja IKEA a Sul do Estádio Algarve

O presidente da Câmara de Faro defendeu hoje a futura loja da cadeia IKEA, prevista para abrir até 2015, deve ficar localizada a sul do Parque das Cidades, terreno da Associação de Municípios Loulé/Faro.

"Vemos com melhores olhos o IKEA a sul do Estádio Algarve, um terreno propriedade de Faro e Loulé, e que permitirá fazer algum encaixe financeiro para ajudar nos encargos à empresa que gere o Estádio Algarve", disse à Lusa José Apolinário.

A instalação da loja sueca IKEA já está envolta em polémica, pois o município de Loulé prefere que a localização da grande superfície seja a Norte do Estádio Algarve.

O autarca de Loulé Seruca Emídio adiantou recentemente ao jornal diário Correio da Manhã que a localização do IKEA não é o "factor mais importante" mas "queremos é que fique no concelho" de Loulé.

A intenção do IKEA é que a loja do Algarve fique localizada junto de boas acessibilidades, nomeadamente perto da Via Infante de Sagres (A22) e Aeroporto Internacional de Faro.

Em declarações à Lusa, fonte ligada ao IKEA referiu que as intenções de abrir uma loja no Algarve são uma realidade, mas a localização ainda "está a ser estudada".

O investimento na loja do Algarve será semelhante aos investimentos das outras lojas já construídas, cerca de "60 milhões de euros", e até 2015 deverá abrir uma loja no Algarve.

Fonte: Barlavento Online

Autárquicas-2009: António Mendonça é o candidato da CDU

António Mendonça Pela segunda vez consecutiva António Mendonça, engenheiro, 60 anos de idade, é o cabeça-de-lista da CDU por Faro às próximas eleições autárquicas. Natural de São Brás de Alportel, vive em Faro há 31 anos. Em 2005 conseguiu 2409 votos (8,9%), terceira força política mais votada.

Para o cabeça-de-lista, trata-se do “cumprimento de um dever de cidadania”. “Intervir activamente no âmbito de uma equipa que se propõe aos munícipes como alternativa política às três maiorias absolutas que nos últimos doze anos detiveram a Câmara Municipal de Faro”, acrescentou.

O programa de candidatura da coligação (PCP/Os Verdes)privilegia várias áreas de intervenção, com destaque para a rede viária; habitação social; urbanismo e ambiente; freguesias rurais; saneamento básico; Parque das Cidades; e apoio a associações, instituições, desporto e cultura.

Fonte: Região Sul

DANÇARTE - VI Concurso Internacional Dança Algarve‏

É já no próximo dia 4 de Abril que terá início o VI Concurso Internacional de Dança do Algarve “Dançarte”.

Realiza-se em Faro, no Teatro das Figuras, nos dias 4 e 5 de Abril de 2009.

Trata-se de uma organização da Associação “Beliaev Centro Cultural”, contando com o apoio da Câmara Municipal de Faro e do Teatro Municipal de Faro, bem como de diversas outras entidades oficiais e privadas da região.

É o concurso nacional de qualificação para a “Dance World Cup”, que este ano decorrerá na Ilha de Jersey, de 23 a 27 de Junho.

É dirigido a jovens bailarinos de escolas de dança nacionais e estrangeiras e abrange as modalidades de dança clássica, dança contemporânea e dança de carácter.

Destina-se à faixa etária dos 8 aos 24 anos, sendo os concorrentes distribuídos por vários escalões, em função da idade, e pelas categorias Solista, Dueto e Grupo.

Este ano, o “Dançarte” conta com a participação de quinze escolas nacionais e duas estrangeiras (Holanda e Rússia), num total de cerca de 270 participantes.

As provas do Concurso têm início às 9h30 do dia 4 de Abril, terminando por volta das 18h, sendo este dia destinado às categorias Solista (Escalões 1, 2 e 3), Dueto, Grupo Clássico e Grupo Contemporâneo.

No dia 5 de Abril, realizam-se as provas da categoria Solista (Escalões 4 e 5) e da categoria Grupo Carácter, que decorrerão durante a manhã, a partir das 9h30.

O Concurso encerra com a Gala dos Premiados, que terá início às 21h30, contando com a presença de várias entidades oficiais, na cerimónia de entrega de prémios.

O programa detalhado do Concurso encontra-se disponível em www.cda.online.pt.

Todas as provas são abertas ao público e a entrada é gratuita.

Os bilhetes para a Gala, no valor de 10 euros, podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro das Figuras.

Fábio Silva

Conselho Fiscal BCC

segunda-feira, 30 de março de 2009

Blasted Mecanism de regresso à SA

Os Blasted Mechanism são a segunda banda confirmada, depois deos Buraka Som Sistema para a Semana Académica da Universidade do Algarve.

Os Blasted Mechanism vão actuar na noite de 13 de Maio (quarta-feira) e os Buraka Som Sistema estão confirmados para sexta-feira, dia 15.

De recordar mais uma vez que os bilhetes semanais já se encontram à venda, numa fase promocional, desde 23 de Março até ao próximo dia 3 de Abril, nas delegações da AAUAlg (Penha e Gambelas).

7.ª Semana Gastronómica de Faro “Xarém em Abril”

Tem hoje início a 7.ª Semana Gastronómica de Faro “Xarém em Abril”, que decorre até ao próximo dia 12 de Abril, em vários restaurantes do Concelho de Faro.

Organizada pela Autarquia local, Ambifaro e Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), esta edição conta com a participação de 33 restaurantes, que irão servir os melhores pratos de xarém, as tradicionais “papas de milho” algarvias.

O objectivo é promover a gastronomia regional, os estabelecimentos de restauração do concelho, a diversidade e variedade dos produtos regionais e modos de confeccionar, bem como captar um maior número de visitantes através da riqueza gastronómica da região.

O evento irá juntar dezenas de restaurantes, nomeadamente:

Restaurante Adega Nortenha; Cervejaria Baía; Cervejaria Farol; Restaurante Camané; Restaurante Cantinho da Ronha; Restaurante Capitão Mor; Restaurante Clube Naval; Restaurante Costa Algarvia; Restaurante Dois Irmãos; Restaurante Faro e Benfica; Restaurante Harune; Restaurante Ministério da Cerveja; Restaurante Monte do Casal; Restaurante O Bandeira; Restaurante O Brinde; Restaurante O Costa; Restaurante O Estamine; Restaurante O Gimbras; Restaurante O Seu Café; Restaurante O Tintol; Restaurante O Vinhão; Restaurante Palhacinho; Restaurante Pé de Alface; Restaurante Pontinha; Restaurante Ramos; Restaurante Ria Formosa; Restaurante Sol e Jardim; Restaurante Solar dos Presuntos; Restaurante Sui Generis; Restaurante Taska; Restaurante Tira Gostos; Restaurante Vasco da Gama; Restaurante Zé Maria.

Fonte: Região Sul

Dia Nacional do Doente com AVC no Mercado Municipal de Faro

Uma equipa multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, terapeutas e dietistas do Hospital de Faro EPE, vai associar-se no próximo dia 31 de Março às iniciativas do Dia Nacional do Doente com AVC, promovidas a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de AVC.

As actividades decorrem no Mercado Municipal de Faro, entre as 9:00 e as 14:00 horas, sendo possível ao público realizar vários rastreios, nomeadamente à tensão arterial, glicemia e colesterol, bem como fazer uma avaliação de risco vascular.

Para além dos rastreios, os profissionais de saúde vão ainda prestar aconselhamento direccionado e promover campanhas de sensibilização para modificação de hábitos de risco. Do programa de actividades constam ainda três palestras sobre a temática, proferidas pela Dra. Augusta Pereira e pela Dra. Eduarda Afonso, médicas no Hospital de Faro.

Fonte: Algarve Press

Praia de Faro recebeu Windsurf Challenge

Decorreu este fim de semana na Praia de Faro, o Faro Conquilha.com Windsurf Challenge 2009 com um modelo competitivo inédito em Portugal. Este evento decorreu no Centro Náutico e foi organizado pela revista online Conquilha.com e pela Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Faro.

A classificação final pode ser consultada na zona de downloads do evento em: http://www.conquilha.com/component/option,com_docman/Itemid,83/ .

Algumas fotos do evento:
Centro Náutico
A largadaO vencedor da prova




Créditos Fotográficos:

Marco Domingos / Conquilha

Rui Puga / Conquilha


domingo, 29 de março de 2009

Autárquicas 2009- Macário Correia visita Hangares

Macário Correia, candidato do PSD à Câmara de Faro, surpreendeu, ontem à tarde, todos os moradores dos Hangares, que enchiam a esplanada da Associação, quando declarou abertamente, tal como está a acontecer nos núcleos vizinhos da Culatra e Farol, o "apoio à instalação da energia eléctrica, água e esgotos nos Hangares", já que o ainda presidente da Câmara de Tavira considerou "uma injustiça que a população deste núcleo histórico, sem construções abarracadas e implantado na zona mais larga da ilha, por isso mais seguro que outras zonas de outros núcleos, não tenha acesso às mesmas infra-estruturas que os seus vizinhos na mesma ilha".

O candidato do PSD, que visitou pela primeira vez os Hangares, não deixou dúvidas ao "manter a postura de sempre, contra as construções abarracadas, especialmente as que se encontram em cima da duna primária", reconhecendo, entretanto, que tal "não é o caso dos Hangares", núcleo onde o ex-secretário de Estado do Ambiente, recordemos, ligado então a algumas demolições nas ilhas, garantiu: "Nunca dei ordens para que não se implantasse a energia eléctrica e o saneamento básico nos Hangares".

Perante as realidades, social e habitacional, que encontrou naquele núcleo histórico de Faro, Macário defendeu ainda "a desafectação do domínio público marítimo e o regresso das carreiras fluviais ao cais dos Hangares", mas foi ainda mais longe nas promessas aos Hangrenses: "Defender o núcleo nas reuniões que ainda tiver enquanto autarca de Tavira na Sociedade Polis", já que a cidade do Gilão faz parte da mesma, com Faro, Loulé e Olhão.

No seu périplo pelas ilhas, "em diálogo franco e aberto com as Associações de moradores e populações dos respectivos núcleos", Macário Correia salientou "o espírito de abertura e compreensão que tem imperado nestes encontros".

Fonte: Algarve Press

sábado, 28 de março de 2009

Jogos de futebol e futsal das equipas de Faro

FUTEBOL

Jogo Amigável
(28-3-2009)
(2ª Liga)
Sporting Clube OlhanenseOlhanense 1-1 FarenseSporting Clube Farense(3ª Divisão) (Estádio José Arcanjo- 15h30) Olhão

1ª Divisão Distrital- Jornada 25 (28-3-2009)
(3ª)Lusitano Futebol ClubeLusit.VRSA 3-1 SalgadosGrupo Desportivo e Cultural dos Salgados(11ª) (Estádio Municipal VRSA- 15h) Vila Real de Santo António
(10ª)Sport Faro e BenficaFaro e Benfica 0-1 CastromarinenseUnião Desportiva Castromarinense(4ª) (Campo Horta da Areia- 17h30) Faro

2ª Divisão Distrital- Jornada 21 (28-3-2009)
(1ª)Clube União CulatrenseCulatrense 5-1 PadernensePadernense Clube(7ª) (Campo Horta da Areia- 15h) Faro
(8ª)Futebol Clube 11 Esperanças11 Esperanças 1-1 ImortalImortal Desportivo Clube(4ª) (Complexo Desportivo da Penha- 15h) Faro


FUTSAL

2ª Divisão Série B-
Jornada 22 (28-3-2009)
(7ª)
Grupo Desportivo e Recreativo das LameirinhasLameirinhas 2-1 Acad. AlgarveAssociação Académica Universidade Algarve(11ª) (Pavilhão Municipal de São Miguel- 16h) Guarda

1ª Divisão Distrital- Jornada 18 (28-3-2009)
(3ª)São Pedro Futsal Clube de FaroS. Pedro 0-3 Pedra MourinhaClube Desportivo Recreativo Pedra Mourinha(5ª) (Pavilhão Escola E.B 2.3 de Estoi- 19h) Estoi
(2ª)Atalaia 6-3 Putos da RuaPutos da Rua Futebol Clube(7ª) (Pavilhão Escola E.B 2.3 de Estoi- 21h) Estoi


Autarquia de Faro quer implantar recife artificial na Culatra

A Câmara de Faro vai promover a construção de um recife artificial ao largo da Ilha da Culatra. O objetivo é incentivar a pequena pesca. A medida foi aprovada esta quinta-feira em reunião camarária.

O projecto prevê a colocação de 1050 módulos cúbicos de betão que vão ocupar uma área de 0,88 km2, seguindo um tipo de organização semelhante à dos sistemas recifais já implantados no Algarve pelo IPIMAR.

A criação deste recife objectiva ainda “aumentar a produção biológica e promover a biodiversidade, proporcionando desta forma a diversificação das capturas e o aumento dos rendimentos da pesca”, salienta a Autarquia em comunicado.

Fonte da Câmara realça também outras potencialidades do sistema. Explica que tenciona “promover a articulação da pequena pesca com outras actividades como o ecoturismo”.

O município vai agora candidatar o projecto ao Programa Operacional Pesca para financiamento, contando com o apoio técnico-científico do IPIMAR.

Fonte: Região Sul

sexta-feira, 27 de março de 2009

Faro reedita Downwind de kitesurf de 2007 e 2008

http://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=7480ea9e3d&view=att&th=12045bd79b991a97&attid=0.1&disp=inline&zw

Após o sucesso das edições anteriores, o Centro Náutico da Praia de Faro apresenta a edição deste ano do Downwind e Big Air em kitesurf. Este ano o evento decorrerá num formato ainda mais ambicioso durante o fim de semana de 18 e 19 de Abril na Praia de Faro.

Esta zona do Algarve apresenta-se como uma “Meca” da prática de kitesurf caracterizada por excelentes condições de vento e de espaço que garantem a segurança dos praticantes. Para além dos atletas locais, a afluência de pessoas de todo o país, da Andaluzia e de Turistas de outros países da Europa, fazem da Barrinha de S.Luís um local de excelência para a prática do kitesurf.

A Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro tem acompanhado este crescendo da modalidade e este evento é já um dos mais concorridos do país trazendo ao Algarve pessoas de toda a parte para participar.

O dia de sábado terá como ponto alto a realização do Downwind. Este não terá qualquer vertente competitiva. Trata-se de partir da Praia do Forte Novo em Quarteira e chegar à Ilha de Faro desfrutando ao máximo do mar e da paisagem. A frota irá navegar de forma descontraída sem que haja classificações a atribuir. Prevê-se um belo espectáculo no mar, uma decoração única na costa do Algarve com os 60 participantes a navegar perto de terra.

No domingo, sob a supervisão de elementos da APKITE – Associação Portuguesa de Kitesurf -, será realizado um Big Air ou alternativamente uma regata na vertente Race em função das condições atmosféricas que se verificarem na altura.

A inscrição terá um valor de €25 e inclui inscrição em todas as actividades do evento ao longo do fim de semana, seguro, lanche de mar, churrasco e licra do evento.

Está prevista uma demonstração de Street Surfing, uma nova vertente de skate que proporciona a sensação de “surfar em terra”. Estarão disponíveis pranchas para todos os interessados poderem testar esta novidade.

Toda a documentação incluindo ficha de inscrição, regras e outros, poderá ser consultada na zona de downloads do evento em:

http://www.conquilha.com/component/option,com_docman/Itemid,83/

Notícias sobre o evento em:

http://www.conquilha.com/

Pequenos detalhes informativos de última hora poderão ser publicados em:

http://twitter.com/conquilha


Hotelaria recomendada

Estalagem Aeromar

http://www.aeromar.net/

Tel: 289 817 189 / 289 817 542

Fax: 289 817 512

E-mail: aeromar@net.sapo.pt

Quarto triplo - € 48

Quarto duplo - € 40

Quarto individual - € 32

IVA inc.

Inclui pequeno-almoço (buffet).