quarta-feira, 30 de abril de 2008

Festa da Pinha

Programação:

Dia 01
09:00- Atacar o Maio
11:00- Abertura da exposição de Maios pelas ruas da aldeia e da Feira do Mundo Rural, com animação musical com “Bandinha da Alegria” e almoço popular na Praça Pública
21:00- Abertura do Arraial Popular
Dia 02
09:30- Saída da Romaria Equestre e reabertura da Feira do Mundo Rural
13:00»18:00- Almoço campestre e animação musical no Pinhal do Ludo
19:30- Desfile do Cortejo Equestre em Sta. Bárbara de Nexe
20:00- Abertura do Arraial Popular em Estoi
22:00- Chegada dos Romeiros e desfile até à Igreja da Padroeira
Dia 03
11:00- Reabertura da Feira do Mundo Rural
16:00- Espaço ao Folclore
21:00- Arraial Popular

Os Maios em Faro


Em Faro convida-se a um passeio pelo Centro Histórico/ Baixa de Faro à descoberta de uma dezena de Maios que no dia 1 de Maio vão invadir esta zona da cidade. Desde a Pontinha, passando pelo Jardim Manuel Bivar, pelo Largo da Sé e finalizando no Largo Afonso III, onde as pessoas serão convidadas a “dialogar” com os diferentes personagens com que se cruzam.

Fonte:
Algarve Press

“Free Your Mind House Party II”


"Free Your Mind House Party II" é assim que se intitula a festa que o núcleo pedagógico da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UALg) preparou para esta quarta-feira, 30 de Abril.

A festa, a segunda já realizada na ESGHT, visa “unir um pouco mais os alunos da escola, pois cada curso terá um balcão para venda de bebida” explica fonte da organização.

O evento tem início por volta das 23:00 horas e conta com a animação do Dj Ricardo Fraga, aluno do 1º ano do curso da ESGHT, e do Dj Tiago Rafael. Segundo a organização, esperam-se ainda outras surpresas.

A entrada para estudantes é de 2 euros e para não estudantes de 3 euros.

Fonte:
Região Sul

terça-feira, 29 de abril de 2008

"O Trovador"


No próximo dia 30 de Abril de 2008, pelas 21h30, a Fundação Pedro Ruivo apresenta, no seu auditório, a famosa ópera de Giuseppe Verdi, "O Trovador", que será interpretada pela Teatro Nacional de Ópera e Ballet da Moldávia.

Trata-se de uma ópera romântica em quatro actos, com música de Giuseppe Verdi (1813-1901) e libreto de Salvatore Cammarano, completado por Leone Emanuele Bardere e baseado no drama homónimo do dramaturgo espanhol Antonio García Gutierrez.
A acção decorre em Espanha no início do século XV.

Foto: Giuseppe Verdi

Mais informação em:
Algarve Press

Iniciadas do Farense somam duas vitórias no Nacional


A equipa de iniciadas Femininas do Sporting Clube Farense conseguiu, este fim-de-semana, duas importantes vitórias no Nacional de Iniciadas Femininas.

Estando inserida no Grupo Sub B, conseguiram ser superiores ao líder alentejano GDR André Resende por 32-95, fora de casa, e ao segundo classificado de Lisboa ADE Sintra por 47-38, já em casa. (ler mais)

Fonte:
Barlavento online

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dia Mundial da Dança


O Conservatório Regional do Algarve Maria Campina assinala, no próximo dia 29 de Abril, o Dia Mundial da Dança com um espectáculo representativo dos vários estilos de dança, protagonizado por alunos do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina e classes convidadas.

O espectáculo agendado para as 20:30 horas, no Auditório Pedro Ruivo, inclui exibições de dança clássica, contemporânea e hip hop.

Participam os alunos de dança do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro, com coreografias das professoras Helena Vallis e Vanessa Bengala, assim como as classes convidadas de hip hop, da professora Vanessa Bengala e de dança contemporânea da professora Maria João Peres.

Fonte:
Região Sul

domingo, 27 de abril de 2008

Algarve Chefs Forum


O Algarve Chefs Forum vai ter lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, no próximo dia 28 de Abril. Trata-se da maior reunião de Cozinha e Pastelaria, reunindo cerca de 150 profissionais.

09h00-10h00



Pequeno - Almoço Nobre

10h00



Abertura | Manuel Faustino, Paulo Amado, Henrique Leandro e Henrique Sá Pessoa

10h15

José Pinheiro
Restaurante Eira do Mel

11h00

Siegfried Danler - Heinemann
Restaurante Amadeus

12h00

Jaime Perez
Monte Rei Golf & Country Club

13h-14h30



Almoço


14h30

António Marques
Restaurante Bica do Sapato

15h30

Diogo Pereira
Restaurante La Reserve

16h30

Jens Rittmeyer
Restaurante São Gabriel

17h15


Pausa para Café Nobre


17h30

José Cordeiro
Consultor Gastronómico

18h30

Dieter Koschina
Hotel Vila Joya

19h15


Encerramento


Mais informações em http://www.algarvechefsforum.com/docs/default.asp

Fonte:
Região Sul

sábado, 26 de abril de 2008

3000 contra o fim da universidade na Penha



O abaixo-assinado contra o fecho do Campus da Penha da Universidade do Algarve em Faro conta já 3000 assinaturas. Os mentores do abaixo-assinado, os ACFC - Autarcas Com Faro no Coração, consideram que a “vitória está á vista”.

Em comunicado o grupo de autarcas liderados pelo vereador independente na autarquia de Faro, José Vitorino, dão conta de “uma adesão excepcional” ao abaixo-assinado lançado em Fevereiro último, dias depois de conhecida a intenção do reitor da UALG, João Guerreiro, em transferir todos os cursos e serviços para as Gambelas.

Na altura José Vitorino considerou que tal possibilidade seria “absurda”. Para os ACFC, “face à pressão provocada pela população a vitória está à vista, mas a luta continua com a recolha de assinaturas até que o presidente da câmara assuma publicamente e sem habilidades e jogos de palavras uma mudança de posição”.

Fonte:
Região Sul

Loja do Cidadão de Faro abre em 2009


A décima Loja do Cidadão do país, que ocupará o primeiro piso do Mercado Municipal de Faro, vai abrir no princípio de 2009.

O espaço de Faro, com mais de 2300 m2 de área, será uma loja de “segunda geração”, com maior integração tecnológica e balcões integrados e multisserviços, mais avançada do que as primeiras lojas do cidadão, cuja ênfase passava pelo puro atendimento ao público.

“É um modelo diferente das lojas tradicionais abertas até agora. Vai ser um serviço mais conveniente, mais próximo, mais rápido e, acima de tudo, de qualidade”, sublinhou Anabela Pedroso.

A “racionalização das estruturas da administração pública” também foi pensada, com a deslocação total da Direcção de Finanças e das conservatórias para o espaço situado no mercado.

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Direcção-Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE), Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e Instituto de Segurança Social são outras das várias instituições com presença confirmada.

A Loja do Cidadão da capital algarvia vai também ter um espaço da autarquia, com seis postos de atendimento, e a participação de privados.

Fonte:
Região Sul

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Algarve Mini Foot - Torneio Internacional Escolinhas


Estádio Algarve 26 de Abril | 09h00 – 18h00

A Geração de Génios, o Monte da Quinta Resort e a Câmara Municipal de Faro organizam a segunda edição do Algarve Mini Foot, um evento que reúne escolinhas de futebol de todo o país e estrangeiro e que terá lugar no próximo dia 26 de Abril no Estádio Algarve.

Contando com a presença de mais de 15 equipas de todo o país e ainda a participação de algumas equipas espanholas, esta segunda edição do Algarve Mini Foot visa, uma vez mais, incentivar a prática desportiva junto dos mais jovens, num ambiente multicultural que potencie a troca de experiências e conhecimentos.

No Algarve Mini Foot participam crianças dos 4 aos 12 anos de idade, divididas em 4 escalões: Bambis (4-5 anos); Minis (6-7 anos); Pré-escolas (8-9 anos) e Escolas (10-12). A competição tem início marcado para as 09h00 e as diferentes jornadas vão acontecendo ao longo do dia com 6 jogos a decorrer sempre em simultâneo. A partir das 17h00 terá lugar o início das finais, seguindo-se a respectiva entrega de prémios, agendada para as 18h30.

Fonte:
Algarve Press

WOK – Ritmo Avassalador


Dia 26 de Abril de 2008 às 17h00 e às 21H30 no Teatro das Figuras.
Preço: € 10,00 [sem descontos]

Classificação Etária: >3
Duração do espectáculo: 60 minutos sem intervalo
Produção: Tocá Rufar- Projecto de percussão e uma Porta Amiga

WOK é um espectáculo idealizado pelo percussionista Rui Júnior, fundador do projecto Tocá Rufar.

O ritmo é o motor que dá vida ao WOK, totalmente renovado, com um novo elenco, temas e ambiências.

Tambores tradicionais portugueses, luta de paus e coreografias inspiradas no imaginário tradicional português vão estar em palco neste espectáculo enriquecido com a própria distribuição dos instrumentos no espaço físico, explorados como adereços. (ler mais)

DIRECÇÃO Rui Júnior
PRODUÇÃO EXECUTIVA Mário Santos
MANAGEMENT & BOOKING Nuno Santos
DIRECÇÃO DE ACTORES Jaqueline Momesso
FIGURINOS Sandra Guerreiro

ELENCO António Silva | Catarina Ascensão | Cláudia Marques | Filipe Henda | Marina Nogueira | Miguel Simões Ridcardo Molar | Rita Omar | Sofia Nogueira | Tiago Grade

Fonte: Observatório Algarve

Teatro Municipal da Figuras





Acordo ortográfico em debate


O Elos Clube de Faro assinala o Dia da Comunidade Lusíada, no próximo dia 26 de Abril, no Hotel Faro, com um debate sobre o novo acordo ortográfico.

O encontro acontece às 19:30 horas, num jantar-convívio, e vai reunir os membros do Elos Clube de Faro e outros convidados que, em conjunto, vão debater ideias sobre o novo acordo ortográfico.

Fonte:
Região Sul

quinta-feira, 24 de abril de 2008

“Felizmente há Luar”


O espectáculo “Felizmente há Luar”, drama em dois actos de Luís de Sttau Monteiro, que reflecte sobre a ditadura em Portugal no século XX, sobe ao palco do Teatro Lethes, em Faro, no próximo dia 25 de Abril.

A peça baseia-se na tentativa frustrada de revolta liberal em 1817, encabeçada por Gomes Freire de Andrade, e recria em dois actos a sequência de acontecimentos históricos que em Outubro desse ano levou à prisão e ao enforcamento de Gomes Freire pelo regime de Beresford, com o apoio da Igreja.

O espectáculo sobe ao palco às 21:30 horas no Teatro Lethes

Fonte:
Região Sul

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Programa das Comemorações do 34.º Aniversário do 25 de Abril no Concelho de Faro


Dia 24 de Abril

21:00 horas – Concerto “Cantar Abril” pelo Grupo Canto Andarilho e Sessão de Poesia alusiva ao 25 de Abril

Local: Casa do Povo de Estoi


Org.: Casa do Povo de Estoi/ Junta de Freguesia de Estoi

21:30 horas – Voz de Mulher – Edson Cordeiro
Local: Teatro das Figuras
Org.: Teatro Municipal de Faro

22:00 horas – Espectáculo “O Que Faz Falta” com o Grupo “E Vivá Música”
Local: Salão da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe
Org.: Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe

22:00 horas – Espectáculo com Paulo de Carvalho
Local: Praça da Pontinha
Org.: CMF

24:00- Fogo de artifício- Largo de São Francisco

24:00 horas – Estado Novo antes do 25 de Abril/ Revolução (pides e militares)/ Concerto com duas bandas jovens farenses/ Distribuição de Cravos
Local: Rua Conselheiro Bivar
Org./ Apoio: Junta de Freguesia de S. Pedro/ CMF

De 24 a 27 de Abril

9:00 horas - 34º. Torneio 25 de Abril em Ténis
Local: Centro de Ténis de Faro
Org.: Associação Desportiva do Centro de Ténis de Faro

De 24 a 30 de Abril – Exposição Alusiva ao 25 de Abril “Mulheres nos Prémios Nobel”
Local: Mercado Municipal
Org./ Apoio: MDM/ Mercado Municipal

Dia 25 de Abril

7:55 horas – Convívio de pesca na Ria Formosa em Barco
Org./ Apoio: Clube de Caça e Pesca Montenegrense/ Junta de Freguesia de Montenegro

8:00 horas – Içar das Bandeiras
Local: Clube Desportivo de Montenegro – Montenegro

8:00 horas – Alvorada com foguetes e morteiros
Local: Faro

8:30 horas - Festival de Natação do “25 de Abril”
Local: Piscinas Municipais
Org.: CMF

8:30 horas– Prova de Pesca
Local: Concentração às 7:30 no Centro Náutico
Org./ Apoio – Clube dos Amadores de Pesca de Faro/ CMF

9:00 horas - Basquetebol Sub 12 Regional Masculino e Feminino
Local: Pavilhão D. Afonso III
Org.: Associação de basquetebol do Algarve

9:00 horas – Torneio de Futebol nas modalidades: Juvenis/ Seniores Masculinos/ Seniores Femininos
Local: Ilha de Faro
Org.:/Apoio: APRAFA/ Junta de Freguesia de Montenegro e CMF

9:00 horas – Marcha Passeio pela Zona do Estádio Algarve
Local: Matalobos
Org./ Apoio: Grupo Desportivo de Mata Lobos/ Junta de Freguesia de S. Pedro

9:00 horas – Mini Torneio de Petanca/ Cicloturismo
Local: Montenegro
Org.: Clube Desportivo de Montenegro

9:00 horas – Formatura e continência à bandeira. Passagem em revista às corporações de Bombeiros Municipais e Voluntários, com as respectivas Fanfarras. “Grândola Vila Morena”, tocada pela Banda Filarmónica de Faro. Arruada na Baixa da Cidade.
Local: Paços do Município

9:30 horas – Sessão Solene comemorativa do 34º. Aniversário do 25 de Abril.
Local: Paços do Município
Org.: CMF

10:00 horas – Actividades para Crianças: pintura livre, modelagem em barro e construção de moinhos em papel
Local: Jardim Manuel Bivar
Org./ Apoio: MDM/ CMF

10:00 horas – Jogo de Futebol Infantil
Local: Clube Desportivo de Montenegro
Org./ Apoio: Grupo Desportivo do Montenegro/ CMF

10:00 horas – Marcha Passeio, com entrega de medalhas aos participantes
Local: Saída do Largo do Povo – Montenegro
Org.: Associação de Solidariedade Sócio Cultural de Montenegro
Apoio: Junta de Freguesia de Montenegro/ CMF

10:00 horas – Atletismo
Local: Santa Bárbara de Nexe
Org./ Apoio: Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe/ CMF

11:00 horas – Passeio de Bicicletas
Local: Ilha de Faro
Org.:/Apoio: APRAFA/ Junta de Freguesia de Montenegro e CMF

12:00 horas – Tenda dos Contos
À hora certa (12h, 15h, 16h, 17h) várias sessões de contos para todos
Local: Jardim Manuel Bivar
Org./Apoio: ARCA/ CMF

12:30 horas – Almoço no Jardim
Local: Santa Bárbara de Nexe
Org./ Apoio: Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe/ CMF

14:00 horas – Gincana de Bicicletas
Local/ Org.: Mata Lobos/ Grupo Desportivo de Mata Lobos

14:00 horas – Pinturas Murais
Local: Santa Bárbara de Nexe
Org./ Apoio: Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe/ CMF

14:30 horas – Torneio de Petanca
Local/ Org.: Mata Lobos/ Grupo Desportivo de Mata Lobos

15:00 horas – Convívio e jogos para os mais pequenos
Local: Ilha de Faro
Org.:/Apoio: APRAFA/ Junta de Freguesia de Montenegro e CMF

15:00 horas – Baile da ARPI
Local: ARPI
Apoio: Junta de Freguesia de S. Pedro| CMF

15:00 horas - Actuação do Grupo Folclórico da Associação Cultural Amigos do Montenegro e distribuição de cravos:
Local: Gambelas/ Monte Branco

15:00 horas – Prova do Campeonato de Atrelagem
Local: Picadeiro da Feira
Org.: Junta de Freguesia de Estoi/ CMF

16:00 horas - Actuação do Grupo Folclórico da Associação Cultural Amigos do Montenegro e distribuição de cravos:
Local: Praia de Faro

16:00 horas – Espectáculo com o Grupos “Filhos da Madrugada”
Local: Praça da Liberdade
Org.: Junta de Freguesia de Estoi/ CMF

17:00 horas - Actuação do Grupo Folclórico da Associação Cultural Amigos do Montenegro e distribuição de cravos:
Local: Montenegro


17:00 horas – Animação com o conjunto “Compacto 2”
Local: Grupo Desportivo do Montenegro
Org./ Apoio: Associação de Solidariedade Socio-Cultural de Montenegro/ CMF


17: 00 horas – Corridas de Sacos para Crianças, seguida de Lanche
Local/ Org.: Mata Lobos/ Grupo Desportivo de Mata Lobos

17:00 horas - Festa com baile e lanche
Local: Sociedade Recreativa e Agricultora do Patação

17:00 horas – Desfile da Festa da Pinha Infantil
Local: Ruas da Aldeia
Org.: Junta de Freguesia de Estoi/ CMF


17:00 horas – Cerimónia de atribuição do nome do Engº. Lopes Belchior
Org.: Junta de Freguesia de Estoi/ CMF

19:00 horas – Comemoração do X Aniversário do PATIA
Local: Grupo Desportivo do Montenegro
Org./ Apoio: Associação de Solidariedade Socio-Cultural de Montenegro/ CMF


20:00 horas – Variedades
Local: Grupo Desportivo do Montenegro
Org./ Apoio: Associação de Solidariedade Socio-Cultural de Montenegro/ CMF

21:30 horas – Felizmente Há Luar pelo Grupo de Teatro Lethes
Local: Teatro Lethes
Org./ Apoio: Grupo Teatro Lethes/CMF

22:30 horas – Kiko Bútron + Concerto Baile com Mosca Tosca
Sessão de contos para adultos, seguida de oficina de danças e concerto.
Local: Sociedade Recreativa Artística Farense
Org./Apoio: ARCA


Dia 26 de Abril

8:00 horas – Içar das Bandeiras
Local: Montenegro
Org./ Apoio: Grupo Desportivo do Montenegro/ CMF

9:30 horas - 2ª. Edição do Torneio Internacional de Futebol de Escolinhas “ALGARVEminiFOOT”
Local: Estádio Algarve
Org./Apoio: Geração de Génios/ CMF

10:00 horas – Exposição “C.D. Montenegro – 70 Anos”
Local: Montenegro
Org./ Apoio: Grupo Desportivo do Montenegro/ CMF

11:00 horas – Espectáculo “Os Filhos da Madrugada”
Local: Mercado Municipal

15:30 horas – Ginástica Infantil
Local: Montenegro
Org./ Apoio: Grupo Desportivo do Montenegro/ CMF

16:00 horas – Cristina Taquelim (sessão de contos para a família)
Local: Biblioteca Municipal de Faro
Org./ Apoio: ARCA/ BMF

16:00 horas - Sessão Cultural
Local: Gorjões
Org./ Apoio: Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe/ CMF

16:00 horas – Futebol: Solteiros x Casados
Local: Montenegro
Org./ Apoio: Grupo Desportivo do Montenegro/ CMF

21:00 horas – Baile Comemorativo
Local: Montenegro
Org./ Apoio: Grupo Desportivo do Montenegro/ CMF

21:30 horas – Conversa “Liberdade, Memória e Juventude” com a presença de Iva Delgado (Fund. Humberto Delgado)
Local: Biblioteca Municipal
Org.: ARCA/ CMF


Dia 27 de Abril

09:00 horas – Derby de Artrelagem
Local: Campo da Bola de Bordeira
Org./ Apoio: Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe/ CMF

13:30 horas – 4ª. Prova da Taça de Portugal de Juniores em Ciclismo
Local: Estoi
Org.: Associação de Ciclismo do Algarve

16:00 horas – Tertúlia: Os Maios na Tradição Algarvia
Local: Casa do Povo de Estoi


Dia 1 de Maio

9:30 horas – Futsal – Torneio Quadrangular Equipas Jovens
Local: Pavilhão do Sporting Clube Farense
Org./ Apoio: COOBITAL/ CMF, Juntas de Freguesia da Sé, S. Pedro e Montenegro

9:30 horas – Ténis de Mesa
Local – Sede Social COOBITAL
Org./ Apoio - COOBITAL/ CMF, Juntas de Freguesia da Sé, S. Pedro e Montenegro

9:30 horas – Torneio de Damas
Local: ACD COOBITAL
Org./ Apoio - COOBITAL/ CMF, Juntas de Freguesia da Sé, S. Pedro e Montenegro

Festa do Borrego Assado
Local: Bordeira – Campo da Bola
Org.: Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe

11:00 horas – Inauguração da Feira do Espaço Rural do Algarve e Exposição de Rua “Os Maios”
Local: Estoi
Org.: Junta de Freguesia de Estoi

13:00 horas – Almoço Popular seguido de variedades e arraial popular
Local: Estoi
Org.: Junta de Freguesia de Estoi


Edson Cordeiro - VOZ DE MULHER


24 de Abril de 2008 às 21:30
Preço:
€20,00 1.ª Plateia e €15,00 2.ª Plateia, sem descontos

A voz que já foi considerada a mais alta entre os contratenores da actualidade chega a Faro já no próximo dia 24 de Abril, para um espectáculo que promete casa cheia, onde o espectador poderá assistir à interpretação de dois fados de Amália Rodrigues.

Fonte: Barlavento Online

«Mulheres Nos Prémios Nobel»


O Núcleo de Faro do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), integrado nas Comemorações do 25 de Abril em Faro, promove no dia 24 de Abril a exposição «Mulheres Nos Prémios Nobel» no mercado municipal de Faro, às 10:00 horas. No dia seguinte, 25, decorre a Manhã Infantil no Jardim Manuel Bívar, a partir das 10:00 horas, onde as crianças podem moldar barro, construir moinhos em papel e fazer pintura livre.

Fonte:
Região Sul

Loja do Cidadão de Faro


Irá decorrer, no próximo dia 24 de Abril, Quinta-Feira, no Mercado Municipal de Faro, pelas 11h30, a cerimónia de assinatura do Protocolo entre a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e a Câmara Municipal de Faro, que marca o início dos procedimentos formais de instalação da Loja do Cidadão de Faro no Mercado Municipal.

Fonte:
Algarve Press

terça-feira, 22 de abril de 2008

“Instrumentos e Acções de Mitigação das Alterações Climáticas”


As Jornadas Técnicas “Instrumentos e Acções de Mitigação das Alterações Climáticas” estão marcadas para 23 e 24 de Abril, no Campus da Penha da Universidade do Algarve.

Trata-se de um evento a realizar no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg III A, com organização das autarquias de Loulé e Tavira, do Ayuntamento de Punta Umbria e da Junta de Andaluzia.

Em debate, estará um dos temas “que mais preocupa a população mundial” – as alterações climáticas são acontecimentos naturais que ocorrem desde sempre mas, durante o último século, têm sido mais pronunciadas, em virtude da intensificação das intervenções humanas sobre o meio natural.

Esta situação, sugere a autarquia louletana, em comunicado, “pode ameaçar destinos turísticos preferenciais e alterar a vida quotidiana das populações da região mediterrânica e do Sul da Europa”, pelo que se torna “pertinente e urgente” o debate sobre a problemática.

A iniciativa abre, dia 23, com a prelecção de Filipe Duarte Santos, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sobre “A Problemática das Alterações Climáticas: Enquadramento Geral e Actuação em Portugal”.

Seguem-se as intervenções de Maria do Rosário Partidário, docente do Instituto Superior Técnico e uma das promotoras da Estratégia de Sustentabilidade do Concelho de Loulé, sobre “Problemática Local e Regional das Alterações Climáticas” e “Exemplos de Acções implementadas noutros países: Casos de Estudo”.

Uma sessão de trabalho com a aplicação a um caso e um debate sobre prioridades de acção encerram o primeiro dia.

No dia 24, o evento arranca com uma abordagem à actuação da Junta de Andaluzia no combate às alterações climáticas. José Miguel Méndez, da Consejería de Medio Ambiente, fala sobre “O Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Energético Sustentável de Andaluzia”, e Francisco Bas, da Agencia Andaluza da Energia, apresenta o tema “Consejería de Innovación, Ciência y Empresa”.

A partir das 11h30, Eduardo Peña (Federación Española de Municipios y Provincias) traz a estas jornadas a questão da “Rede Espanhola de Cidades pelo Clima”.

A iniciativa encerra com uma visita de campo ao litoral do concelho de Loulé, a partir das 14:30 horas, que vai ter o acompanhamento de Óscar Ferreira, da Universidade do Algarve.

Fonte:
Região Sul

Biblioteca Municipal de Faro comemora 7 anos no Dia Mundial do Livro


A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa comemora o seu 7.º Aniversário no próximo dia 23 de Abril, Quarta-Feira, também Dia Mundial do Livro. Para este dia preparou um programa vocacionado para vários públicos alvo: a exposição “Primavera dos Espantalhos”, uma mostra dos trabalhos realizados pelos grupos de crianças, uma sessão de contos por Adelaide Fonseca, destinada a alunos do 1.º Ciclo, pelas 10:00, organizada pela autarquia e pela ARCA e pelas 21:30, será inaugurada a Exposição “Livros e Contos do Mundo” e decorrerá uma Sessão de Contos com os contadores Piratas de Alexandria, Inês Mestrinho, Helena Tapadinhas e Margarida Telmo, dirigida ao público em geral.

As comemorações da Biblioteca terminam no dia 26 de Abril, com uma Sessão de Contos com Cristina Taquelim, pelas 16:00, organizada em conjunto com a ARCA e destinada a todos os públicos interessados.

Fonte:Câmara Municipal de Faro

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Primeira unidade residencial para paralisia cerebral no Sul do país


Faro vai ter a primeira residência autónoma para pessoas portadoras de paralisia cerebral no Sul do país.

A obra, a cargo do Núcleo de Faro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, terá ainda a valência de lar e poderá receber no conjunto 24 utentes.

O futuro equipamento ficará localizado na Freguesia de Montenegro, em terreno cedido para o efeito pelo Município de Faro, que ofereceu igualmente o projecto de arquitectura e financiará a execução da obra.

No total, o Lar e Residência Autónoma representa um investimento de 582 mil euros, dos quais cerca de 203 mil euros serão assegurados pela Câmara Municipal de Faro, 300 mil euros pelo Instituto de Segurança Social, e o restante, cerca de 78 mil euros, pela APPC.

Fonte:
Barlavento online

Município de Faro cede terreno para lar de idosos

O Município de Faro aprovou em reunião do Executivo Municipal a cedência de um terreno à Associação dos Reformados e Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro para a construção de um lar de idosos.

O terreno tem uma área de 1728 m2 e fica localizado no Patacão, na freguesia de São Pedro estando avaliado em cerca de 174 mil euros.

O futuro Lar de Idosos deverá ser composto por um edifício com uma volumetria de três pisos com capacidade para 60 utentes.

domingo, 20 de abril de 2008

“O que foi o PREC?”



A Associação para o Aprofundamento da Cidadania (CIVIS) e a Associação 25 de Abril organizam uma tertúlia sobre os dois anos seguintes à Revolução de Abril de 74. O evento acontece no Clube Farense, Faro, dia 21 de Abril, às 21:30 horas.

Dois anos sem lei. De 25 de Abril de 74 a 2 de Abril de 76. É sobre este período que a tertúlia pretende reflectir. O Almirante Martins Guerreiro e o Coronel Rosado da Luz vão falar do papel das Movimento das Forças Armadas nesse período.

Mas outros assuntos serão também debatidos, como o papel das câmaras municipais na mesma altura, ou a importância da dinamização das cooperativas agrícolas na região do Algarve. O título do evento é: “O que foi o PREC”, com sub título: “Do 25 de Abril à Assembleia Constituinte”.

Fonte:
Região Sul

sábado, 19 de abril de 2008

Sábado desportivo


Os jogos a realizar dos clubes da cidade de Faro são os seguintes:

Futebol
1ª Divisão Distrital (26ª Jornada)

(1ª)Farense 3-0 Esp. Lagos(4ª) Estádio do Algarve (16h)
(16ª)Padernense 0-3 Faro e Benfica(11ª) Estádio João Campos (16h)
(12ª)Salgados 2-0 Machados(7ª)

2ª Divisão Distrital (24ª Jornada)

(7ª)11 Esperanças 1-2 Odeáxere(4ª)

Futsal
3ª Divisão Distrital série D (23ª Jornada)

(14ª) SL Évora 0-5 Acad. Algarve(2ª) (17h)

1ª Divisão Distrital (19ª Jornada)

(4ª)St. Estevão 5-2 S. Pedro(3ª)

2ª Divisão Distrital (17ª Jornada)

(7ª)SB Messines 0-3 Atalaia(1ª)



"II Downwind Cidade de Faro"


Vai-se realizar no dia 20 de Abril o "II Downwind Cidade de Faro", em Kitesurf que liga Quarteira (Praia do Cavalo Preto) à praia de Faro, tendo como objectivo promover e divulgar o Kitesurf no Algarve.

O programa do evento inclui transporte até Quarteira (Praia do Cavalo Preto) com partida da Ilha de Faro, meios de apoio durante o decorrer das actividades, licra, prémios de participação e seguro para a actividade.

O número de participações está à partida limitado a 50 participante, podendo o número ser estendido. A inscrição é de 20 euros. Está previsto um jantar convívio.

Mais informação em:
www.conquilha.com
www.cm-faro.pt

“Viver a Democracia, Recriar a Liberdade”


Dia 20 de Abril, vai-se realizar no Auditório Pedro Ruivo em Faro, um espectáculo comemorativo do 34ª aniversário do 25 de Abril com o nome de “Viver a Democracia, Recriar a Liberdade” às 16h30 com entrada gratuita.

O objectivo deste evento é recordar o dia em que Portugal se tornou num país livre e se livrou de uma ditadura de quase 50 anos.

O espectáculo vai contar com muita música, com as actuações de FRG, Outras Vozes, Estranha Forma de Fado, Afonso Dias e Tânia Silva, Bubblebath Band, Fora de Bóia e HajaSaúde.

Vai haver também contos e poesia, a cargo de Helena Tapadinhas e Augusto Miranda.

A apresentação do espectáculo é da responsabilidade de Carla Cássio.

Percurso da Fonte Santa - Estoi

No dia 20 de Abril vai-se realizar às 9h30 o Percurso da Fonte Santa – Estoi.

O percurso tem uma distância aproximada de 7 quilómetros e uma duração de 1h45 a 2h15 (estimativa), apresentando alguma dificuldade devido ao piso.

O objectivo destes percursos é incentivar o munícipe farense a “caminhar”, promovendo estilos de vida mais saudáveis e valorizar e preservar o património natural e cultural do Concelho. O projecto teve início em Novembro de 2007 e ambiciona implementar uma rede de percursos pedestres distribuída pelas seis freguesias do Concelho de Faro, tanto ao nível de percursos que privilegiam o contacto com a natureza e o meio rural, como em circuito urbano.
As caminhadas guiadas realizam-se sempre ao 3.º domingo de cada mês.

Mais informações em:
Câmara Municipal de Faro

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Workshop de fotografia



O Educaplus – Learning Center promove um workshop de fotografia nos próximos dias 19 e 20 e 26 e 27 de Abril, em Faro, com a duração de 16 horas.

A iniciativa destina-se a amantes da fotografia que queiram aprender os conceitos e as técnicas base da arte fotográfica, partilhando a experiência com um fotógrafo profissional.

O workshop será ministrado por José Goulão, fotografo profissional freelancer, e custa 70 euros.

Para informações e inscrições, os interessados devem consultar o site http://photoworkshops.wordpress.com/ ou contactar através do número 918 080 808.

Fonte:
Região Sul


“Entre Paredes”


19 de Abril de 2008 às 21H30

Preço:
1ª PLATEIA: €14,00
2ª PLATEIA: €12,00 [COM DESCONTOS - Maiores 65 anos: 25% e Menores 30 anos: €5,00]

Classificação etária: Todas as idades
Duração: 65 minutos

“Entre Paredes” é um espectáculo ambicioso que aborda a música de Carlos Paredes de uma forma muito peculiar na procura da identidade nacional, levando este grupo a fundir a capacidade tímbrica e sonora que caracteriza o quarteto de saxofones e o inigualável timbre da guitarra portuguesa com outras manifestações artísticas, como o teatro e a dança, que enriquecem a singularidade deste espectáculo.

AUTORIA Quarteto Artemsax
SAXOFONE SOPRANO João Pedro Silva
SAXOFONE ALTO João Pedro Cordeiro
SAXOFONE TENOR Rui Costa
SAXOFONE BARÍTONO Hugo Gaito

CONVIDADOS
GUITARRA PORTUGUESA
Paulo Soares
DRAMATIZAÇÃO Ana Brandão
COREOGRAFIA E DANÇA Rita Galo e Nuno Gomes
MÚSICA Carlos Paredes
ARRANJOS (EXCLUSIVOS DO QUARTETO ARTEMSAX) José Condinho e Pedro Marques
DESENHO DE LUZ Paulo Sabino SOM Luís Caldeira VÍDEO Luís Mares

PRODUÇÃO: TEATRO MUNICIPAL DE FARO

Teatro da Figuras

Unidade Móvel esclarece sobre diabetes, hipertensão e disfunção eréctil



Nos dias 19 e 20 de Abril, uma Unidade Móvel de Apoio e Aconselhamento vai estar entre as 09:00 e as 19:00 horas, junto à Marina, no Jardim Manuel Bívar.

A iniciativa de sensibilização, promovida pela Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA), tem em vista elucidar a população sobre a diabetes, a hipertensão, a disfunção eréctil e as suas causas e quebrar alguns dos tabus que estão associados a esta última.

Assim, os utentes vão poder medir a pressão arterial e os níveis de glicemia, através do atendimento personalizado, anónimo e confidencial, efectuado por psicólogos e no gabinete de enfermagem.

Fonte:
Região Sul

«Dançando…a brincar»


No dia 19 de Abril, o Grupo Folclórico de Faro, através do seu “Grupo Folclórico Infantil”, leva a efeito pela segunda vez, uma Tarde de Folclore Infantil. A iniciativa, «Dançando…a brincar», tem lugar no salão paroquial da Igreja de São Luís, em Faro, pelas 15:30 horas.

O objectivo é sensibilizar os mais jovens para as temáticas do folclore e da etnografia, dando-lhes a conhecer as formas de vestir, brincar e dançar das crianças de outros tempos.

Para este evento foram convidados outros ranchos infantis (de Olhão, de Aveiras de Cima, de Avis e de Vila Franca de Xira).

A organização conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro, Governo Civil, Região de Turismo, INATEL, Junta de Freguesia da Sé e Junta de Freguesia de S. Pedro, e da Paróquia de São Luís.

Fonte:
Região Sul

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Torneio Internacional de Basquetebol Masculino, em sub-16


O Torneio Internacional de Basquetebol Masculino, em sub-16, vai realizar-se entre 18 e 20 de Abril, no Pavilhão do Farense.

Trata-se de uma prova organizada pela Junta de Freguesia da Sé, com os apoios da Associação de Basquetebol do Algarve e do Farense.

A competição conta com a presença de quatro conjuntos: a selecção nacional, a selecção do Algarve, o “Las Américas” (Huelva), estes três no escalão sub-16, e a equipa de sub-18 do Farense.

Fonte:
Região Sul

RTA promove discussões sobre turismo


Macário Correia e Filipe Cunha são os convidados do debate «O novo paradigma dos núcleos de desenvolvimento turístico», que inaugura o ciclo Turismo, o Farol da Economia Regional, no dia 18 de Abril. Na mesa estarão ainda Nuno Aires e um representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Algarve).

“Este debate – o primeiro de quatro organizados pela Região de Turismo do Algarve (RTA) em torno do sector do turismo – pretende ser um espaço de reflexão sobre as «imposições do PROT Algarve, designadamente sobre os Núcleos de Desenvolvimento Turístico”, esclarece em comunicado o presidente da RTA, António Pina.

Tendo em conta o tema do debate, vão intervir enquanto oradores o presidente da Junta Metropolitana do Algarve, Macário Correia, e representantes da Ordem dos Arquitectos, Filipe Cunha, e da CCDR-Algarve. O vogal da Comissão Executiva da RTA, Nuno Aires, é o moderador desta conversa que se estenderá por três horas, entre as 14h30 e as 17h30, no auditório do edifício-sede da RTA, em Faro.

Fonte:
Observatório do Algarve

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


O Museu Municipal de Faro vai assinalar, nos dias 18 e 19, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com uma série de iniciativas em torno dos antigos conventos da cidade.

Programa das comemorações no concelho de Faro:

18 de Abril

Um dia no convento de clarissas de Faro
Destinatários: 1.º ciclo
Horário: 10h00
Marcação prévia até 18 de Abril no Serviço Educativo do Museu Municipal 289897400

Visitas orientadas aos antigos conventos de Faro
Destinatários: 2.º, 3.º ciclo e Secundário
Horário: 14h00
Marcação prévia até 18 de Abril no Serviço Educativo do Museu Municipal 289897400

Conferência com o arquitecto Gonçalo Byrne – “O Palácio de Estoi: obra de adaptação a Pousada Histórica”
Programa:
19h00 Beberete e concerto
20h00 Jantar
21h30 – Palestra do Arq. Gonçalo Byrne
Local: Casa do Povo de Estoi
Inscrições: Junta de Freguesia de Estoi ou Casa do Povo

19 de Abril

Visitas orientadas aos antigos conventos de Faro
Destinatários: público em geral
Horário: 10h00
Ponto de encontro: S. Francisco
Marcação prévia até 18 de Abril no Serviço Educativo do Museu Municipal 289897400

Fonte:
Camara Municipal de Faro

quarta-feira, 16 de abril de 2008

2ª Feira de outlet "Algarve Oportunidades"


A ExpoFaro, recebe a única feira de outlet do sotavento algarvio. O evento volta a abrir portas esta quinta-feira, 17, e permanece até domingo, 20.

Confecção, sapatos, artigos para a casa, electrodomésticos, decoração, peles e até barcos de recreio são alguns dos produtos que, a um preço mais reduzido, podem ser adquiridos na Algarve Oportunidades – 2ª Feira de Outlet e Artigos de Ocasião.

A feira reserva também um espaço para os apreciadores de um bom petisco. À semelhança do ano passado, o evento dispõe de um espaço dedicado aos “Comes e Bebes” com os famosos queijos, linguiças, pão caseiro e outros acepipes.

O evento, organizado pela Efeito Eventos e Alentexpo, tem o apoio da Câmara Municipal de Faro, Ambifaro, Associação da Baixa de Faro e CEAL.

O ingresso custa 2 euros mas o valor é dedutível em compras superiores a 10 euros.

O evento decorre com um novo horário: quinta e sexta-feira, das 15:00 às 23:00 horas, sábado das 11:00 às 23:00 horas, e domingo das 11:00 às 22:00 horas.

Fonte:
Região Sul

Jam Session na Associação de Músicos de Faro


Amanha dia 17 de Abril é dia de mais uma Jam Sessions na Associação Recreativa e Cultural dos Músicos em Faro que se situa junto à Estação dos Caminhos-de-Ferro.

A Associação de Músicos disponibiliza bateria, microfones, amplificadores, sistema de som e apoio técnico, mas os visitantes devem levar o instrumento que pretende tocar, palhetas, baquetas e pratos.

A entrada é livre e vai decorrer entre das 22h às 2h

XIV Concurso Internacional de Piano Maria Campina


Este concurso tem como objectivo dar a conhecer ao grande público o trabalho de jovens pianistas de várias nacionalidades, contando com uma adesão cada vez maior por parte dos jovens que nele participam, o que justifica o êxito crescente que tem alcançado.

O Concurso Internacional de Piano Maria Campina, recordando a grande pianista louletana Maria Campina, é, assim, um evento de prestígio que tem dado a conhecer grandes valores do piano, do panorama nacional e internacional.

Nesta edição, contamos com o pianista Adriano Jordão na presidência do júri, o pianista António Rosado, Marlies Van Gent pianista holandesa, e do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, as professoras Oxana Anikeeva e Irene Ainstein.
A Comissão de Honra do Concurso é presidida pela Primeira Dama portuguesa, Drª Maria Cavaco Silva. Desta comissão fazem parte o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Drº José Apolinário, a Governadora Civil de Faro, Drª Isilda Vargues Gomes, o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Drº António Ventura Pina, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Oriente, Drº Carlos Monjardino, Drº Macedo e Cunha do Grémio Literário de Lisboa e o Maestro Ivo Cruz.
Um dos pontos altos desta competição é a Gala de Encerramento, onde os laureados se apresentam num concerto público, com entrada gratuita a realizar no dia 19 de Abril, pelas 21h30, no Auditório Pedro Ruivo.

Local: Auditório Pedro Ruivo, Faro
14 a 19 de Abril de 2008
21h30
Entrada Livre

Fonte:
Algarve Press
AEDI 2008

«Nada do Outro Mundo»


Teatro Lethes

17-04-2008 a 19-04-2008
21h30
Entrada: 10€

O espectáculo colhe título numa frase recorrente nos dois textos que o constituem e que ocorre associada a uma lógica de predador - no primeiro caso personificada num agente da autoridade policial e no segundo caso num jornalista. No primeiro texto, "O Segurança", a narrativa dramática remete para uma abordagem à relação do poder policial, arrogante e preconceituoso, com o cidadão incauto. No segundo texto, "O Suicida", a abordagem remete para a relação manhosa e cínica que a imprensa cria e mantém com o cidadão, valorando o facto jornalístico deturpado, assente na espectacularidade e com indiferença pelo rigor.

Produção da ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve, com texto de Guy Foissy, tradução, dramaturgia e encenação de Paulo Matos, cenografia de Tó Quintas, interpretação de Luís Vicente e Paulo Matos, desenho de luz, operação de luz e som de Paulo Santos.

Fonte:
Sapo Cultura





terça-feira, 15 de abril de 2008

IV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil


O Núcleo de Pedagógico da Escola Superior de Tecnologia da Universidade de Algarve, com o apoio da Escola superior de Tecnologia e Área Departamental de Engenharia Civil, promove a realização do IV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil, que irá decorrer nos dias 16, 17 e 18 de Abril, em Faro, no Campus da Penha da UAlg.

Com a realização do IV ENEEC pretende-se promover o debate de ideias entre os futuros engenheiros e algumas das Personalidades e Entidades mais sonantes das diversas áreas da Engenharia Civil, destacando as temáticas da Engenharia Sísmica, Hidráulica Conservação e Reabilitação e de Edifícios.

O IV ENEEC é subdividido nas seguintes partes:
- Uma com as respectivas Sessões de Abertura e Encerramento;

- Uma outra destinada ao Desporto na Praia de Faro (Quinta-Feira à tarde);

- Três partes destinadas a Seminários: Quarta-Feira à tarde; Quinta-Feira de manhã e Sexta-Feira à tarde);

- Visitas Técnicas e Workshops (Sexta-Feira de manhã);

- Concurso Nacional de Pontes de Esparguete (Sexta-Feira de manhã);

- Convívio com muitas Surpresas e Animação (Quarta e Quinta-Feira à noite).

Fonte:
Algarve Press

Mais informações em:
http://npest.ualg.org/iveneec/

Dia Mundial da Voz


Para assinalar o Dia Mundial da Voz, o Hospital Central de Faro realiza, no dia 16, um conjunto de acções direccionadas para os utentes e profissionais de saúde com o intuito de dar a conhecer os principais cuidados a ter para uma boa saúde vocal.

Às 14:30 horas e integrada no Ciclo de Palestras Hoscult, o auditório do Hospital Central de Faro é palco de uma palestra subordinado ao tema “Voz e Saúde Vocal”, proferida pela terapeuta da fala Joana Reis.

Para destacar a importância da voz, segue-se a actuação do Grupo de Fados “Ecos de Coimbra”. Serão ainda distribuídos aos utentes folhetos informativos sobre a voz e os principais cuidados para a preservar.

Fonte:
Região Sul

Rastreios ao risco cardiovascular e osteoporose


Ao longo da segunda quinzena do mês de Abril, no âmbito da campanha nacional de rastreios gratuitos à população, as farmácias aderentes do distrito de Faro realizam rastreios gratuitos ao risco cardiovascular e osteoporose.

Em Faro é a Farmácia Higiene que promove o rastreio ao risco cardiovascular já no próximo dia 16.

O rastreio é iniciado com o preenchimento de um questionário que analisa alguns dos antecedentes familiares e hábitos relativos a perturbações cardiovasculares, seguindo-se a realização de um electrocardiograma. O questionário, bem como os resultados do electrocardiograma, com o relatório do médico, são entregues à pessoa rastreada, que é aconselhada a dirigir-se ao seu médico assistente para interpretação dos resultados e diagnóstico final.

Os rastreios à osteoporose são realizados pela Farmácia Leonardo, na Conceição de Faro, nos dias 17 e 18, e Farmácia Ossonoba, em Estoi, nos dias 21 e 22.

Fonte:
Região Sul

domingo, 13 de abril de 2008

Nova rota Faro-Zurique


A Swiss, companhia aérea nacional da Suíça lançou uma nova rota Faro-Zurique, rota esta que vai ter um voo semanal, através de um A319 até dia 18 de Outubro de 2008.

Como maneira de promover esta nova rota a Swiss lançou um preço promocional de 175€, reservas estas que têm que ser efectuadas até ao final no mês de Abril para viagens com partida até dia 31 de Maio e regresso até dia 15 de Junho.

Estes voos estão previstos partirem aos Sábados às 18:45 horas, com hora prevista de chegada ao destino às 22:30 horas, o voo de regresso parte da Suíça às 16:25, chegando a Faro às 18:10 horas.

sábado, 12 de abril de 2008

Sábado desportivo


Os jogos de futebol e de futsal dos clubes da cidade de Faro que vão ocorrer hoje são os seguintes:

Futebol

1ª Divisão Distrital
(13ª) Culaterense 2-3 Farense(1ª) 17h (Estádio de S. Luis)
(11ª)Faro e Benfica 3-6 Sambrasense(9ª) 18h (Campo Horta da Areia)
(4ª)Esp. Lagos 2-1 Salgados (12ª) 16h (Estádio Municipal de Lagos)

Futsal

3ª Divisão Série F
(3ª)Académica do Algarve 2-1 Sonâmbulos(7ª) 19h (Pavilhão Afonso III)

1ª Divisão Distrital
(1ª)S. Pedro 1-4 Putos da Rua(5ª)

2ª Divisão Distrital
(1ª)Atalaia - Tunes (6ª)

III Torneio de Futebol de 7 "Amigos da Justiça"


O torneio começa às 8h00 de Domingo e está previsto terminar às 19h00, e conta com a participação de 12 equipas, cada uma com 12 jogadores.

As equipas que vão disputar este torneio são: Polícia Judiciária de Faro, ASAE, Ordem dos Advogados, Guarda Prisional, GNR, PSP, Polícia Marítima, Segurança Social, Exército, Bombeiros, Finanças e por fim a equipa de Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Os jogos vão decorrer todos no Campo Municipal da Penha, em Faro.

7º Passeio Faro/Sagres

O "7º Passeio Faro/Sagres", vai ter partida às 6h30 do Largo de S. Francisco em Faro no dia 13 de Abril. As inscrições são efectuadas na loja "Roda", que se situa na Rua do Bocage em Faro, sendo estas limitadas a 80 participantes.

No final do passeio, irá se realizar um jantar convívio onde serão entregues medalhas, diplomas de participação, brindes e ainda sorteadas algumas inscrições para outro passeio e vales de compras.

Este passeio é uma parceria entre a delegação de Faro do INATEL, a Câmara Municipal de Faro e a casa comercial “Roda”.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Novos cursos da UAlg em 2008/2009


As licenciaturas em Marketing e Desporto são as novidades para o próximo ano lectivo na Universidade do Algarve (UAlg).

Além do curso de Desporto, o de Marketing também vai abrir no próximo ano lectivo, com 30 vagas. Não existindo actualmente no Algarve a formação no primeiro ciclo (licenciatura) na área de Marketing.

A Universidade do Algarve recebe uma média anual de dois mil alunos e tem uma cota de mercado de 50 cursos: 27 politécnicos e 23 universitários.

Alguns dos cursos mais emblemáticos e requisitados da instituição universitária são os ligados às Ciências do Mar, Terra e Ambiente, mas também a nível do Turismo e Gestão.

Os cursos de Gestão e formações em campos de golfe e de "spa", são um exemplo do sucesso da UAlg na área do Turismo, em que as próprias empresas e hotéis requisitam informações e cursos.

O nível de empregabilidade dos licenciados da Universidade do Algarve, por seu turno, é muito elevado na região e cerca de 40% dos licenciados ficam a trabalhar no local onde fizeram o estágio curricular.

Além da captação de cerca de dois mil alunos por ano de todos os cantos do país, mas sobretudo do Algarve e Baixo Alentejo, a UAlg tem, nos últimos anos, captado com êxito estudantes da Europa, nomeadamente ingleses e polacos, mas também de países mais longínquos, como Brasil, Cazaquistão, Iraque, Irão ou Turquia.

Fonte:
Lusa

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Faro debate orçamento participativo


O Algarve vai acolher a primeira acção de formação sobre o projecto “Orçamento Participativo Portugal”.

O Orçamento Participativo (OP) tem vindo a ganhar relevância, tornando-se num tema em que se torna urgente a participação dos cidadãos e o exercício da democracia, para que se possam definir prioridades de investimentos do orçamento público de uma autarquia.

Faro irá receber a primeira acção de formação sobre o OP, a decorrer nos dias 11 e 12 de Abril, na biblioteca municipal.

Os objectivos deste projecto passam por apoiar a adopção do OP, por parte das autarquias locais portuguesas, capacitar teórica e metodologicamente os diferentes intervenientes e criar instrumentos de apoio à implementação, desenvolvimento, monitorização e avaliação desses processos.

O projecto pretende ainda promover a partilha de experiências e as relações em rede, entre as autarquias promotoras do OP e criar um manancial informativo e documental sobre o tema, acessível a todos os interessados.


“Orçamento Participativo Portugal” integra ainda uma série de actividades que visam consolidar este projecto.

As acções de formação vão contar com um leque de formadores convidados, oriundos de diferentes países e com distintas experiências, e dos autarcas responsáveis pela implementação do OP nas suas autarquias.

O projecto destina-se a executivos autárquicos, membros das Assembleias Municipais e de Freguesia, associações e técnicos de autarquias, partidos políticos, docentes, investigadores e estudantes e ao público em geral.

Esta iniciativa é uma parceria das câmaras Municipais de São Brás de Alportel e Palmela, da Junta de Freguesia de Carnide, da Associação IN LOCO, do Centro de Estudos e Formação Autárquica, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e ainda é apoiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL.

A participação em qualquer das actividades é gratuita, sendo apenas necessário uma prévia inscrição no site da CEFA.

Fonte: Observatório do Algarve

"A Páscoa" de Strindberg


Pouco depois da celebração da Páscoa, chega ao palco a peça de August Strindberg com o mesmo nome.Levada à cena pel' A PESTE – Associação de Pesquisa Teatral, a "Páscoa" estreia dias 11, 12 e 13 de Abril.

O local escolhido pelo grupo para se apresentar pela primeira vez ao público é o CapA – Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro.

A "Páscoa" é uma peça em três actos. Conta a história de uma família (os Heist), atormentada pela prisão do pai, por fraude no colégio onde era Director, e pelas consequências sociais desse crime.

Ao longo da acção, o Sr. Lindqvist, o maior credor dos Heist, aproxima-se várias vezes da casa, aproximações essas que a família sente como ameaças: quererá este homem exigir o pagamento da dívida deixando-os na penúria?

A história passa-se nas vésperas do Domingo de Páscoa: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado de Aleluia.

Através desta peça de Strindberg, A PESTE procura investigar realidades humanas muito actuais e universais, nomeadamente as que estão implícitas às interrogações:

Quanto sofremos e fazemos sofrer por comodismo, por preconceito, por vergonha, por orgulho, por medo, por antecipação de males? Que parte do caminho para a felicidade está ao nosso alcance e o que fazemos para o percorrer? Que responsabilidade temos na infelicidade que vivemos? O que nos impede de sermos livres?

Ficha artística e técnica

Elenco

Elis...................................................................................... Márcio Guerra
Eleonora............................................................................... Sónia Esteves
Sra. Heist............................................................................. Fúlvia Almeida
Cristina..................................................................................... Ana Paleta
Benjamim............................................................................... Rui Andrade
Sr. Lindqvist........................................................................ António Branco

Encenação e Dramaturgia: António Branco
Assistência de Encenação e Dramaturgia: Rui Andrade
Versão cénica A Peste: Ana Paleta, António Branco, Fernando Cabral, Fúlvia Almeida, Inês Porfírio, Jorge Carvalho, Márcio Guerra, Rui Andrade, Sónia Esteves
Aconselhamento artístico: Carlos Carvalheiro, José Mário Branco e Manuela de Freitas
Assistência de Cena: Inês Porfírio e Jorge Carvalho

Tradução Luís Miguel Cintra, com a colaboração de Inga Gulander (levada à cena pelo Teatro da Cornucópia em 1985, com encenação de Luís Miguel Cintra)

Cenário, Adereços e Figurinos António Branco e Susana Duarte

Música François Jules Barcellini (genérico de O Meu Tio, de Jacques Tati), Jules Massenet (Werther), Giuseppe Verdi (Requiem) e Wolfgang A. Mozart (Ave Verum Corpus) – selecção de António Branco

Desenho de Luz António Branco e Fernando Cabral

Operação de Luz e Som Fernando Cabral

Cartaz (foto) Fernando Cabral

Imprensa e Relações Públicas Fúlvia Almeida

Produção A Peste – Associação de Pesquisa Teatral

Fonte:
Algarve Digital

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Assembleia Municipal de Faro


A Assembleia Municipal de Faro reúne-se hoje à noite em sessão extraordinária para deliberar sobre dois empréstimos que a Câmara quer realizar no valor total de 4,3 milhões de euros para várias obras no concelho.

A criação de acessos e infra-estruturas do Palácio de Estoi (550 mil euros), a construção de um Museu de Pedra na Bordeira (190 mil euros), a melhoria de estradas e caminhos do interior de Faro são algumas das obras que a autarquia pretende realizar após contrair um empréstimo no montante de três milhões de euros.

A construção de um porto de abrigo dedicado a embarcações na Ilha da Culatra (310 mil euros), a reconstrução de um cinema na freguesia de Estoi (76 mil euros), a construção do polidesportivo de santa Bárbara de Nexe (175 mil euros) são outros investimentos que a Câmara de Faro anuncia para contrair o empréstimo.

A apreciação e a deliberação para a contratação do empréstimo de médio e longo prazo de três milhões de euros junto do Banco Santander Totta é o ponto dois da sessão extraordinária.

O ponto três da Assembleia Municipal é a votação de um outro empréstimo ao Totta, no valor de 1,3 milhões de euros destinado a pagamento de dívidas a fornecedores de bens e serviços.

Este empréstimo insere-se no programa "Pagar a Tempo e Horas", uma linha estabelecida no orçamento de Estado para despesas correntes e que vem de uma Resolução de Conselho de Ministros.

Em Dezembro de 2007, a Câmara Municipal de Faro tinha uma dívida global de 51 milhões de euros e uma dívida de curto prazo de 16,5 milhões de euros, e só terá a possibilidade de pedir um empréstimo de 1,5 milhões de euros em 2008, de acordo com a nova Lei de Orçamento de Estado para o próximo ano.

Fonte: Observatório do Algarve


Les Ballets TROCKADERO de Monte Carlo


De 10 de Abril de 2008 às 21:30 a 12 de Abril de 2008 às 21:30- Teatro das Figuras

Preço:
1ª Plateia: 40,00€ ; 2ª Plateia: 36,00€ [50% desconto para menores de 12 anos]


Os Trockadero de Monte Carlo
voltam a Portugal com os seus tutus, collants e sapatilhas de pontas em tamanho grande para mais uma sessão de espectáculos com uma visão divertida do ballet clássico, mas com grande rigor artístico e técnico.

Esta paródia séria e seriamente engraçada dos Trocks, como são carinhosamente chamados, trazem-nos um novo e variado repertório, continuando a incorporar e a exagerar as foibles, os pliés e os acidentes, sem nunca deixarem de ser uma companhia de bailarinos masculinos profissionais que interpretam os seus papeis com grande qualidade técnica.

Como têm vindo a fazer nos últimos 34 anos por mais de 400 cidades em todo o mundo, estes homens vestidos de mulher, vestidos de cisnes voltam para continuar a “Trockar” e para deliciar as plateias!

O Programa inclui, entre muitas outras surpresas :

“Lago dos Cisnes “ – II Acto – P. Tchaikvsky com coreografia a partir de Ivanovich Ivanov
“A Morte do Cisne” – C. Aint-Saens
“D. Quixote” – Pas de Deux


DIRECTOR ARTÍSTICO: Tory Dobrin
DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO: Isabel Martinez - Rivera
DIRECTOR TÉCNICO: Scott Glazt
MESTRE DE BALLET: Paul Ghiselin
GUARDA-ROUPA: Christopher Vergara
PROFESSORA DA COMPANHIA: Laura Mas
BAILARINOS: Dustin Johnsey | Davide Marongiu | Rafaele Morra | Fernando Medina Gallego | Or Sagi | Roberto Lara Camilo Rodriguez | Scott Weber | Calvin Gentry | Joshua Grant | Nolan Kubota | Christopher Lam | Robert Carter Edgar Cortes | Carlos Miller
CO-PRODUCÇÃO: Décima Colina e Teatro Municipal de Faro, E.M.